Eu já me perdi em Roma de uma forma tão atrapalhada que por um momento pensei que nunca mais encontraria o caminho de casa – mas foi assim, às cinco da tarde de uma sexta chuvosa, que experimentei meu melhor sorvete de menta com chocolate.

Naquela tentativa ingrata de me comunicar em inglês com a moça do caixa, uma brasileira reconheceu meu mineires e ofereceu ajuda. Em posse de nossas casquinhas com duas bolas cada, descobri que estávamos a dois quarteirões da famosa Basilica di San Paolo Fuori le Mura, a verdadeira (e única) basílica romana.

O melhor sorvete de Roma

Além de descobrir que Roma e Vaticano possuem basílicas diferentes, conheci a Rafaela, uma paulista que faz faculdade de Arquitetura em Roma há quase quatro anos – e conheci também o Blue Ice Cream (não confundir com a famosa sorveteria italiana “Blue Ice”), uma lojinha que poderia facilmente passar despercebida.

Para conhecer a Basílica de São Paulo, e o melhor sorvete de Roma, pegue a linha B com destino a Laurentina e desça na estação Basilica S. Paulo. Descendo a pequena escadaria da estação você verá a Viale Giustiniano Imperatore cruzar à sua frente. A basílica estará a sua esquerda e a sorveteria a sua direita.

Update: 10 de dezembro de 2011

Leiam o comentário do Marquinhos aí embaixo, parece que o Blue Ice Cream trocou de lugar!

Os sorvetes são deliciosos e o preço é inacreditável – e você ainda corre o risco de conhecer a Rafaela.

Bon appetit!

Blue Ice Cream

Viale Giustiniano Imperatore, 36.

Linha B, “Basilica S. Paulo”

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

7 COMMENTS

  1. Ola Thiago
    Cara, adorei suas dicas, seus textos e videos.
    EStamos indo, eu e minha esposa, para Madri, Barcelona e Roma – maio 2013.
    Será que sua dicas ainda estão valendo?
    Abraço
    Adorei

  2. Ola Thiago!

    Primeiro preciso parabeniza-lo pelo site e agardecer muito por todas as dicas e informacoes que sempre me auxiliam e ate mesmo salvam minha viagens!

    Como sempre gosto muito das dicas, resolvi conferi esse sorvete em minha ultima viagem a Roma. Porem infelizmente descobri que a sorveteria nao existe mais a algum tempo!
    A atendendte da cafeteria ao lado da antiga sorveteria, disse que a sorvetria fechou, mas que era possivel enocntrar o mesmo sorvete numa nova sorveteria aberta na esquina, bem em frente a saida da estacao de metro!
    Fui la conferir e o sorvete e é realmente sensacional! Nao sei se é o mesmo, como ela disse, mas vale a dica de experiemntar pra quem estiver por aquelas bandas!

    Muito obrigado pelas dicas e espero ter ajudado!

    saudacoes mineiras!

  3. Ah! E se você quiser comer uma massa romana de verdade, a melhor pedida é o Sora Margherita. Um restaurantinho minúsculo no meio do Ghetto, o bairro judeu de Roma. Ele não tem placa fora, não aceita cartão de crédito, mas acredite, vale a pena.
    Com apenas duas opçoes de prato por dia, você vai comer muito bem por pouco e conhecer a verdadeira culinária romana.

  4. Thiago, desta vez vou ter que discordar! O melhor sorvete de Roma é o Giolitti! Pode não ser o mais barato (nem de longe), mas com certeza é o vencedor! É parada obrigatória toda vez que eu vou para Roma!
    E vou deixar algumas dicas de comida de lá tb!
    A melhor pizza é a Alice. Fica bem perto do Vaticano e é sem brincadeira a melhor pizza al taglio do mundo!! Barata e rápida, e numa localização ótima pra quem tá conhecendo Roma e com certeza vai passar perto.

  5. Dá-lhe Thiago!

    Sorvete é sempre bom, ainda mais se for um legítimo italiano! Rs.
    Mesmo com esse frio do cão que faz aqui por Curitiba (5°C pela manhã, com sensação térmica de 3°), um bom sorvete sempre cai bem.

    E o nosso famoso mineirês é perceptível logo de cara msm. Estive em uma situação parecida quando fui aos EUA visitar meu irmão pela primeira vez e precisava me encontrar no Aeroporto Internacional George Bush, em Houston, TX. (Não foi comprando sorvete obviamente, rs). Uma simpática mulher, reconheceu tb o meu sotaque e me deu uma ajuda (ela estava em MG visitando as cidades históricas).

    Bacana o post.
    Abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*