Decidi passar um pente fino nos bairros de Manhattan, uma forma de fazer você entender melhor a geografia de Nova York e conseguir montar os seus próprios roteiros viagem.

Só não se esqueça do conselho de quem mora na cidade: Nova York vai muito além de onde os turistas estão!

A quantidade de brasileiro que perde a chance de se aventurar por qualquer coisa que não seja Times Square é absurda!

Por isso vale começar dizendo que Nova York é dividida em distritos, os distritos são divididos em regiões e algumas dessas regiões são divididas em bairros.

Dito isso, o primeiro ensinamento que é o pontapé inicial para todo resto é: Manhattan não é bairro, Manhattan é um dos cinco distritos que compõe Nova York, praticamente uma cidade por si só.

Os boroughs de Nova York
Manhattan é só a parte azul clara do mapa, mas todo o resto é Nova York também

Os outros distritos de Nova York são:

  • Brooklyn
  • Bronx
  • Queens
  • Staten Island

Um turista passeando por Nova York pela primeira vez em uma viagem de sete dias dificilmente terá tempo de conhecer todos eles, é mais comum ficar restrito a Manhattan.

Como dividir Manhattan em regiões

Manhattan não é o maior distrito de Nova York, mas é o mais famoso e o mais denso.

É comum dividir Manhattan em pelo menos seis regiões, e essa regiões em bairros:

  • Uptown Manhattan: tudo em cima do Central Park, a partir da 110th Street
  • Upper West Side: o lado oeste do Central Park, entre 59th Street e 110th Street
  • Upper East Side: o lado leste do Central Park, entre 59th Street e 110th Street
  • Midtown Manhattan: entre a 59th Street e a 34th Street
  • Downtown Manhattan: entre a 34th Street e a Chambers Street
  • Lower Manhattan: tudo abaixo da Chambers Street

Uma observação importante é que apesar de muita gente chamar o lado leste de Lower Manhattan de Lower East Side, o lado oposto é mais conhecido como Financial District e não Lower West Side.

Claro que para dar aquele empurrãozinho no trabalho dos corretores, e encarecer o preço do metro quadrado sempre que possível, cada pedacinho de Manhattan pode ser subdividido em uma nova região com um nome que nem todo mundo conhece.

Enfim, não se preocupe com isso: passeando pela cidade você irá notar que muitas vezes é difícil dizer onde começa um bairro e termina outro, por isso, não se preocupe em delimitá-los, preocupe-se em desbravá-los!

Os bairros de Manhattan
Os bairros de Manhattan

O básico sobre planejamento urbano de Manhattan

Desculpa, mas é impossível dividir Manhattan geograficamente sem parecer um professor de Ensino Médio.

Vou tentar ser o menos chato possível!

Bem, a maior parte de Manhattan teve um projeto urbano muito matemático: dois terços do distrito foram planejados como um campo de batalha naval, com avenidas numeradas cortando Manhattan no sentido Norte-Sul e ruas perpendiculares também numeradas cortando o mapa no sentido Leste-Oeste.

Por isso a maior parte dos pontos de encontro são ditos como um combinado de números, tipo “te encontro na sétima com décima quinta!”.

Entendeu?

Olha um pedaço do mapa, talvez assim fique mais claro:

Upper West Side

O problema é que falei que as avenidas, que cortam Manhattan no sentido Norte-Sul, são numeradas, mas mostrei logo um pedaço da cidade onde elas não são numeradas.

Isso acontece porque quando a 8th Avenue, 9th Avenue e 10th Avenue passam por Upper West Side elas mudam de nome e passam a se chamar Central Park West, Columbus Avenue e Amsterdam Avenue.

Mas isso é só um detalhe!

Bem, outra coisa importante que vale dizer: não existe 4th Avenue!

Entre a 3th Avenue e 5th Avenue existem outras três avenidas chamadas Lexington Avenue, Park Avenue e Madison Avenue, nessa ordem.

Último detalhe importante: a Broadway é uma avenida transversal que corta Manhattan de fora a fora.

Ela é completamente vertical quando passa pela parte alta de Upper West Side, mas logo depois do Museu de História Natural a Broadway começa a ser diagonal.

Como entender os endereços de Manhattan

Não é muito importante dividir dividir Manhattan em Norte e Sul, mas é importantíssimo dividi-la em Leste e Oeste tomando a 5th Avenue como ponto de partida.

Essa divisão é muito útil para localizar um endereço mesmo sem a ajuda de um mapa, já que a numeração das casas começa do zero para esquerda e do zero para a direita a partir da 5th Avenue.

Vamos tomar como exemplo o endereço de onde eu morava, 205 W 15th Street.

Quando digo 205 W 15th Street você já sabe que moro na terceiro quarteirão à esquerda da 5th Avenue, ou seja, na esquina da 15th Street com a 7th Avenue.

Isso porque os números West de 0 a 100 ficam no primeiro quarteirão à esquerda da 5th Avenue e os números de 101 e 200 ficam logo depois, no quarteirão seguinte.

Todos os números entre 201 e 300 estarão no próximo quarteirão, entre a 7th Avenue e a 8th Avenue, sendo que o 205 fica logo no início.

Veja como os endereços 205 W 15th Street e 205 E 15th Street ficam distantes um do outro

Enfim, lembre-se que na maior parte de Manhattan as ruas são chamadas de números, sendo que o número 1 está lá embaixo e o número 191 lá em cima.

Já as avenidas vão da direita para a esquerda do número 1 ao número 11, mas não se esqueça que a 4th Avenue é substituída por uma trinca de avenidas com nomes diferentes.

Manhattan é segura?

Manhattan é extremamente segura.

Se você pretende conhecer alguma região do distrito em função de um ponto ou atração turística, por mais desconhecido que seja, provavelmente será uma região segura, tanto para caminhar quanto para usar transporte público.

Claro que como toda cidade grande você deve continuar atento aos perigos de sempre, mas de maneira geral nem os famosos batedores de carteira, tão comuns na Europa, a gente encontra por lá.

Qual a região turística de Manhattan?

De maneira geral, tudo entre o extremo sul da ilha e a maior parte do Harlem, no norte, é turístico.

Fico tentando imaginar uma área que deveria ser evitada, mas não consigo pensar em nada concreto que vale a menção, exceto o conselho mais antigo de todos: evite atravessar parques cobertos por árvores e cercado por arbustos depois que anoitece, onde quer que você esteja, principalmente mulheres.

Lembro que não gostava de caminhar do centro de convenções Javits a Herald Square, mas agora com a inauguração do Hudson Yards até isso mudou.

O Harlem também é muito seguro desde que você não queira se entranhar demais no lado east, mas até onde sei, não tem nada que te faça ir lá.

Existem crimes em Nova York, mas a maior parte deles não acontecem em Manhattan, especialmente não próximo das regiões hoteleiras.

Os bairros de Manhattan

Como eu disse lá em cima, Manhattan é dividida em regiões e algumas dessas regiões são divididas em áreas ou bairros.

Eu vou dividir Manhattan em regiões e algumas delas em bairros, depois quero falar um pouquinho sobre cada um deles:

  • Uptown Manhattan
  • Upper West Side
  • Upper East Side
  • Midtown Manhattan (5th Avenue, Hell’s Kitchen, Herald Square, Hudson Yards e Times Square)
  • Downtown Manhattan (Chelsea, East Village, Flatiron District, Greenwich Village, Meatpacking District, Soho e West Village)
  • Lower Manhattan (Financial District, Battery Park e Lower East Side)

Uptown Manhattan

Uptown é onde fica o Harlem, mas o que as pessoas chamam de Harlem é na verdade um aglomerado de bairros lado a lado, famosos pela cultura negra, principalmente o gospel e o soul.

De maneira geral, o lado esquerdo do mapa é mais agradável do que o direito.

Guias turísticos aconselham a restringir-se à região entre as ruas 110th e 125th Street, nos arredores de Morningside Heights.

O que posso dizer, depois de anos escrevendo sobre lá, é que Uptown é a parte de Manhattan que desperta menos interesse em turistas brasileiros.

+ Columbia University em Nova York: como conhecer

+ 10 melhores cinemas de Nova York

Columbia university em Uptown Manhattan
Columbia University em Uptown Manhattan

Passear pela região da Columbia University, em Morningside Heights, é um ótimo passeio!

Já a região do Harlem que conheço e gosto de bater perna é nos arredores da estação da 125th Street, falo sobre ela no post sobre os cinemas de Nova York.

Não curto me hospedar em Uptown porque a região fica bem distante da maior parte das atrações de Nova York – e uma corrida de metrô para o extremo sul da ilha levaria pelo menos 40 minutos.

Upper West Side

Todo mundo concorda que Upper West Side começa a partir da 59th Street, na parte sul do Central Park.

O que pode rolar é uma divergência a respeito de onde Upper West Side termina: eu digo que termina na 110th Street, outros dizem que vai além do Central Park e chega até a 125th Street (exatamente a parte mais turística do Harlem).

Enfim, o importante é saber que Upper West Side é a região entre o Hudson River e o Central Park.

Upper West Side é uma das regiões de Manhattan que gosto mais, e é onde me hospedo na maior parte das vezes.

Gosto de Upper West Side ter uma pegada residencial forte, por isso essa região tem uma das arquiteturas mais charmosas da cidade, além de ser bem mais tranquila e menos movimentada.

Upper West Side tem ótimas opções de onde ficar com preços muito melhores do que os de Midtown, além de ser um verdadeiro paraíso para quem curte gastronomia, independente do quanto você está disposto a gastar com comida.

Eu sempre escolho as opções entre a 70th Street e a 80th Street, e ultimamente tenho ficado muito no Hotel Belleclaire por causa da dobradinha localização e preço, além de gostar muito dos restaurantes da Columbus Avenue que ficam logo ali atrás.

Atrações mais famosas de Upper West Side:

  • American Museum of Natural History
  • Beacon Theatre
  • Central Park
  • Columbus Circle
  • Lincoln Center

Não deixe de ler a parte de Upper West Side no meu guia de compras em Nova York, ele funciona como guia de viagem também!

Todos os posts que aparecem aqui têm dicas de onde comer em Upper West Side.

Bairros de Manhattan: Upper West Side
Saindo da estação na 72nd Street em Upper West Side…
Hotel Belleclaire
… a caminho do Hotel Belleclaire

Upper East Side

Upper East Side tem as mesmas delimitações Norte-Sul de Upper West Side, a única diferença é que ele está do outro lado do mapa, entre o Central Park e o East River.

É em Upper East Side que fica a parte mais luxuosa das avenidas Madison Avenue, Park Avenue e Lexington Avenue, além de doze grandes museus ao longo da 5th Avenue, inclusive o Metropolitan, o mais famoso deles.

Outros dois lugares que vale conhecer são a loja de departamento Bloomingdale’s e a entrada para o bondinho que leva a Roosevelt Island:

+ Vale a pena conhecer Roosevelt Island?

+ Museus de Nova York: os mais famosos e mais visitados

Particularmente não gosto muito de me hospedar em Upper East Side porque os hotéis ali tendem a ser mais caros e são servidos pelas linhas 4 e 6 do metrô, que sem baldeação não são das mais úteis.

Se mesmo assim você procura uma dica de onde se hospedar em Upper East Side, sugiro o Renaissance 57, pertinho da Bloomingdale’s.

Atrações mais famosas de Upper East Side:

  • Bloomingdale’s
  • Central Park
  • The Metropolitan Museum of Art
  • Roosevelt Island
  • Solomon R. Guggenheim Museum

Uma forma de inserir Upper East Side no seu roteiro é chegando no Metropolitan pelo Central Park ou caminhando da 5th Avenue em direção a Bloomingdale’s.

Lembrando que depois da Bloomingdale’s ainda tem o famoso (e geralmente lotado) restaurante Serendipity 3 e o bondinho de Roosevelt Island.

Midtown Manhattan

Localizado entre a 59th Street e a 34th Street, Midtown Manhattan é uma região central e por isso é tão popular entre turistas, principalmente os arredores de Times Square.

Midtown Midtown precisa ser divida em bairros porque ela é densa e cada pedacinho é um destino por si só – são mundos completamente diferentes ainda que vizinhos.

Como nem sempre podemos chamá-los de “bairros”, essas são as principais regiões de Midtown Manhattan:

  • 5th Avenue (e Rockefeller Plaza)
  • Hell’s Kitchen
  • Herald Square
  • Hudson Yards
  • Times Square (ou Theater District)

5th Avenue é a rua de compras mais famosa dos Estados Unidos. Como eu disse no meu guia de compras, ela é bem democrática, além de ser um ótimo passeio independente da sua pretensão de gastos.

Faz parte do passeio pela 5th Avenue a Rockefeller Plaza, uma praça com lojas, restaurantes e atrações famosas, como o observatório Top of The Rock.

Times Square, que se confunde com Theater District e os teatros da Broadway, é a região mais turística e popular de Manhattan, nova-iorquino geralmente diz que aquilo nem Nova York é.

Ficar nos arredores de Times Square, onde a Broadway cruza com a 7th Avenue, é se hospedar no ponto mais central possível para partir em qualquer direção.

+ Hotéis baratos em Times Square: onde ficar e quais escolher

+ New York Marriott Marquis: dica de hotel em Times Square

Hell’s Kitchen são os “fundos” de Times Square. Existem teatros com peças Broadway e Off Broadway, mas o ponto alto são os restaurantes étnicos.

+ Hell’s Kitchen em Nova York: o que fazer e onde comer

Hudson Yards é um bairro que nasceu do zero: no quesito “morar e trabalhar em um mesmo lugar” é o lugar dos sonhos, mas do ponto de vista turístico também é um programão!

É lá onde fica o monumento The Vessel, além de um shopping com o mercado espanhol Little Spain.

Herald Square é só um praça em frente a icônica loja da Macy’s em Nova York, mas ela fica no meio da região de compras da 34th Street, os quarteirões entre a 5th e a 9th Avenue.

Atrações mais famosas de Midtown Manhattan:

  • 46th Street Restaurant Row (Hell’s Kitchen)
  • Bryant Park (Times Square)
  • Empire State Building (Herald Square)
  • Macy’s (Herald Square)
  • Madison Square Garden (Herald Square)
  • New 42nd Street (Times Square)
  • New York Public Library (Times Square)
  • Rockfeller Plaza (5th Avenue)
  • St. Patrick’s Cathedral (5th Avenue)
  • The Vessel (Hudson Yards)
  • Times Square (Times Square)
  • Top of The Rock (Rockfeller Plaza)
Compras em Nova York: Times Square
Bairros de Manhattan: Times Square

Downtown Manhattan

Diferente de quem diz que Downtown Manhattan só começa lá embaixo, na 23rd Street, eu digo que Downtown começa um pouco antes, a partir da 34th Street.

Entre a 34th Street e a Chambers Street, Downtown Manhattan é a parte sul da ilha que ainda não é extremo sul, é uma transição entre a região central e Battery Park.

Foi em Downtown Manhattan onde morei e é uma das regiões da cidade que gosto mais.

Como nem sempre podemos chamá-los de “bairros”, essas são as principais regiões de Downtown Manhattan:

  • Chelsea
  • East Village
  • Flatiron District
  • Greenwich Village
  • Meatpacking District
  • Soho
  • West Village

Chelsea foi onde morei. A parte mais turística é a 14th Street que conecta Meatpacking District e Union Square, uma praça super charmosa que é também destino de compras.

Flatiron District é o nome da região nos arredores do icônico Flatiron Building e da pracinha Madison Square Park que muita gente confunde com a arena de shows Madison Square Garden.

+ Eataly em Nova York: mercado italiano e restaurantes

Meatpackig District é a parte mais badala de Nova York, com bares, lounges e restaurantes disputados. É uma região charmosa também durante o dia, onde está o início do High Line, logo atrás de Chelsea Market.

+ Meatpacking District: Whitney Museum e Gansevoort Market

+ High Line de Nova York: que pôr do sol é esse!

+ Chelsea Market em Nova York: restaurante e dicas

West Village é a parte residencial de Meatpacking District. O maior atrativo ali é caminhar em direção a Greenwich Village.

+ Onde fica o apartamento de Friends em Nova York?

Greenwich Village (ou Village) é um charme.

É impressionantemente residencial e turístico ao mesmo tempo, com vários restaurantes incríveis da cidade, o charmoso Washington Square Park e a Bleecker Street, uma rua que funciona como espinha dorsal do bairro e serve como porta de entrada para o Soho.

+ 10 coisas que não canso de fazer em Nova York

Soho é o bairro embaixo da Houston Street, a parte mais movimentada dessa parte da cidade.

O trecho da Broadway que passa por ela é a “Times Square de Downtown”, uma região de cheia de gastronomia e compras. Vale ler meu guia de compras no Soho para saber quais são as principais ruas de lá.

É a partir da Houston Street (ou seja, a partir do Soho) que o planejamento estilo batalha naval deixa de existir e as ruas começam a ter nomes comuns e tamanhos fora do padrão.

East Village é a parte da cidade que frequento menos (de maneira geral, sou sempre mais “west” do que “east”). Quando estou em East Village estou na divisa com o Soho, nos arredores da Houston Street.

Atrações mais famosas de Downtown Manhattan:

  • Apartamento de Friends (Greenwich Village)
  • Bleecker Street (Greenwich Village)
  • Broadway (Soho)
  • Chelsea Market (Chelsea)
  • Eataly (Flatiron District)
  • Flatiron Building (Flatiron District)
  • Gansevoort Market (Chelsea)
  • High Line (Chelsea/Meatpacking District)
  • Katz’s Delicatessen (East Village)
  • Madison Square Park (Flatiron District)
  • Union Square (Chelsea)
  • Washington Square Park (Greenwich Village)
  • Whitney Museum (Meatpacking District)
Meatpacking District
Os bairros de Manhattan: Meatpacking District

Bem, essa parte agora vai a título de curiosidade: East Village tem um bairro dentro de si, “Alphabet City”, apesar de que atualmente ninguém mais o chama assim.

É em Alphabet City onde acontece a história do musical “Rent” no início dos anos 90.

Alphabet City leva esse nome porque o mapa de Manhattan tem um “dente” em East Village onde cabem quatro avenidas com nomes de letras logo depois da 1st Avenue: Avenue A, Avenue B, Avenue C e Avenue D.

Lower Manhatan

Lower Manhattan é o extremo sul da ilha.

Para quem confunde Tribeca com Financial District, não faz muita diferença brigar pelo início do que dizem ser Lower Manhattan: seja na Chambers Street ou na Canal Street, o importante é que Lower Manhattan vai do fim do Soho a Battery Park.

+ Battery Park em Nova York: o que fazer 

Eu adoro essa parte da cidade, principalmente Battery Park, mas não curto a ideia de ficar hospedado ali pelo mesmo motivo de não curtir ficar hospedado em Uptown: ficar a longas distâncias de quase tudo.

Apesar de que, na verdade, essa comparação é injusta: independente da distância em relação ao centro, Lower Manhattan dá de mil em Uptown.

Bem, a gente pode dividir Lower Manhattan em três áreas principais: Financial District, Battery Park e Lower East Side, que por sua vez se divide em bairros étnicos como Little Italy e Chinatown.

Battery Park, o extremo sul da ilha de Manhattan

Chinatown e Little Italy são bairros colados que tendem a crescer de tempos em tempos.

Para quem curte um passeio cultural bem imersivo, Chinatown começa assim que a Canal Street cruza a Broadway.

É um verdadeiro mercado a céu aberto com vários restaurantes asiáticos. É um bairro residencial onde as pessoas de fato vivem imersas na cultura oriental.

Little Italy é bem diferente, além de ser menor e restringir-se aos três ou quatro quarteirões entre as ruas Canal e Broome (Norte-Sul), Baxter e Elizabeth (Leste-Oeste).

Devido ao tamanho, ao festival de San Gennaro e as poucas pessoas que de fato vivem ali, Little Italy se parece mais com uma atração turística do que com um bairro propriamente dito.

Como se já não bastasse Financial District ser enorme eu ainda acoplo Tribeca a ele, mas a parte mais importante é a mais próxima de Battery Park, onde ficam o 9/11 Memorial e o shopping Westfield, além da Wall Street que é icônica.

Por falar em shopping, basta sair de Westfield e atravessar a rua para chegar em Battery Park.

Você passará primeiro por Brookfield Place, onde estão o mercado francês Le District e a praça de alimentação Hudson Eats.

No meu roteiro por Battery Park ensino a passar por pontos famosos como o Touro de Wall Street, o ferry para a Estátua da Liberdade e o gramado do Robert F. Wagner Junior Park.

+ Battery Park em Nova York: o que fazer 

Atrações mais famosas de Lower Manhattan:

  • 9/11 Memorial Museum (Financial District)
  • Battery Park City Esplanade (Battery Park)
  • Brookfield Place (Battery Park)
  • Brooklyn Bridge (Financial District)
  • City Hall (Financial District)
  • Charging Bull (Financial District)
  • Robert F. Wagner Junior Park (Battery Park)
  • Trinity Church (Financial District)
  • Wall Street (Financial District)
  • Westfield (Financial District)

Lower Manhattan ainda tem Seaport District que está passando por uma revitalização gigante e ainda está em fase de transformação.

Agora, um presente para quem leu até aqui: coloquei todos esses pontos turísticos que mencionei aqui em um mapa interativo que você pode acessar pelo celular!

Como todos estão divididos por bairros, esse mapa não deixa de ser um roteiro em Nova York com alguns dos principais pontos turísticos de Manhattan:

Se você tiver alguma dúvida sobre Nova York, bairros de Manhattan e regiões mais famosas, só deixar um comentário aqui embaixo que eu prometo que respondo!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

4 COMMENTS

  1. nossa! vcs realmente estao de parabéns.
    quanta riqueza de detalhes ao descrever a cidade e ajudar a marinheiros de primeira viagem como eu a entederem NY!
    aff! estava perdida com tantos numeros e ruas e lados… bem,agora estou por dentro!
    para mim em 2 semanas de pesquisa,este foi o melhor blog.
    Parabens mesmo!!!

  2. estou indo pra NYC dia 29/04 e seus posts foram de grande importância para eu entender a cidade e conseguir programar o que quero fazer! obrigada! =)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*