Ah, como não amar Nova York em junho?

Aliás, me permita ir além: como não amar Nova York em junho durante as duas primeiras semanas do mês?

Junho em Nova York tem os benefícios do verão sem os picos de calor e gente que acontecem em julho e agosto.

Em junho o clima ainda flerta com a primavera e muita vezes rola um ventinho frio no fim do dia – nada que eu possa prometer, mas não custa levar uma blusinha ma mala.

Esse é o guia de junho de 2024 em Nova York com tudo o que você precisa saber para se preparar e planejar sua viagem com informações atualizadas de lá, inclusive esportes, eventos musicais e espetáculos da Broadway.

Como é Nova York em junho

Nova York em junho é uma mistura de primavera com verão: a cidade ainda não está nem tão cheia e nem tão quente como julho, mas vale se precaver e reservar o que precisa ser reservado o quanto antes.

Como as pessoas ficam animadas com a chegada do verão, o fluxo de gente em parques e praças aumenta consideravelmente.

Olha para os lados: você irá notar pessoas usando os gramados como se estivessem na praia, aliás, por falar em praia, em junho Coney Island bomba desde as primeiras horas do dia.

Coney Island bomba, Governors Island bomba… Sério, junho é uma delícia, só não gosto quando chove (e sempre chove), mas geralmente são pancadas rápidas e isoladas.

Como esse post é um resumo de tudo que acontece em Nova York durante o mês de junho, essa é uma ótima forma de dar o pontapé inicial nos seus planejamentos de viagem.

Mesmo com dicas da temporada, informações práticas sobre o clima e uma lista de shows e eventos atualizada, você ainda assim irá precisar consultar outros conteúdos do blog para montar o seu roteiro de viagem.

Passeando por Coney Island em junho em Nova York

Dicas para quem vai a Nova York em junho

Quem vai em Nova York nesses meses de entressafra, como junho e novembro, vale acompanhar a previsão do tempo com mais afinco: a gente nunca sabe quando junho estará com cara de primavera e quando estará com cara de verão.

Você vai sentir calor, isso eu posso prever, então não menospreze o sol de junho e sempre passe protetor.

Uma dica que dou é intercalar caminhadas longas com momentos de descanso climatizado: vai bater perna por Battery Park?, então aproveita e dá um pulinho em Le District de Brookfield Place.

Vai atravessar a ponte do Brooklyn?, então já emenda em um almoço no mercado da TimeOut.

Para aproveitar o melhor de dois mundo, leve roupas confortáveis e práticas, até porque a gente geralmente passa a maior parte do dia caminhando.

Vou começar sugerindo alguns posts que combinam bem com o mês de junho, assim você já sabe onde pode continuar suas pesquisas de viagem:

Atividades de verão em Nova York

Fiz uma lista com algumas atrações que adoro fazer em Nova York e que acho que combinam bem com o mês de junho, umas com pegada primavera e outras com pegada verão.

Coloquei o link para compra do ingresso parcelado e em real ao lado, assim você não paga IOF e ainda consegue diluir a compra:

Nova York em junho de Williamsburg

Nova York fica cheia em junho?

Sim, Nova York é cheia em junho, não tão cheia quanto em julho, mas ainda assim é muita, mas muita gente!

Para você ter uma ideia da discrepância entre um mês e outro, em junho a cidade recebe uma média de 6,1 milhões de turistas gringos, mas em julho esse número pula para mais de 7,6 milhões!

É que como o verão só começa no fim do mês, e as férias escolares no mês seguinte, essa primeira fase do verão nova-iorquino, quando ele ainda se confunde com a primavera, é bem mais vazia e agradável.

Uma dica que dou é dar preferência para os hotéis mais próximos dos parques, assim você aproveita mais o que o verão tem de melhor – tirando o fato de que nos meses de junho, julho e agosto as tarifas são mais caras em Times Square:

Não deixe de ler sobre o Hotel Belleclaire, uma das minhas melhores dicas de onde ficar em Manhattan.

Hotel Belleclaire em Nova York
Hotel Belleclaire em Nova York

Junho é alta temporada em Nova York?

Sim, junho é alta temporada em Nova York.

Isso não significa que a cidade é tão cheia quanto em julho, mas junho é um mês extremamente disputado pelo turismo internacional.

Além do turismo interno, entre gringos cresce a demanda de gente querendo aproveitar o verão e ainda assim fugir dos preços altos de julho.

Como economizar em Nova York em junho?

Infelizmente não é todo mundo que tem acesso as melhores formas de economizar em uma viagem, como ficar hospedado na casa de amigos ou resgatar a passagem com milhas, mas existem outras maneiras ao alcance de todos, como antecipar gastos e ficar em contato com os serviços que você pretende consumir.

Dá para economizar em internet e celular quando você já sai do Brasil com um chip americano com internet ilimitada por menos de 40 dólares.

Dá para economizar na compra de ingressos se você compra com antecedência, até porque assim no momento da viagem as atrações, peças e shows já vão estar pagos enquanto você curte a viagem sem o grosso dos gastos.

Segunda dica para economizar na compra de ingressos: pesquise as atrações que você pretende conhecer.

Quem se planeja para conhecer mais de uma atração consegue preços muitos melhores quando compra um CityPASS ou um passe similar.

Dá para economizar em alimentação (essa dica eu morro de vergonha de dar, mas vamos lá): sabe o que faço quando quero comer em algum lugar como Olive Garden ou até mesmo restaurante local?

Eu entro no site do restaurante primeiro e espero ele soltar um pop-up me oferecendo desconto.

Sério, tente você também e depois me conta.

Por último, dá para economizar em compras: eu economizo fazendo compras pela internet, geralmente na amazon.com, mas vale colocar a viagem na véspera de algum feriado nacional, que é quando as lojas fazem queima de estoque.

Tem muito post no blog com dicas de compras nos Estados Unidos e tem o nosso guia de compras em Nova York.

Passeando de ônibus double decker em Nova York

Quais são os feriados americanos em junho?

Existe uma data importante em junho que você deve ficar atento caso esteja planejando uma viagem a Nova York:

  • 19 de junho de 2024: Juneteenth

Juneteenth celebra a liberdade em homenagem ao fim da escravidão. É um novo e importante feriado nacional, mas como esse ano ele cai em uma quarta, não teremos um feriadão.

O Dia dos Pais é sempre no terceiro domingo do mês, ou seja, esse ano ele cai no dia 16 de junho. Fique atento as promoções que rolam durante esse fim de semana.

Como é o clima em Nova York em junho?

Nova York é quente em junho, mas é um calor muito mais ameno do que em julho, pelo menos é um calor menor constante, de picos mais rápidos e isolados.

Eu sempre digo que a cidade se adapta muito bem ao clima, aliás, Nova York é famosa por se reinventar a cada estação com novas atrações que fazem com que a gente continue andando, independente do clima.

Para informações atualizadas sobre o clima de Nova York e as últimas previsões, acesse accuweather.com e procure pelo CEP do hotel onde você estará hospedado.

Temperaturas médias em Nova York em junho

As temperaturas médias de junho e julho são bem parecidas, a diferença é que em junho existem mínimas mais baixas:

  • Máximas: 26oC
  • Mínimas: 17oC

Chuva e neve em Nova York em junho

Junho é um mês que flerta tanto com a primavera quanto com o verão, e essa diferença fica mais clara para quem tem a oportunidade de visitar a cidade tanto na primeira quanto na segunda quinzena do mês.

Nova York apresenta uma média de onze dias com algum tipo de chuva em junho, podendo haver dois ou três dias de chuva moderadas, porém geralmente são “showers” isoladas e passageiras.

Não há neve em Nova York em junho.

O que vestir em Nova York em junho

Sempre tenha aquele casaquinho ou moletom, principalmente se você estiver visitando Nova York na primeira quinzena de junho, mas de forma geral use e abuse de roupas levas, óculos de sol e protetor solar.

Leve uma roupa menos descontraída se você pretende conhecer restaurantes e baladas menos turísticas que são inevitavelmente mais formais.

Eu passo o dia todo de bermuda e camiseta, além de tênis confortáveis e muito protetor no rosto.

A noite eu geralmente uso uma calça jeans e um sapato igualmente confortável, mas isso só se eu não fizer nenhuma caminhada longa, caso contrário continuo de tênis.

Não gosto de chinelo porque me incomoda e não consigo usar por muito tempo, mas tem muita gente que associa chinelo ao calor, principalmente americanos, aliás, americanos usam chinelo com calça jeans e camisa social, isso é muito comum nos Estados Unidos.

Principais eventos em Nova York em junho

Vale aproveitar o verão nova-iorquino para desbravar a cidade e curtir espaços públicos: a quantidade de eventos gratuitos é enorme, parques abrem para o público e Coney Island vira point, principalmente no terceiro sábado do mês.

  • Governors Island: a temporada de verão de um dos parques mais gostosos de Nova York começa em maio e termina em outubro.
  • Summer on The Hudson: vários píeres do Hudson River Park servem como palco para atividades recreativas, aeróbicas, esportivas e musicais durante esse evento gratuito que começa em maio e termina em setembro.
  • SummerStage: o maior evento público de música ao vivo de Nova York em um super palco montado no Central Park e em outros doze parques da cidade. Começa em junho e vai até agosto com quase cem shows gratuitos em diversas datas.
  • Bryant Park Film Festival: as datas das noites gratuitas de cinema no Bryant Park acontecem em junho, julho e agosto.
  • Tribeca Film Festival: o festival de cinema idealizado por Robert De Niro já é um dos mais importantes do mundo. Com pelo menos uma centena de exibições, algumas ao ar livre, o festival acontece na segunda semana de junho.
  • BRIC Celebrate Brooklyn! Festival: BRIC é o evento anual gratuito que começa na segunda semana de junho e termina só em meados de agosto. São dezenas de apresentações musicais no Prospect Park do Brooklyn.
  • Taste of Times Square: esse evento gastronômico em Times Square reune mais de cinquenta restaurantes das redondezas oferecendo alguns de seus melhores pratos, mas parece que a edição de 2023 não aconteceu.
  • Museum Mile Festival: na segunda terça-feira de junho, a “milha dos museus” vira um enorme quarteirão fechado com nove museus abertos de forma gratuita entre seis da tarde e nove da noite.
  • River To River Festival: a partir de segunda semana do mês, esse festival gratuito de artes e expressões cênicas ocupa diversos prédios da cidade por quase quinze dias de evento.
  • Coney Island Mermaid Parade: o desfile é o evento anual mais tradicional de Coney Island. Ele acontece todo terceiro sábado de junho.
  • NYC Pride: a parada do orgulho acontece sempre no último domingo de junho, mas durante todo o mês existem dezenas de eventos como baladas, shows e eventos de conscientização.
Gay Pride em junho em Nova York

Quais os melhores shows em Nova York em junho?

Infelizmente ainda é cedo para divulgar a agenda de shows de junho de 2024, mas fique de olho que esse post será atualizado assim que os primeiros nomes e datas forem anunciados.

Esses foram os shows de junho de 2023:

Principais shows na primeira semana de junho em Nova York

  • 3 de junho de 2023: Justin Bieber às 19h30 no Barclays Center (compre aqui!)
  • 3 de junho de 2023: NYC Philharmonic às 20h no Lincoln Center (compre aqui!)
  • 4 de junho de 2023: Coldplay às 19h no MetLife Stadium (compre aqui!)
  • 4 de junho de 2023: NYC Philharmonic às 20h no Lincoln Center (compre aqui!)
  • 5 de junho de 2023: Rufus Wainwright às 17h no City Winery (compre aqui!)
  • 5 de junho de 2023: Coldplay às 19h no MetLife Stadium (compre aqui!)
  • 6 de junho de 2023: Ringo Starr às 20h no Beacon Theatre (compre aqui!)
  • 7 de junho de 2023: Rufus Wainwright às 20h no City Winery (compre aqui!)
  • 7 de junho de 2023: Years and Years às 20h no Great Hall (compre aqui!)
  • 7 de junho de 2023: Bastille às 20h no Terminal 5 (compre aqui!)
  • 7 de junho de 2023: Ringo Starr às 20h no Beacon Theatre (compre aqui!)

Principais shows na segunda semana de junho em Nova York

  • 8 de junho de 2023: Rufus Wainwright às 19h no City Winery (compre aqui!)
  • 8 de junho de 2023: Ringo Starr às 20h no Beacon Theatre (compre aqui!)
  • 10 de junho de 2023: Billy Joel às 20h no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 10 de junho de 2023: Rufus Wainwright às 21h45 no City Winery (compre aqui!)
  • 13 de junho de 2023: Justin Bieber às 19h30 no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 14 de junho de 2023: Justin Bieber às 19h30 no Madison Square Garden (compre aqui!)

Principais shows na terceira semana de junho em Nova York

  • 15 de junho de 2023: Mandy Moore às 20h no Webster Hall (compre aqui!)
  • 16 de junho de 2023: Paul McCartney às 20h no MetLife Stadium (compre aqui!)

Principais shows na quarta semana de junho em Nova York

  • 18 de junho de 2023: The Lumineers às 18h30 no Forest Hills Stadium (compre aqui!)
  • 18 de junho de 2023: The Masked Singer National Tour às 20h no NJ Performing Arts Center (compre aqui!)
  • 24 de junho de 2023: Corinne Bailey Rae às 19h30 no Webster Hall (compre aqui!)
  • 28 de junho de 2023: Machine Gun Kelly às 20h no Madison Square Garden (compre aqui!)
  • 29 de junho de 2023: Leon às 20h no Brooklyn Steel (compre aqui!)
  • 30 de junho de 2023: Macy Gray às 20h no Blue Note (compre aqui!)
Justin Bieber no Madison Square Garden em Nova York em junho

Uma dica que sempre dou para quem não vai curtir nenhum show em Nova York é fazer o tour no Madison Square Garden.

Em uma hora e meia de tour você conhece as quadras, vestiários, sala de imprensa…

É bem legal a experiência!

Quais jogos e esportes acontecem em Nova York em junho?

Em junho você tem a chance de assistir partidas de MLB e NBA em Nova York, as Ligas de Baseball e Basquete:

  • MLB em Nova York: em junho os Mets e os Yankees estão a todo vapor na temporada de baseball.

+ Compre ingressos para os Yankees em dólar ou em real parcelado

  • NBA em Nova York: em junho os Knicks e os Nets podem ou não estar disputando as finais da NBA.

+ Compre ingressos para os Knicks em dólar ou em real parcelado

Os Yankees disputando o título da temporada na MLB
Os Yankees disputando o título da temporada na MLB

Quais os espetáculos da Broadway em junho?

Em junho os musicais da Broadway começam mais tarde, muitos deles às 20h, mas não se esqueça de conferir eventuais sessões de matinê às 14h ou 15h.

Separei os espetáculos mais populares da temporada por categorias: os mais tradicionais, os musicais da Disney, os mais concorridos da temporada e os espetáculos Off-Broadway.

Coloquei em azul os mais famosos e disputados:

Os musicais mais tradicionais da Broadway:

Os musicais da Disney:

Os mais concorridos da temporada:

Off-Broadway:

Tudo sobre os teatros da Broadway
Broadway em Nova York

Outras dicas para viajar a Nova York em junho

Não deixe de viajar protegido: use o cupom de até 15% off exclusivo para leitores do blog e cote vários seguros de viagem de uma só vez no Seguros Promo.

Se você precisa saber um pouco mais sobre seguro de viagem antes de comprar o seu, comece por aqui: Qual o melhor seguro de viagem para os Estados Unidos?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não comprar chip de viagem com internet ilimitada antes da sua viagem, leia: Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (lá tem cupom de desconto exclusivo também!).

Aproveite a chegada do verão e dê preferência aos passeios a céu aberto, caminhadas mais longas e aproveite para inserir o maior número de parques públicos no seu roteiro!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*