Tenho algo para dizer que irá emputecer quem está em dieta e animar quem curte um docinho: Buenos Aires tem os melhores sorvetes do mundo.

E quem diz isso não é nenhuma pesquisa ou premiação mundial, sou eu mesmo, Thiago Khoury, especialista na arte de tomar um sorvetinho.

Nessa minha última viagem tentei fazer uma lista com todos os sorvetes mais famosos de Buenos Aires, mas aconteceu algo inesperado…

Eu queimei a largada e no quarto dia de viagem eu já não aguentava mais ver sorvete!

O bom é que deu tempo de renovar minha lista de sorveterias portenhas, então, vem comigo!

Qual o sorvete mais famoso de Buenos Aires?

Quando escrevi esse post pela primeira vez, há quase quinze anos, o sorvete mais famoso de Buenos Aires era o Freddo.

Só que essa não era uma pergunta difícil, até porque não existiam muitos concorrentes à altura.

Eis que agora é impossível responder qual o sorvete mais famoso da cidade, até porque Buenos Aires se tornou a capital latino-americana do sorvete.

Existem mais de quarenta sorveterias locais com fabricação própria, acredita?

A National Geographic elegeu o sorvete de doce de leite da Cadore (Av. Corrientes 1695) um dos dez melhores do mundo.

Ele também aparece entre os cem melhores da Taste Atlas, que incluiu também o de chocolate da Rapanuí (Uruguay 1284) e o de doce de leite da Scannapieco (Av. Alvarez Thomas 10).

Bem, falar de sorvete com portenhos e portenhas é como falar de futebol, cada um tem o seu o preferido.

Os melhores sorvetes de Buenos Aires

Fiz uma lista com os meus sete sorvetes preferidos em Buenos Aires, mas em nome da idoneidade desse blog eu preciso revelar algumas verdades aqui.

Bem, primeira grande verdade: eu não comi no Cadore.

Não tenho dúvidas de que o sorvete deles é acima da média, mas confesso que não tive culhão para encarar a fila.

Segunda grande verdade: por mais que existam sorvetes maravilhosos em Buenos Aires, vamos combinar, é impossível fazer algo melhor do que Rapanuí.

É por isso que Antiche Tentazioni e Helados Italia são tão gostosos: porque eles miram experiência completa; e porque inovam nos formatos.

A Cadore (Av. Corrientes 1695) é uma sorveteria que nasceu na Itália e veio para Buenos Aires junto com a segunda geração da família.

Com um único endereço na cidade, você precisa ter disposição para ficar pelo menos 30 minutos na fila e pedir o seu.

O sorvete que entra nas listas de melhores do mundo é o de doce de leite, mas eles tem muitos sabores de verão que entram e saem do cardápio de tempos em tempos, como melão e romã.

Sorvete de morango e baunilha na Cadore (Instagram)

Olha, não tem erro, Rapanuí (Uruguay 1284) é realmente tudo aquilo que as pessoas dizem.

Assim como os chocolates da marca, o sorvete é absurdamente cremoso.

Sugiro fugir do óbvio e tentar sabores diferentes do tradicional doce leite (que existe em pelo menos três variações), como o de pistache que é maravilhoso!

Lembrando que foi o Rapanuí que criou o Franuí, aquelas framboesas congeladas envoltas por chocolate – inclusive eles tem Franuí em formato de sorvete também.

O sorvete de pistache Rapanuí (Instagram)

Uma coisa que eu não sabia é que argentino curte muito aquele filme Matilda, sabe qual?

Então, não é incomum encontrar o sabor “Matilda” em bolos, tortas e sorvetes, como na Helados Buffala (Av. Pueyrredón 2100).

O sabor Matilda é inspirado naquele bolo que a diretora obriga um aluno a comer até passar mal, lembra?

Então, o Matilda da Buffala é ótimo, mas eu fiquei na vontade de experimentar uma outra torta-sorvete da vitrine, a Valentin.

O Valentin da Buffala vem com uma camada de brownie (Instagram)

Uma dica de sorvete mais inusitado e que cai bem com um almoço no Don Julio ou El Preferido, que ficam próximos: o Obrador Florida (Soler 5063).

Eles fazem um sorvete artesanal ali mesmo todos os dias, é por isso que a produção é pequena e o cardápio muda com uma certa frequência.

O que ele tem de diferente é que o sorvete quase sempre é servido como torta, “al corte” (você pede, literalmente, a fatia do sorvete). Eu experimentei o de pistache, maravilhoso!

O maior diferencial da Antiche Tentazioni (Honduras 4770) é que os sorvetes são feitos na hora, você literalmente vê o sorvete ficando pronto bem na sua frente.

Sorvete não, “gelato”. Eu experimentei o de Toblerone e amei!

Os lugares também são bem lindos, na verdade são cafés com um cardápio mais completo. Eu fui no de Palermo, mas existem outros na cidade.

O novo sabor Toblerone da Antiche Tentazioni (Instagram)

Eu não dava nada pela Helados Italia (El Salvador 4795), mas foi o único que comi duas vezes na última viagem.

Isso porque não tomei o sorvete propriamente dito (na casquinha ou no potinho), mas em formato de cannoli de pistache, então foi bem leve, com casquinha de chocolate meio-amargo.

Eles também tem sorvete “fatiados” e outras coisas mais inusitadas, como alfajor congelado ou cannoli de Oreo, mas eu não experimentei nenhum desses.

O cannoli de pistache da Helados Italia (Instagram)

Pessoal, vou fechar a lista com uma dica de sorvete que não tomei, Shock BA em Tigre, o segundo passeio de barco mais popular em Buenos Aires.

Eu não conheço Tigre, acabei indo para Colonia del Sacramento no dia, mas Shock BA estava na minha lista e eu queria muito ter conhecido!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Buenos Aires? Eu tenho três ótimas dicas de apartamentos em Palermo: o Luxury, o Trendy e o Modern.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro em Buenos Aires pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*