Chicago é uma cidade grande, mas a maior parte dos turistas ficam restritos aos bairros do centro de Chicago.

Gosto da ideia de dividir o centro em regiões porque isso facilita a vida de quem pretende desbravar a cidade por áreas, sem deixar nada de fora.

Para entender Chicago: bairro a bairro

Primeiro gosto de dividir o centro de Chicago em dois: tudo que fica a cima do Chicago River e tudo que fica abaixo dele.

Depois, divido a região de cima de maneira leste-oeste pela Magnificent Mile e norte-sul pela Chicago Avenue.

Já a região debaixo eu divido de uma maneira mais simples: ou a gente está em The Loop ou a gente está em Millenium Park/Museum Campus.

Mas nada disso é muito importante, o que você precisa é saber que tipo de coisa fazer nos principais bairros do centro de Chicago independente de onde eles estejam.

E eu divido os bairros de Chicago dessa forma:

  • Magnificent Mile
  • Streeterville
  • River North
  • Gold Coast
  • The Loop (ou Chicago Loop)
  • Millenium Park e Museum Campus

Magnificent Mile

Magnificent Mile, ou Mag Mile, são os quinze quarteirões da parte norte da avenida Michigan, entre o Chicago River e a Oak Street.

É na Mag Mile onde estão alguns do hotéis mais icônicos de Chicago, como o Four Seasons, The Peninsula, Warwick Allerton, InterContinental e Trump International.

É nessa “milha magnífica” que está a maior região de compras da cidade: todas as lojas juntas ocupam mais de 290 mil metros quadrados, oferecendo lojas de departamento, compras de casa, marcas de luxo, eletrônicos, moda e três shoppings.

Um dos três prédios mais altos de Chicago também está ali, o John Hancock Center.

Os bairros de Chicago: Magnificent Mile
Magnificent Mile me Chicago

Streeterville

Streeterville é a parte à direita da Mag Mile, onde ficam vários hotéis com boa localização e tarifas mais competitivas, como o Aloft e o DoubleTree.

Bem, apesar disso Streeterville tem menos atrações como lojas e restaurantes, então geralmente a gente só vai ali para dormir mesmo.

A exceção fica por conta dessa parte na extrema direita do mapa, Navy Pier, um ótimo passeio para famílias viajando com crianças, mas para adultos é irrelevante.

Streeterville incluindo Navy Pier
Streeterville incluindo Navy Pier

River North

Diferente de Streeterville, que ocupa tudo à direta da Magnificient Mile, River North ocupa apenas a metade inferior à esquerda.

River North, a região mais interessante para quem curte bater perna a esmo, fica entre a Chicago Avenue e o Chicago River.

Vale conhecer tudo por ali, mas já adianto que os quarteirões da Ohio Street e Ontario Street têm ótimos restaurantes!

Superior Street, Erie Street, Rush Street e Wabash Street também são ótimas ruas para quem está sem pressa.

Boas dicas de hospedagem com preços convidativos são Homewood Suites, Hilton Garden InnEmbassy Suites e o Godfrey Hotel – esse último um quatro estrelas com ótimas tarifas, por muito pouco não fiquei nele.

Os bairros de Chicago: River North
Os bairros de Chicago: River North

Gold Coast

Gold Coast é toda a parte superior à esquerda da Magnificent Mile.

Claro que posso estar ligeiramente enganado, mas como você não é corretor de imóveis eu sugiro que faça como os locais e amplie os limites de Gold Coast para que isso aqui não vire uma aula de geografia.

Bem, o que você deve conhecer: quem não tem nenhum amigo morando nos prédios caríssimos em frente ao lago Michigan, a parte mais interessante são as charmosas Oak Street, Rush Street e State Street.

Essa trinca de ruas tem lojas de luxo e dois restaurantes que eu acho que você adoraria conhecer: Fig and Olive e Lou Malnati’s.

Para quem quer se sentir um herdeiro americano, procure pelo caríssimo Waldorf Astoria ou o nem tão caro Sofitel.

Gold Coast
Os bairros do centro de Chicago: Gold Coast em Chicago

The Loop

Muitos locais, principalmente aqueles que moram nos subúrbios, chamam de The Loop tudo que aparece nesse post, mas na verdade The Loop mesmo é esse que aparece no próximo mapa: a parte imediatamente abaixo de Chicago River.

The Loop é a região mais movimentada da cidade, com inúmeras opções de compra ao longo da State Street, além de atrações famosas como a Willis Tower e o Art Institute of Chicago, que gosto muito.

Não deixe de passar pelos imponentes teatros Goodman Theatre e Chicago Theatre.

Algumas opções de hospedagem com ótimo custo-benefício são o Silversmith, Staypineapple e Central Loop, mas se você puder gastar um pouco mais escolha o JW Marriott que fica no quarteirão da Willis Tower.

Chicago Loop pode ser dividido em sul, norte, leste, oeste… Mas vamos focar em “Loop” pura e simplesmente que estaremos muito bem, obrigado.

The Loop, ou Chicago Loop
Os bairros de Chicago: The Loop, ou Chicago Loop

Millenium Park e Museum Campus

Não sei exatamente a que região pertence o Millenium Park, mas acabei colocando o parque e a região dos museus, Museum Campus, como um único distrito representado por esse trecho verde no mapa.

A dica que dou é começar o seu passeio pelo famoso feijão do Millenium Park, desça em direção a fonte Buckingham e chegue no Shedd Aquarium, que fica a um pulo do Field Museum e do planetário Adler.

Claro que você pode dar um pulinho no “feijão” sempre que estiver em The Loop, mas de maneira geral gosto de fazer esse passeio caminhando às margens do lago Michigan no último dia de viagem.

Acho que essa é uma ótima forma de se despedir de Chicago!

Millenium Park e Museum Campus
Millenium Park e Museum Campus

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Chicago? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores do Chicago Loop, mas eu prefiro a região de Magnificent Mile, aliás, indico o DoubleTree de olhos fechados!

  Não sabe o que fazer em Chicago? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

1 COMMENT

  1. Que incrível encontrar um post assim com tudo que preciso ¨mastigadinho¨! Estarei indo este ano a Chicago e , em busca de informações sobre a cidade, encontrei seu blog! Já estou lendo mais, e sobre outras cidades também! Parabéns e obrigada!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*