Será que existe uma melhor câmera para tirar fotos em viagens?

Desde que o celular virou um verdadeiro computador de bolso a gente tem se preocupado cada vez menos com câmeras digitais, mas eu não acho de forma alguma que um celular substitua uma câmera tradicional, principalmente para tirar fotos em viagens.

Viagens são conquistas tão especiais que selfie de câmera frontal alguma faz jus ao momento (e olha que quem diz isso é um jornalista diplomado, mas com pouco ou quase nenhum conhecimento técnico em fotografia).

Todo o meu talento se resume em mirar e bater a foto: sei o mínimo sobre iluminação e ISO, mas mesmo assim na maior parte das vezes o meu conhecimento não supera a harmonia de uma imagem no modo automático da câmera.

Câmera para tirar fotos em viagens

Existem basicamente três tipos de câmeras úteis para usar em viagens: câmera de celular, câmera digital e câmera de ação.

Câmera de celular dispensa apresentação, você conhece melhor do que eu.

Já as câmeras digitais comuns, que a gente usava antigamente, deixou de ser interessante com o aumento absurdo da qualidade das câmeras de celular. Com isso a gente passou a usar o celular ou câmeras digitais com lentes intercambiáveis (que ficaram menores, mais leves e mais baratas).

Por último tem as câmeras de ação, que nada mais são do que os novos modelos de GoPro (mas existem outras câmeras de ação no mercado).

Dica de câmera para fotógrafos amadores

Lembro que na minha época de estudante a palavra “Sony” por si só já era motivo de chacota: ninguém respeitava alguém que não usasse Canon ou Nikon.

Só que a Sony entrou no mercado das câmeras digitais com lentes intercambiáveis, DSLR, com uma câmera leve e muito fácil de ser usada por pessoas como eu – com pouco ou nenhum conhecimento em fotografia.

As cores são muito bonitas, principalmente em ambientes escuros. O modo automático faz milagres e a lente mais simples, que vem o corpo da máquina, é um ótimo começo para quem quer apenas o necessário – e com ela você consegue fazer uma viagem com uma única lente tranquilamente.

Sony Alpha a6000

Essa é exatamente a que tenho, não saio sem ela nem para descer no lobby do hotel. Ela custa, em média, 600 dólares já com a lente 16-50 mm que é pau para toda abra.

O que você precisa saber sobre a Sony Alpha a6000: ela consegue registrar até 11 imagens por segundo no modo contínuo, grava vídeos em Full HD, tem flash embutido, um visor de LCD e funciona com bateria recarregável.

Eu que fotografo muito durante um dia de viagem raramente fico sem bateria no fim do dia, mas por via das dúvidas levo uma sobressalente no bolso.

Já falei sobre as cores que são lindas, então falta falar sobre a rapidez do foco da Alpha a6000: se um pássaro passa por você dá tempo de pegar a câmera, mirar e bater. Aliás, descobri agora, lendo a descrição no site, que esse é o foco mais rápido do mercado.

Sony a7 Full-Frame

Já essa Sony a7 Full-Frame é a evolução da Alpha a6000 dentro das possibilidades “pagáveis” por pessoas como eu e você – até porque a partir desse modelo já começam as câmeras que de três, quatro, cinco, dez mil dólares.

Como o próprio nome diz, a Sony a7 é Full-Frame, ou seja, ela tem um enquadramento muito mais amplo – e isso faz uma enorme diferença quando você vê duas pessoas lado a lado fotografando o mesmo ambiente: quem tem uma Full-Frame capta tudo e quem não tem fica dando vários passinhos para trás até conseguir enquadrar o que precisa.

Sony a7 é um pouco mais cara do que a Alpha a6000, custa em média 900 dólares. Sei que ela não é tão rápida quanto a Alpha a6000 (são “apenas” cinco fotos por segundo no modo contínuo), mas não sei se isso é um problema. Ela também não tem flash embutido, mas a qualidade da foto noturna é tão boa que não lembro qual foi a última vez em que usei o meu.

Aliás, depois dê uma olhadinha no meu post sobre o hotel Dolphin de Orlando. Todas essas fotos noturnas que aparecem no post foram feitas com a minha Alpha a6000. E pode acreditar: sem flash!

Enfim, sou fã das DSLR da Sony, provavelmente porque sou o público-alvo delas: estou longe de ser profissional, mas fico deslumbrado com algumas fotos que consigo com elas. E adoro a facilidade de enviá-las da máquina para o celular via wi-fi.

GoPro Hero10 Black

Sabe qual é o grande lance de uma GoPro? Você não precisa de uma, mas se tem é ótimo usá-la.

Como a GoPro Hero10 Black é uma câmera de ação, quem pratica esportes radicais deita e rola com ela, mas é errado acreditar que só usa GoPro quem tem uma vida digna de Olimpíadas.

Uma GoPro é prática: cabe na palma da mão, grava vídeos com qualidade de cinema, as fotos são lindas e angulares – e qualquer lugar que tenha uma bela paisagem fica ainda mais bonito quando fotografado com uma lente angular.

Depois dá uma olhada no meu post sobre o Aulani, a Disney do Hawaii. Todas as primeiras fotos do post foram feitas com uma GoPro. Viu como a usabilidade dela vai muito além dos esportes radicais?

GoPro também é ótima para selfies (pessoais ou em grupo) quando você pretende mostrar o ambiente ao redor de você. Quem viaja sozinho não precisa sequer de pau de selfie: basta estender o braço que você consegue enquadrar a montanha atrás de você sem nenhum esforço.

Gosto da GoPro porque ela conecta com o celular e a transferência de fotos é bem prática, além de ter um visor na parte de trás.

Se quiser explorar mais o mundo da GoPro, não deixe de ler esse post: Acessórios para GoPro: tudo que você precisa

E uma última dica que dou, para quem for comprar câmera ou qualquer outro item no Amazon americano, é assinar o Prime, assim você tem 30 dias de frete gratuito e acesso aos descontos para assinantes.

Depois é só cancelar o Prime antes do 30o dia que nenhuma cobrança é feita!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

2 COMMENTS

  1. tá maluco? só a estabilização de video e o 4k vale total o investimento a mais na gopro 6, se não tem dinheiro pra bancar uma gopro é melhor ir pra outra marca, entendo pra quem estar na 5 e investir tudo de novo nao mesmo, mas pra quem esta comprando pela primeira vez nao tem pq nao.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*