Lembro que passei um mês viajando pela Austrália antes de chegar em Gold Coast e descansar por quatro dias.

Hoje sei que minhas impressões sobre a cidade foram as mesmas de um australiano que está ali para nadar, comer e tomar sol. Sem culpa, sem pressa e sem nenhuma outra pretensão que não fosse curtir as minhas férias!

Agora sei que é possível fazer o que fiz ali ou desbravar a cidade e ainda conhecer praias lindas bem próximas dali, mas para isso é essencial estar de carro.

Bem, vou contar quais foram as minhas primeiras impressões de Gold Coast e você me diz se isso é ou não é o que você espera do paraíso dos surfistas.

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

+ Qual o melhor chip de viagem para Austrália? (com cupom de desconto!)

Primeiras impressões de Gold Coast
Entrada da praia de Surfers Paradise com a sombra do letreiro mais famoso da Austrália

O que é Gold Coast

Eu não sabia se Gold Coast era uma cidade ou o nome de um trecho da costa que contornava parte do estado de Queensland.

Bem, agora sei: Gold Coast é uma cidade, aliás, uma cidade muito próxima de Brisbane, de carro são duas horas ou menos de distância.

É por isso que você pode decidir chegar de avião pelo aeroporto de Brisbane ou de Gold Coast, mas para quem está sem carro é mais cômodo e barato se locomover indo e vindo do aeroporto local, Gold Coast Airport (OOL).

Resumindo, Queensland é o estado, Brisbane é a capital desse estado, Gold Coast é a cidade de veraneio onde os endinheirados passam os feriados e, Surfers Paradise, e uma de suas diversas praias.

O que é Gold Coast
Praia protegida por arranha-céus…
O que é Gold Coast
… é como estar em Miami

O que fazer em Gold Coast

Gold Coast é uma cidade como outra qualquer, mas não parece.

Sua praia mais famosa, Surfers Paradise, lembra mais uma atração turística, com todo o charme de uma cidade construída (como Las Vegas) e a grandeza de uma metrópole à beira-mar (como Miami).

É tudo muito artificial, a começar pelo nome: é onde estão os maiores arranha-céus, cinco dos maiores parques temáticos do país, uma infinidade de experiências pagas (como pular, saltar, atirar, voar, escalar…) e muita balada, o que popularizou Gold Coast como destino preferido do spring break australiano.

Confesso que minha primeira passagem por lá foi bem superficial, mas acredito que fiz o que os australianos geralmente fazem quando tiram o fim de semana para dirigir até o litoral: fui à praia, durante quatro dias, com muito sol, poucas nuvens e uma demão de Reef 15 (o bronzeador mais famoso da Austrália) nas costas.

Só. Nada mais.

O que fazer em Gold Coast
Broadbeach em fim de tarde vira uma academia a céu aberto

Um ano depois voltei para Gold Coast e fiz muito mais do que ficar em Surfers Paradise por quatro dias: troquei Surfers Paradise por Broadbeach (inclusive, gostei muito mais), conheci as praias de Coolangatta, fui nos shoppings mais próximos, conheci Southport…

E ainda passei um fim de semana em Byron Bay!

Só consegui fazer esse upgrade porque resolvi alugar um carro, o que te permite desbravar muito mais:

+ Broadbeach, a melhor praia de Gold Coast

+ Coolangatta e outras praias de Gold Coast

Como é o transporte público de Gold Coast

Com a estreia do bonde elétrico muita coisa mudou, a cidade é outra: agora ele liga de forma incrivelmente prática Surfers Paradise, Broadbeach, Main Beach e Southport, que é o centro de Gold Coast.

Acabei conhecendo Southport, mas não gostei muito do que vi: dei algumas voltas de carro, mas ainda não há nada que justifique a ida atá lá.

Aliás, fui ao cinema um dia e fiquei assustado com o tipo de gente ali na sala, aparentemente eu era o único sóbrio.

Tive medo de pedir que fizessem silêncio e assim que o filme acabou dei no pé torcendo para que ninguém puxasse papo comigo no caminho até o carro.

O engraçado é que o governo anda investindo rios de dinheiro para que Southport se torne uma atração turística tão grande quanto Surfers Paradise, mas não sei quando isso vai virar realidade.

Bem, também dá para cruzar Gold Coast de outras formas: caminhando, de carro ou ônibus.

Quando fui sem carro e o bonde ainda não tinha sido inaugurado acabei caminhando a maior parte do tempo, até porque quase tudo que fiz se resumia a atravessar a rua e chegar na praia, mas também caminhei distâncias maiores quando decidi conhecer a Tedder Street de Main Beach.

Tedder Street era uma rua gastronômica linda em Main Beach, mas os empreendimentos foram todos falindo e já não existe nada ali.

Hoje, com a chegada do bonde, você sequer precisa do ônibus e só precisa do carro para fazer viagens próximas ou desbravar as praias de Coolangatta.

Como se locomover em Gold Coast

Como é o transporte público de Gold Coast
O bonde saindo do ponto na Cavill Street, em frente a Surfers Paradise

Se você tem medo de dirigir em um país com a mão inglesa, bem, não tenha: o trânsito é tranquilo e não tem nada que possa dificultar a sua vida, principalmente se você está viajando com pelo menos um amigo como co-piloto.

+ É difícil dirigir na Austrália?

Quais as praias mais famosas de Gold Coast

Existem várias praias famosas em Gold Coast, mas as maiores e com melhor infraestrutura, inclusive para quem curte praia com uma certa mordomia, são Surfers Paradise e Broadbeach.

Para quem está de carro e pretende fugir do óbvio, as praias de Coolangata são lindas, mas são inúmeras e envolvem praias próximas, como Currumbin, Bilinga e Tweed Heads.

Na primeira viagem fiquei hospedado em Surfers Paradise (é uma delícia, recomendo), mas na segunda fiquei em Broadbeach (é ainda melhor, recomendo ainda mais).

Broadbeach é uma versão mais local e menos turística de Surfers Paradise. É também uma versão mais adulta e menos bagunçada. Você consegue apartamentos muito melhores por preços iguais ou mais baixos do que em Surfers Paradise.

Broadbeach, a melhor praia de Gold Coast

Coolangatta e outras praias de Gold Coast

Quais são as praias mais famosas de Gold Coast
Lojas e restaurantes de Broadbeach

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

+ Qual o melhor chip de viagem para Austrália? (com cupom de desconto!)

Comer e beber em Gold Coast

Quem passa a maior parte do tempo em Surfers Paradise consegue comer fast food americano, comida asiática, mexicana e italiana a qualquer hora do dia e da noite sem fazer nenhum esforço.

Se você quiser sair daquele miolinho em frente ao mar, ou dos arredores da Cavill Street, pode dar um pulinho em Chevron Island que lá também tem alguns restaurantes menos disputados.

Quem fica em Broadbeach encontra opções menos genéricas e tem a oportunidade de comer em restaurantes locais que fazem sucesso entre australianos que vão ali passear nos fins de semana.

Com certeza você irá gastar mais, mas a experiência é outra e a oportunidade é única.

Comer e beber em Gold Coast
Cortando o cabelo em Surfers Paradise

Não vi nem vestígio dessa cena noturna da qual tanto ouço falar, mas também não corri atrás de nenhuma informação.

Nem na Cavill Street, que é a “rua das pedras” de Gold Coast que desemboca no letreiro de Surfers Paradise.

Encontrei alguns bares com música ao vivo, mas não acredito que porres homéricos aconteçam ali.

Não sou o sujeito mais indicado para falar sobre vida noturna em Gold Coast.

Turismo em Gold Coast

Já disse que nunca estive em um lugar tão caro quanto a Austrália, mas a minha primeira vez em Gold Coast foi extremamente barata.

Depois de encontrar o meu hotel-achado com diárias de 120 dólares, os meus programas foram todos gratuitos, incluíam basicamente praia e mar.

Quem diferente de mim opta pelas atrações pagas pode gastar tudo que tem: nem em Las Vegas eu vi uma oferta tão grande de atrações pagas.

Se você tem tempo e dinheiro dá para passar uma semana ali sem nem pisar na praia.

Tirando tudo que você pode fazer ali ou bem próximo dali, como um tour de jetski ou um passeio de balão, na cidade você encontra pelo menos cinco ótimos parques temáticos, como o Movie World da Warner e o Sea World.

Turismo em Gold Coast
Almoço no Vapiano por 10 dólares

Concluo que…

Conheci o paraíso!

Tive a nítida impressão de que minha passagem por Gold Coast foi um feriado durante as férias mais incríveis que tive, o único lugar onde consegui não fazer nada e ainda assim não desperdiçar quatro dias de viagem.

Surfers Paradise é linda, mas é um pouco pasteurizada pelo turismo. Broadbeach é muito mais chique e vazia, mas um pouco mais cara também.

Olha, no futuro os australianos com certeza irão estudar a tomada asiática de Surfers Paradise nas aulas de História: em alguns momentos chega a ser engraçado, você olha para o lado e não vê absolutamente ninguém que não tenha aquele estereótipo perfeito de japonês tirando férias (por favor, não me cancelem).

Enfim, existem formas de não ser turista em Gold Coast, mas a pergunta é: será que é isso que você quer?

Para todo tipo de bolso, e para todo tipo de propósito, existe uma Gold Coast deliciosa e ensolarada a maior parte do ano.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Gold Coast? Fiz uma lista com as melhores opções nas duas praias mais famosas: Surfers Paradise e Broadbeach. Já fiquei duas vezes no Meriton e recomendo, o custo-benefício é ótimo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

3 COMMENTS

  1. Opa!
    Cara vc se lembra do nome das ruas onde fica a parte mais agradável de Broadbeach em termos de gastronomia (cafés, restaurantes, bares) e lojas? Para passear? Procurei via Google Maps tentando achar algo como na foto postada mas não consegui.
    Agradeço quaisquer dicas que possa me enviar além do que já foi escrito no post. Fico de 23-26/10 em Surfers.

  2. Como bodyboarder que sou, tenho o sonho de conhecer a Gold Coast. Tenho certeza que o “cenário surf” que você presenciou lá foi intenso, já que a região é referência no esporte, mesmo sabendo que o seu foco não foi esse.

    • Oi Kiko, realmente não foi, mas o que vi foi realmente legal. O trecho de mar entre Surfers Paradise e Main Beach é cheio de surfistas locais, não vi ninguém que parecesse “perdido” por ali, vale a pena conhecer!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*