Quando fui a Governors Island pela primeira vez eu nem contei aquilo como minha primeira visita: já era noite e eu tinha ido com uma turma de convidados para um evento do Google.

Fomos direto para um gramado todo iluminado onde rolou um happy hour.

Foi legal, mas não consegui conhecer nada!

Voltei em 2018 no primeiro dia da temporada (calma, vamos falar mais sobre isso) e adorei Governors Island, um parque flutuante colado em Manhattan.

Olha, pela experiência que tenho te digo que não tem como não gostar de parques flutuantes em Nova York: se envolve um passeio de barco, pode acreditar, geralmente funciona!

Governors Island em Nova York
Os portões de Governors Island em Nova York

Governors Island em Nova York

Governors Island é só um das centenas de parques públicos de Nova York, a diferença é que para visitá-lo não dá para caminhar até ele: tem que pegar o ferry que sai de um das docas de Battery Park.

Não se sabe exatamente desde quando Governors Island existe como ilha de apoio para o que acontecia no continente, mas existem registros que mostram que a ilha já era usada como base militar desde 1794.

O nome da ilha não homenageia nenhum “governador” inglês específico, mas quando os ingleses assumiram as terras holandesas eles disseram que aquela ilha seria dos “governadores de Sua Majestade”, ou seja, dos poderosos que eram responsáveis por instituições inglesas.

Só que muito antes disso os nativos já chamavam Governors Island de Paggank, ou Ilha da Noz, uma referência a quantidade de castanheiras ao longo de sua orla.

Governors Island em Nova York
Chegando na ilha no primeiro ferry do dia

Quando visitar Governors Island

Governors Island fica a menos de um quilômetro de distância de Battery Park em Manhattan, uma ilha que durante anos abria exclusivamente no verão.

Depois da pandemia, o New York City Department of Parks & Recreation decidiu tornar a temporada de funcionamento de Governos Island em permanente, ou seja, agora o parque não fecha em nenhuma época do ano.

Agora, a agenda de eventos de Governors Island é extensa, existem feiras, caminhadas, cursos, aulas e dezenas de atividades espalhas ao longo do ano.

Uma dica que dou é tentar encaixar alguns dos eventos de Halloween da ilha, passeios que geralmente são pagos e devem ser agendados com antecedência.

NYC Ferry
Olha os primeiros visitantes do dia se preparando para sair do ferry…
Governors Island em Nova York
… por que essas pessoas saem nessa pressa toda?
Governors Island em Nova York
Uhm, já sei: eles saem correndo para não pegar fila no aluguel de bicicletas, é para lá que todo mundo vai primeiro!
Parques de Nova York
Viu?
Thiago Khoury
As cadeiras vermelhas de Governors Island

Como chegar em Governors Island

Existem duas formas de se chegar em Governors Island: em um barco da NYC Ferry ou no barco oficial da ilha que funciona de domingo a domingo.

A diferença entres eles são:

  • O barco da ilha custa 4 dólares o trajeto completo, já o NYC Ferry custa 4 dólares cada perna;
  • O barco da ilha é gratuito até o meio-dia de sábado e domingo;
  • Como a volta só está inclusa nos barcos da ilha, quem vai de barco da ilha e volta de NYC Ferry tem que pagar duas vezes.

Lembrando que a linha Governors Island do NYC Ferry sai exclusivamente do Píer 11 de Manhattan. Clique aqui para ver os horários.

Já o ferry oficial da ilha (eles chamam de “Trust-operated”) saí tanto de Battery Park quanto do Brooklyn Bridge Park e de Red Hook. Clique aqui para ver os horários.

Bom, e onde pegar os ferries?

Para o ferry oficial da ilha basta pegar a linha 1 do metrô e descer na estação South Ferry.

Você irá sair do subsolo em frente ao ferry para Staten Island, mas o ferry para Governors Island fica ao lado.

As linhas R e W param em uma estação ao lado chamada Whitehall St.

Para pegar o NYC Ferry você pode pegar essas mesmas linhas e descer nessas mesmas estações, depois é só ir caminhando em direção o Píer 11.

Uma dica que dou é só localizar pelo Google Maps, mas para isso você precisa de um celular com internet.

Thiago Khoury
O lugar é lindo vai… Surra de selfies, prepare-se!
Food trucks em Nova York
Existem vários food trucks em duas regiões da ilha
Thiago Khoury
Olha eu fazendo cara de paisagem…
Governors Island em Nova York
… de bicicleta a gente dá a volta na ilha rapidinho
Manhattan
O melhor são as fotos lindas que a gente tira de Manhattan

O que fazer em Governors Island

O mesmo que a gente faz em um parque qualquer de Nova York: anda, come, toma sol, tira foto e conversa.

Outra coisa que você pode fazer é alugar uma bicicleta (com um, dois ou até seis assentos), ou levar as crianças para brincar naquelas áreas molhadas, então vale levar uma toalha.

Fiz uma listinha com sete dicas para quem curte passeios bem mais concretos do que esses:

  • Deitar e ver o tempo passar em uma das redes de Hammock Grove, enquanto isso as crianças podem subir e descer nas cordas do play ao lado;
  • Por falar em crianças, tem outro play bem legal chamado Slide Hill;
  • Procure pela plantação de lavandas, a única da cidade;
  • Essa dica eu sou louco para por em prática: agora tem como se hospedar na ilha!;
  • Aproveite um dos walking tours, inclusive passe por alguns dos monumentos da ilha, como Fort Jay e Castle Williams;
  • O spa QC NY tem uma unidade aberta todos os dias da semana na ilha, você pode fazer uma massagem ou só curtir a sauna;
  • Tem um bar ali com cervejas artesanais, chope local e vinhos, chama Carreau Club.

E você, já conhece Governors Island? Qual o melhor parque de Nova York que você conhece?

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*