Todo mundo fala que Nova York é um charme em outubro, mas, posso te contar um segredo?, Nova York em setembro é tão bom quanto.

Principalmente na segunda metade do mês, quando o clima é mais ameno e já é “outono em Nova York” – uma expressão que por si só já atrai multidões.

Esse período de transição entre temporadas é sempre muito agradável, com temperaturas que não prejudicam o humor nem de quem não curte frio e nem de quem não curte calor.

Outra coisa que vale dizer: setembro marca o início do ano letivo, então parques e praças tendem a ficar mais tranquilos durante o dia.

Esse é o guia de setembro de 2023 em Nova York com tudo o que você precisa saber para se preparar e planejar sua viagem com informações atualizadas de lá, inclusive esportes, eventos musicais e espetáculos da Broadway.

Como é Nova York em setembro

Nova York em setembro é bem menos quente e cheia do que em junho e julho. Tem dia de céu lindo e azul, mas tem dia de céu cinza e nublado.

No ápice do verão todo mundo curte os espaços públicos da cidade mesmo que o calor desanime em algum momento, mas em setembro isso já não acontece muito: com menos calor e mais vento, a gente consegue aproveitar os atrativos do verão sem assar andando nas ruas.

Como esse post é um resumo de tudo que acontece em Nova York durante o mês de julho, essa é uma ótima forma de dar o pontapé inicial nos seus planejamentos de viagem.

Mesmo com dicas da temporada, informações práticas sobre o clima e uma lista de shows e eventos atualizada, você ainda assim irá precisar consultar outros conteúdos do blog para montar o seu roteiro de viagem.

Pôr do sol no High Line de Nova York em setembro

Dicas de viagem para quem vai a Nova York em setembro

Em setembro vale dar preferência para atividades a céu aberto, como praças, parques e passeios de barcos.

Prepare-se para caminhar bastante, atravessar pontes e curtir a cidade depois que anoitece, assim você conhece uma Nova York iluminada e mais fresca.

Se bater aquele friozinho no fim do mês, encaixe mercados fechados no seu roteiro, como o TimeOut no Brooklyn ou Le District em Manhattan.

Vou começar sugerindo alguns posts que combinam bem com o mês de setembro, uma mistura de verão com outono, assim você já sabe por onde começar seus planejamentos de viagem:

Atividades de verão em Nova York

Fiz uma lista com algumas atrações que adoro fazer em Nova York e que acho que combinam bem com o mês de setembro.

Coloquei o link para compra do ingresso parcelado e em real ao lado, assim você não paga IOF e ainda consegue diluir a compra:

Como atravessar a ponte do Brooklyn
Ponte do Brooklyn

Nova York fica cheia em setembro?

Quando comparado com agosto, o número de visitantes internacionais cai consideravelmente em setembro, são pelo menos um milhão de visitantes a menos.

Para quem acha que Nova York é grande demais para um número aparentemente tão pequeno, venho através dessa informar que um milhão de turistas a menos é muita coisa.

Quando Nova York perde um milhão de turistas, Manhattan ganha aproximadamente 350 mil quartos disponíveis, o que pode baratear os seus custos com hospedagem.

Separei três listas com dicas de hotéis em Nova York que combinam bem com o mês de setembro:

Já dei várias dicas de onde ficar em Nova York aqui no blog, mas eu curto bem a ideia de me hospedar perto de parques e água durante os meses mais quentes do ano.

Por isso gosto do Belleclaire, uma das minhas melhores dicas de onde ficar em Manhattan, atrás do Central Park.

Hotel Belleclaire em Nova York

Setembro é alta temporada em Nova York?

Já não existe baixa temporada em Nova York, até porque setembro ainda faz parte do verão americano, mas entre os meses mais disputados do ano, setembro talvez seja o mais vazio e barato deles.

Isso acontece porque é em setembro que começa o ano letivo, então o turismo doméstico cai consideravelmente.

Se possível, escolha a segunda quinzena de setembro para pegar preços melhores em hotéis e passagens, assim você evita os últimos dias de férias escolares e o feriado de Labor Day.

Como economizar em Nova York em setembro?

Infelizmente não é todo mundo que tem acesso as melhores formas de economizar em uma viagem, como ficar hospedado na casa de amigos ou resgatar a passagem com milhas, mas existem outras maneiras ao alcance de todos, como antecipar gastos e ficar em contato com os serviços que você pretende consumir.

Dá para economizar em internet e celular quando você já sai do Brasil com um chip americano com internet ilimitada por menos de 40 dólares.

Dá para economizar na compra de ingressos se você compra com antecedência, até porque assim no momento da viagem as atrações, peças e shows já vão estar pagos enquanto você curte a viagem sem o grosso dos gastos.

Segunda dica para economizar na compra de ingressos: pesquise as atrações que você pretende conhecer.

Quem se planeja para conhecer mais de uma atração consegue preços muitos melhores quando compra um CityPASS ou um passe similar.

Dá para economizar em alimentação (essa dica eu morro de vergonha de dar, mas vamos lá): sabe o que faço quando quero comer em algum lugar como Olive Garden ou até mesmo restaurante local?

Eu entro no site do restaurante primeiro e espero ele soltar um pop-up me oferecendo desconto.

Sério, tente você também e depois me conta.

Por último, dá para economizar em compras: eu economizo fazendo compras pela internet, geralmente na amazon.com, mas vale colocar a viagem na véspera de algum feriado nacional, que é quando as lojas fazem queima de estoque.

Tem muito post no blog com dicas de compras nos Estados Unidos e tem o nosso guia de compras em Nova York.

Compras em Nova York em setembro

Quais são os feriados americanos em setembro?

Existem três datas importantes em setembro que você deve ficar atento caso esteja planejando uma viagem a Nova York:

  • 4 de setembro de 2023 (primeira segunda-feira do mês): Labor Day
  • 7 de setembro de 2023: início do ano letivo

Labor Day é comemorado na primeira segunda-feira de setembro, por isso que em 2023 ele cai no dia 4 de setembro.

É um feriado nacional, mas geralmente apenas repartições públicas não funcionam.

Vale a pena se organizar para aproveitar as promoções no final de semana que antecede o Labor Day, ou seja, nos dias 3 e 4 de setembro de 2023, quando as lojas fazem queima de estoque.

Lembrando que esse ano, durante toda a primeira semana de setembro, ainda é férias escolares.

Como é o clima em Nova York em setembro?

O clima de Nova York em setembro é um mistério, mas desde 2015 ele tem ficado mais próximo do verão do que do outono, sendo que muitas vezes na primeira quinzena do mês os termômetros encostam na casa dos 30oC.

Vale lembrar que Nova York é famosa por se reinventar a cada estação com novas atrações que fazem com que a gente continue andando, independente do clima.

Para informações atualizadas sobre o clima de Nova York e as últimas previsões, acesse accuweather.com e procure pelo CEP do hotel onde você estará hospedado.

Temperaturas médias em Nova York em setembro

Em setembro o calor em Nova York tende a ser menos escaldante do que nos dois meses anteriores, mas as máximas e mínimas tem se aproximado das médias de agosto:

  • Máximas: 25oC
  • Mínimas: 16oC

Chuva e neve em Nova York em setembro

Pancadas de chuva são mais escassas à medida que o mês de setembro avança no calendário.

Falando em médias históricas, Nova York apresenta cerca de sete dias com algum tipo de chuva em setembro.

Desses sete dias de chuva há apenas 30% de probabilidade de chuva moderada, ou seja, é mais provável pegar só um “tempo feio” pela frente.

Não há neve em Nova York em setembro.

O que vestir em Nova York em setembro

Como todo mês de transição, setembro é uma incógnita: meio verão, meio outono, vale se precaver considerando um fim de tarde mais fresco, principalmente se você viaja na segunda quinzena do mês.

Vista-se da forma mais confortável possível, mas lembre-se de levar uma roupa menos descontraída caso você pretenda conhecer restaurantes e baladas menos turísticas que são inevitavelmente mais formais.

Uma dica para os homens que cai muito bem em setembro: nos Estados Unidos um sapato social é tudo o que você precisa para transformar um look casual em look formal, principalmente quando há mudança de temperatura.

Eu uso bermuda a maior parte das vezes, mas durante o dia uso jeans também.

Gosto de usar camisa com ou sem manga por cima da camiseta, isso ajuda bastante quando a noite esfria (e faz com que eu não leve casaco na mala).

Principais eventos em Nova York em setembro

Setembro geralmente é a rapa do tacho da temporada de eventos gratuitos do verão, mas desde a retomada do turismo o número de atrações que se estendem até depois de agosto tem diminuído.

  • New York Fashion Week: uma das semanas de moda mais aguardadas do mundo, a NYFW de primavera-verão acontece na segunda semana de setembro e movimenta festas, restaurantes e bares. Uma dica que dou é acompanhar o Made.
  • Feast of San Gennaro: Little Italy comemora o patrono italiano durante a semana do dia 19 de setembro.
  • New York Film Festival: o festival de cinema mais popular de Nova York acontece em outubro, mas ele sempre começa nos últimos dias de setembro. Acompanhe as redes sociais para não perder a chance de comprar um ingresso do filme desejado.
  • NYC Broadway Week: a versão de verão do famoso evento bianual que vende dois ingressos pelo preço de um acontece na primeira quinzena de setembro.
  • NYC Unicycle Festival: no primeiros dias do mês acontece a corrida mais hilária da cidade, principalmente quando você cruza com os competidores sem saber do que se trata.
  • West Indian American Day Carnival: um desfile no feriado de Labor Day em homenagem ao povo caribenho pelas ruas do Brooklyn.
  • 9/11 Memorial Day: o dia que marcou o mundo é visto como uma oportunidade para refletir sobre os mortos no atentado de 2001. Não deixe de ver a icônica homenagem às antigas Torres Gêmeas quando os feixes de luz são acesos na Memorial Plaza.
Setembro em Nova York
Memorial Day em setembro em Nova York

Quais os melhores shows em Nova York em setembro?

Setembro e outubro são ótimos meses para quem curte a ideia de assistir um show em uma megaestádio, principalmente Madison Square Garden e Barclays Center que são muito acessíveis.

Fique de olho porque esse post é atualizado sempre que novos nomes e datas são anunciados!

  • 1o de setembro de 2023: Bruce Springsteen às 19h30 no MetLife Stadium (compre aqui!)
  • 1o de setembro de 2023: RBD às 20h no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 3 de setembro de 2023: Bruce Springsteen às 19h30 no MetLife Stadium (compre aqui!)
  • 7 de setembro de 2023: Karol G às 19h no MetLife Stadium (compre aqui!)
  • 7 de setembro de 2023: The Eagles às 19h30 no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 8 de setembro de 2023: Karol G às 19h no MetLife Stadium (compre aqui!)
  • 8 de setembro de 2023: The Eagles às 19h30 no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 16 de setembro de 2023: The Eagles às 19h30 no Prudential Center (compre aqui!)
  • 21 de setembro de 2023: Måneskin às 20h30 no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 22 de setembro de 2023: Macklemore às 19h30 no The Rooftop at Pier 17 (compre aqui!)
  • 30 de setembro de 2023: Alejandro Sanz às 21h no The Theater do MSG (compre aqui!)
RBD em setembro em Nova York no Madison Square Garden

Uma dica que sempre dou para quem não vai curtir nenhum show em Nova York é fazer o tour no Madison Square Garden.

Em uma hora e meia de tour você conhece as quadras, vestiários, sala de imprensa…

É bem legal a experiência!

Quais jogos e esportes acontecem em Nova York em setembro?

Em setembro você tem a chance de assistir partidas de MLB e NFL em Nova York, as Ligas de Baseball e Basquete:

  • MLB em Nova York: em setembro os Mets e os Yankees podem estar disputando o final da temporada de baseball.

+ Compre ingressos para os Yankees em dólar ou em real parcelado

  • NBA em Nova York: em setembro os Knicks e os Nets dão início a temporada de futebol americano em Nova York!

+ Compre ingressos para os Knicks em dólar ou em real parcelado

Os Knicks disputando a temporada de NBA no Madison Square Garden

Quais os espetáculos da Broadway em setembro?

Em setembro os espetáculos da Broadway geralmente começam mais cedo, muitos deles às 19h, mas não se esqueça de conferir eventuais sessões de matinê às 14h ou 15h.

Separei os espetáculos mais populares da temporada por categorias: os mais tradicionais, os musicais da Disney, os mais concorridos da temporada e os espetáculos Off-Broadway.

Coloquei em azul os mais famosos e disputados:

Os musicais mais tradicionais da Broadway:

Os musicais da Disney:

Os mais concorridos da temporada:

Off-Broadway:

Aladdin na Broadway

Outras dicas para viajar a Nova York em setembro

Não deixe de viajar protegido: use o cupom de até 15% off exclusivo para leitores do blog e cote vários seguros de viagem de uma só vez na Seguros Promo.

Se você precisa saber um pouco mais sobre seguro de viagem antes de comprar o seu, comece por aqui: Qual o melhor seguro de viagem para os Estados Unidos?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não comprar chip de viagem com internet ilimitada antes da sua viagem, leia: Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (lá tem cupom de desconto exclusivo também!).

Aproveite a chegada do outono para curtir passeios a céu aberto na primeira metade do dia e depois dê uma oportunidade aos museus e outros prédios incríveis, como a Biblioteca ou a Grand Central.

Nova York tem atrações que agradam quem curte de tudo um pouco e em qualquer época do ano, mas principalmente no verão, então capricha no planejamento do roteiro e divirta-se!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*