Dumbo é um bairro do Brooklyn, mas eu sempre digo que ele começa em Manhattan porque a gente precisa atravessar a ponte do Brooklyn para chegar ali.

Bem, precisar não precisa, mas é bem mais divertido chegar em Dumbo caminhando, até porque a gente faz isso atravessando um dos pontos turísticos mais lindos de Nova York, a famosa Brooklyn Bridge!

O bairro mais charmoso do Brooklyn

Gosto de Dumbo por vários motivos, inclusive acho que ele é a melhor porta de entrada para quem quer conhecer e desbravar o Brooklyn, mas sempre digo que ele também é um ótimo resuminho para quem tem pouco tempo em Nova York.

Dumbo tem lugares bem interessantes para comer e tirar fotos, inclusive o novo mercado TimeOut que estreou primeiro em Lisboa, mas é ali que estão também o carrossel do Brooklyn, a ponte do Brooklyn e a rua onde a gente enquadra a Manhattan Bridge entre prédios.

Dumbo tem esse nome porque ele fica Down Under Manhattan Bridge Overpass.

No início ele era basicamente um ponto de ferry, mas agora ele é todo o miolinho entre a Brooklyn Bridge e a Manhattan Bridge – mas o filé do bairro continua sendo os arredores da Brooklyn Bridge.

Todas as dicas que irei mencionar aqui no post aparecem nesse mapa interativo de Dumbo que você pode acessar pelo celular:

Como chegar em Dumbo

Geralmente a gente chega em Dumbo caminhando pela ponte do Brooklyn.

Para acessar a ponte do Brooklyn por Manhattan as linhas N e R chegam na estação City Hall e as linhas 4, 5 e 6 na estação Brooklyn Bridge.

Quem está vindo do Belleclaire, uma das minhas melhores dicas de onde ficar em Nova York, as linhas 2 e 3 chegam na estação Fulton Street.

Onde comer em Dumbo

Não tem como não começar pelo mercado TimeOut, que estourou em Lisboa e depois pipocou pelos Estados Unidos. TimeOut é um mercado cheio de versões reduzidas de restaurantes deliciosos lado a lado, é bem despojado e tem várias opções super acessíveis.

Tirando o mercado, que funciona para café da manhã, almoço e jantar todos os dias da semana, eu não tenho nenhuma grande dica de onde comer em Dumbo, mas marquei com pins amarelos alguns lugares tradicionais que você pode dar uma paradinha estratégica se bater a fome enquanto passeia por lá: Luke’s, Grimaldi’s, Jacques Torres e Brooklyn Ice Cream Factory.

Luke’s e o Grimaldi’s, respectivamente o sanduíche de lagosta e a pizza mais famosa do Brooklyn, são duas dicas bem nova-iorquinas, e em ambos você consegue comer bem por menos de U$ 15.

Outras duas dicas que dou, mas agora para quem curte uma sobremesa, são o Jacques Torres Chocolate e a Brooklyn Ice Cream Factory.

Jacques Torres é a loja de um dos chocolatiers mais famosos do mundo, ele que introduziu essa onda de bombons premium nos Estados Unidos; já a sorveteria dispensa apresentações, aparece em tudo quanto é filme.

O que fazer em Dumbo, o bairro da ponte do Brooklyn
Luke’s Lobster

O que fazer em Dumbo, Brooklyn

Fiz uma seleção com as cinco principais atrações de Dumbo para quem vai rodar ali pela primeira vez e quer conhecer todos os cantinhos mais famosos do bairro:

  • Brooklyn Bridge Park
  • East River Ferry
  • St. Ann’s Warehouse
  • Jane’s Carousel
  • Cruzamento da Water Street com a Washington Street

Brooklyn Bridge Park

Olha, confesso que nunca gostei muito do Brooklyn Bridge Park, por isso sugiro que você não gaste muito tempo ali, vale ficar restrito a entrada dele.

Marquei no mapa os dois pontos (com estrelinhas laranjas) que vale conhecer: o New York Skyline Lookout (que é onde você tira uma selfie com Manhattan ao fundo) e a passarela The Granite Prospect.

East River Ferry

East River Ferry é o ponto de ferry de Dumbo onde passam as linhas SB (South Brooklyn) e ER (East River).

No fim do post falei mais sobre como você pode usá-las, inclusive para voltar para Manhattan, porque atravessar a ponte do Brooklyn duas vezes no mesmo dia é perda de tempo.

St. Ann’s Warehouse

St Ann’s Warehouse é um galpão de tijolos vermelhos cheio de janelas e coisas que não conheço – mas o mais interessante é que você pode subir lá em cima e tirar fotos incríveis da cidade.

Quem curte um teatro pode conferir a programação das salas do galpão, mas são peças muito diferentes daquilo que a gente vê na Broadway.

O que fazer em Dumbo, o bairro da ponte do Brooklyn
Vendo Dumbo do alto do St Ann’s Warehouse – olha o carrossel ali embaixo!

O carrossel mais famoso de Nova York, construído em 1922 e cercado por esse icônico cubo de vidro às margens do East River.

Jane’s Carousel é uma tradição entre crianças nova-iorquinas. Ele é constantemente restaurado, só fecha às terças e custa 2 dólares por criança.

O que fazer em Dumbo, o bairro da ponte do Brooklyn
O famoso Jane’s Carousel

Cruzamento da Water Street com a Washington Street

Para tirar uma das fotos mais famosas de Nova York, aquela que enquadra a Manhattan Bridge entre prédios e mostra o Empire State Building lá no fundo, é só chegar no cruzamento da Water Street com a Washington Street e torcer para não ter que dividir espaço com um milhão de turistas.

Nesse vídeo mostro como foi chegar ali e o tanto de gente que se engalfinha por um espacinho sem ninguém atrás:

Passeando em Dumbo, Nova York

Depois de chegar no cruzamento da Water Street com a Washington Street você pode caminhar um pouco mais e chegar no “Archway Under Manhttan Bridge”, que é um pequeno túnel cheio de evento nos fins de semana.

Foi ali que transmitiram ao vivo a traumática lavada que levamos da Alemanha na Copa de 2014.

Desbrave o Brooklyn a partir de Dumbo

Emendar Dumbo em algum outro bairro do Brooklyn é um programão!

Como a gente geralmente não fica muito tempo em Dumbo, vale emendá-lo em outro passeio no Brooklyn, principalmente agora com esse tanto de linhas de ferry conectando pontos diferentes do East River.

No porto de Dumbo você pode pegar a linha SB e passear em Governors Island, fazer compras no Atlantic Terminal ou rodar em Red Hook.

Já a linha ER te deixa em North Williamsburg, de onde você pode ir para Smorgasburg ou Brooklyn Brewery – e essa mesma linha te deixa de novo em Manhattan, em Herald Square, pertinho da Macy’s.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*