Muita gente aproveita o recesso de Carnaval para curtir uma semana de férias em Nova York em fevereiro, mesmo que a viagem incluia a troca do verão brasileiro pelo inverno nova-iorquino.

Bem, é frio, mas é seco: além da pouca chuva, é em fevereiro que a neve geralmente se despede.

Esse é o guia de fevereiro de 2024 em Nova York com tudo o que você precisa saber para se preparar e planejar sua viagem com informações atualizadas de lá, inclusive esportes, eventos musicais e espetáculos da Broadway.

Como é Nova York em fevereiro

De tudo que pode ser dito, a única certeza que temos é que Nova York em fevereiro é frio.

Pode ser mais ou menos frio em função de mudanças climáticas de última hora, como massas de ar quente que chegam e entram pelo Atlântico, mas haverá frio em fevereiro é certo.

Porém, o que você talvez não saiba, é que incerto é a neve, principalmente a partir da segunda semana do mês.

Com um céu mais cinza e clima de inverno, as pessoas tendem a optar por ficarem em uma mesma região e fazer o maior número de atrações próximas, se deslocando o mínimo possível, além de dar preferência para lugares fechados.

Como esse post é um resumo de tudo que acontece em Nova York durante o mês de fevereiro, essa é uma ótima forma de dar o pontapé inicial nos seus planejamentos de viagem.

Mesmo com dicas da temporada, informações práticas sobre o clima e uma lista de shows e eventos atualizada, você ainda assim irá precisar consultar outros conteúdos do blog para montar o seu roteiro de viagem.

Nova York no inverno vista do retrovisor do carro

Dicas para quem vai a Nova York em fevereiro

O problema do inverno não é o frio propriamente dito, mas senti-lo sem necessidade, e isso acontece quando a gente anda a esmo.

Em meses como janeiro e fevereiro eu sugiro dividir o roteiro em bairros, assim você marca todas as opções mais próximas ao redor de uma atração âncora fechada, como shopping, museu ou mercado.

Isso faz com que você economize tempo de deslocamento e faça trajetos mais inteligentes.

Ensinei a fazer roteiros aqui, e a se deslocar usando Google Maps aqui.

No mais, aproveite a agenda de eventos do post, fevereiro é um mês cheio de eventos que vale aproveitar, mas você precisa se preparar para eles, programe sua viagem com pelo menos três meses de antecedência.

Vou começar sugerindo alguns posts que combinam bem com o mês de fevereiro, assim você já sabe onde pode continuar suas pesquisas de viagem:

Atividades de inverno em Nova York

Fiz uma lista com algumas atrações que adoro fazer em Nova York e que acho que combinam bem com o mês de fevereiro.

Coloquei o link para compra do ingresso parcelado e em real ao lado, assim você não paga IOF e ainda consegue diluir a compra:

Summit One Vanderbilt
Summit One Vanderbilt

Nova York fica cheia em fevereiro?

Fevereiro é o mês mais vazio do ano em Nova York.

Ainda é inverno, mas já não tem a decoração e parte dos eventos das festas de fim de ano, então é de se esperar que a visitação caia.

Quando comparado a janeiro, em fevereiro Nova York deixa de receber uma média de 700 mil turistas estrangeiros, ou seja, são mais 300 mil quartos de hotéis disponíveis.

Por isso Nova York tem diárias mais convidativas em janeiro e fevereiro, então aproveite a queda nos preços para economizar ou conseguir disponibilidade em lugares mais centrais e geralmente mais caros:

Lembrando que já dei várias dicas de onde ficar em Nova York aqui no blog, mas uma dica que sempre dou e gosto muito é o Hotel Belleclaire que é barato, bem localizado e super charmoso.

Eu gosto das redondezas do Belleclaire, gosto dos bares e restaurantes que ficam todos muitos próximos e de chegar e sair dali de metrô sem nenhum perrengue.

Hotel Belleclaire em Nova York
Hotel Belleclaire em Nova York

Fevereiro é alta temporada em Nova York?

Não, fevereiro não é mês de alta temporada, pelo contrário, fevereiro é um dos meses mais tranquilos para se visitar Nova York.

Janeiro, fevereiro e março são meses onde a visitação internacional cai consideravelmente, sendo fevereiro o ponto mais baixo da curva.

Para aproveitar os melhores preços, organize-se o quanto antes e lembre-se que atrações, restaurantes e musicais fecham mais cedo.

Como economizar em Nova York em fevereiro?

Infelizmente não é todo mundo que tem acesso as melhores formas de economizar em uma viagem, como ficar hospedado na casa de amigos ou resgatar a passagem com milhas, mas existem outras maneiras ao alcance de todos, como antecipar gastos e ficar em contato com os serviços que você pretende consumir.

Dá para economizar em internet e celular quando você já sai do Brasil com um chip americano com internet ilimitada por menos de 40 dólares.

Dá para economizar na compra de ingressos se você compra com antecedência, até porque assim no momento da viagem as atrações, peças e shows já vão estar pagos enquanto você curte a viagem sem o grosso dos gastos.

Segunda dica para economizar na compra de ingressos: pesquise as atrações que você pretende conhecer.

Quem se planeja para conhecer mais de uma atração consegue preços muitos melhores quando compra um CityPASS ou um passe similar.

Dá para economizar em alimentação (essa dica eu morro de vergonha de dar, mas vamos lá): sabe o que faço quando quero comer em algum lugar como Olive Garden ou até mesmo restaurante local?

Eu entro no site do restaurante primeiro e espero ele soltar um pop-up me oferecendo desconto.

Sério, tente você também e depois me conta.

Por último, dá para economizar em compras: eu economizo fazendo compras pela internet, geralmente na amazon.com, mas vale colocar a viagem na véspera de algum feriado nacional, que é quando as lojas fazem queima de estoque.

Tem muito post no blog com dicas de compras nos Estados Unidos e tem o nosso guia de compras em Nova York.

Macy’s em Herald Square em Nova York

Quais são os feriados americanos em fevereiro?

Existem duas datas importantes em fevereiro que você deve ficar atento caso esteja planejando uma viagem a Nova York:

  • 12 de fevereiro de 2024: Lincoln’s Birthday
  • 19 de fevereiro de 2024 (terceira segunda-feira do mês): President’s Day

Lincoln’s Birthday não é um feriado nacional e por isso não é todo lugar que o celebra, mas no estado de Nova York ele faz parte do calendário oficial.

Muita gente confunde Lincoln’s Birthday com President’s Day, esse sim um feriado nacional, mas eles são duas coisas diferentes: Lincoln’s Birthday acontece sempre no dia 12 de fevereiro e o President’s Day na terceira segunda-feira de fevereiro.

Fevereiro não é um mês famoso pelas promoções em lojas, até porque ele vem imediatamente depois das queimas de estoque de fim de ano e de Martin Luther King Day, em janeiro.

Lembrando que lojas, peças e restaurantes não fecham durante os feriados, apenas repartições públicas.

Como é o clima em Nova York em fevereiro?

Nova York se adapta muito bem ao clima, aliás, Nova York é famosa por se reinventar a cada estação sem nunca deixar a peteca cair, mas mesmo com transporte subterrâneo, shoppings e mercados maravilhosos, não tem jeito, você vai sentir frio.

De toda forma, as médias históricas mostram que fevereiro tem se tornado um mês mais quente nos últimos anos, apesar de que as dicas para se proteger do inverno nova-iorquino não mudam: vista-se em camadas, use um casaco grosso por cima e proteja as extremidades.

Para informações atualizadas sobre o clima de Nova York e as últimas previsões, acesse accuweather.com e procure pelo CEP do hotel onde você estará hospedado.

Temperaturas médias em Nova York em fevereiro

Nova York tem ficado um pouco menos fria em fevereiro, mas as médias mínimas continuam abaixo de zero:

  • Máximas: 6oC
  • Mínimas: -2oC

Chuva e neve em Nova York em fevereiro

Nova York apresenta uma média de dez dias com algum tipo de chuva em fevereiro, sendo aproximadamente três dias de neve com intensidades variadas.

Esses números são muito parecidos com os de janeiro, a diferença é que a probabilidade de ver céu azul em fevereiro é um pouco maior do que em janeiro.

O que vestir em Nova York em fevereiro

Corredores de vento formados por arranha-céus fazem a sensação térmica despencar, então vista-se em camadas e proteja-se do vento.

Pronto, essa é a dica de milhões.

A segunda grande dica sobre como se vestir em Nova York no inverno é proteger as extremidades, ou seja, cabeça, mãos e pés.

Leia o meu post com dicas de roupas de inverno e não se esqueça de usar calçados impermeáveis em meses com incidência de neve.

Eu acho que você deveria investir em um bom casaco.

Preferencialmente de cor sóbria, assim ele combina com tudo e não chama atenção sempre que aparecer em fotos de dias diferentes.

Mostrei três tipos de casacos aqui em cima: o compacto de pluma de ganso (que até pode suportar o frio de fevereiro, mas você precisa estar com um moletom por baixo) e os casacos de chino que podem ser forrados com moletom, algodão ou outros tecidos quentinhos.

Tem gente que fica sem graça de usar gorro, luvas e cachecol, o que eu não entendo, porque não tem coisa pior do que sentir frio!

Não gosto de usar luvas porque preciso dos dedos para usar o celular o tempo todo (e perco elas na primeira meia-hora do dia), então eu geralmente escondo as mãos no bolso do casaco com um heating pad lá dentro (ou hand warmer, é a mesma coisa). 

Principais eventos em Nova York em fevereiro

Para movimentar o calendário de inverno da cidade, além das pistas de patinação no gelo, fevereiro em Nova York tem também NYC Restaurant Week e NYC Off Broadway Week.

  • Bank of America Winter Village at Bryant Park: a pista de patinação no gelo ao lado de Times Square é gratuita (apenas o aluguel dos patins é cobrado). O lançamento geralmente é no último fim de semana de outubro e a temporada só chega ao fim no primeiro fim de semana de março, mas ainda não foi anunciado o retorno do evento em 2023/24. Outras duas dicas de patinação no gelo em Nova York são as pistas do Central Park e da Rockefeller Plaza.
  • NYC Restaurant Week: geralmente no fim de janeiro e início de fevereiro acontece a versão de inverno do NYC Restaurant Week. Centenas de restaurantes oferecem menus com preço fixo de dois pratos no almoço e três no jantar.
  • Pictures Under The Palms: geralmente a partir da última semana de janeiro até a primeira ou segunda semana de fevereiro, as palmeiras do shopping Brookfield Place recebem uma verdadeira sala de cinema gratuita.
  • Super Bowl: a partida mais aguardada do futebol americano geralmente acontece em fevereiro e lembra um final de Copa do Mundo com o Brasil na disputa. Escolha um sports bar na cidade e não perca esse evento por nada!
  • New York Fashion Week: a Fashion Week de inverno acontece em fevereiro e movimenta festas, restaurantes e bares. A melhor forma de ficar por dentro do que acontece é acompanhando o Made.
  • Valentine’s Day: o Dia dos Namorados americano acontece no dia 14 de fevereiro e é uma celebração ao amor entre amigos, parentes e casais. A cidade se enfeita e os restaurantes oferecem menus especiais.
  • Lunar New Year Parade & Festival: o Ano Novo Chinês traz a famosa parada com danças e gastronomia chinesa, geralmente em fevereiro. A melhor forma de ficar por dentro do que acontece é acompanhando o Better Chinatown.
  • NYC Off Broadway Week: a versão Off Broadway de inverno do famoso evento bianual que vende dois ingressos pelo preço de um. Geralmente durante a segunda quinzena de fevereiro.
Broadway em fevereiro em Nova York
Broadway em fevereiro em Nova York

Quais os melhores shows em Nova York em fevereiro?

Infelizmente fevereiro não tem uma oferta muito grande de shows em Nova York, mas fique de olho que esse post será atualizado assim que novos nomes e datas forem anunciadas.

  • 2 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 14h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 3 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 20h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 8 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 19h30 no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 10 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 20h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 11 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 14h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 13 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 19h30 no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 15 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 19h30 no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 16 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 11h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 17 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 20h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 20 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 19h30 no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 22 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 19h30 no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 23 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 20h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 24 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 20h no David Geffen Hall (compre aqui!)
  • 29 de fevereiro de 2024: New York Philarmonic às 19h30 no David Geffen Hall (compre aqui!)
New York Philarmonic no David Geffen Hall do Lincoln Center
New York Philarmonic no David Geffen Hall do Lincoln Center

Uma dica que sempre dou para quem não vai curtir nenhum show em Nova York é fazer o tour no Madison Square Garden.

Em uma hora e meia de tour você conhece as quadras, vestiários, sala de imprensa…

É bem legal a experiência!

Quais jogos e esportes acontecem em Nova York em fevereiro?

Em fevereiro você tem a chance de assistir partidas de NFL, NHL e NBA em Nova York, as ligas de Futebol, Hóquei e Basquete:

  • NBA em Nova York: em fevereiro a NBA entra na segunda metade da temporada com os Knicks e os Nets

+ Compre ingressos para os Knicks em dólar ou real parcelado

  • NHL em Nova York: em fevereiro a NHL está a todo vapor com os Rangers e os Islanders

+ Compre ingressos para os Rangers em dólar ou em real parcelado

  • NFL em Nova York: em fevereiro acontece o Super Bowl – e você pode torcer para os Giants ou os Jets estarem na disputa!

+ Compre ingressos para os Giants em dólar

New York Giants

Quais os espetáculos da Broadway em fevereiro?

Em fevereiro os espetáculos da Broadway começam mais cedo, muitos deles às 19h, mas não se esqueça de conferir eventuais sessões de matinê às 14h ou 15h.

Separei os espetáculos mais populares da temporada por categorias: os mais tradicionais, os musicais da Disney, os mais concorridos da temporada e os espetáculos Off-Broadway.

Coloquei em azul os mais famosos e disputados:

Os musicais mais tradicionais da Broadway:

Os musicais da Disney:

Os mais concorridos da temporada:

Off-Broadway:

Rei Leão na Broadway

Outras dicas para viajar a Nova York em fevereiro

Não deixe de viajar protegido: use o cupom de até 15% off exclusivo para leitores do blog e cote vários seguros de viagem de uma só vez na Seguros Promo.

Se você precisa saber um pouco mais sobre seguro de viagem antes de comprar o seu, comece por aqui: Qual o melhor seguro de viagem para os Estados Unidos?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não comprar chip de viagem com internet ilimitada antes da sua viagem, leia: Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (lá tem cupom de desconto exclusivo também!).

Não se esqueça que em fevereiro a cidade recebe seus visitantes com temperaturas negativas, então dê preferência para os passeios cobertos e não inclua grandes caminhadas a céu aberto.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

2 COMMENTS

  1. Olá, Thiago! Estou querendo passar o meu aniversário em fevereiro! Mas, já olhei um blogueira falando que fevereiro é mês mais frio! Isso é verdade?
    Compensa ir nessa época mesmo? Ou melhor afiar um pouco?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*