Update: 11 de dezembro de 2016

Sacré Coeur, o segundo ponto turístico mais visitado de Paris, começou a ser construída em 1875, mas só abriu as portas 30 anos depois, em meados de 1914. Sacré Coeur começou igreja e ganhou o status de basílica com o fim da Primeira Guerra, lá nos idos de 1919.

Sacre Coeur Funicular

Sacre Coeur Funicular

O funicular da Sacré Coeur, que nas fotos aparece sendo visto de cima, é tão antigo quanto ela: inaugurado em 1900, foi reconstruído em 1935 e passou por uma grande recauchutada em 1991.

São pouco mais de 100 metros de percurso em 90 segundos de viagem, além de mais de dois milhões de passageiros por ano.

Sacre Coeur

Sacre Coeur

O tipo de pedra utilizada na construção faz com que ela continue branquinha por fora, independente do passar dos anos ou da incidência de pó, poeira e poluição.

Desenhada por Paul Abadie, o arquiteto francês responsável pela restauração da Notre-Dame, também em Paris. O lado triste da história é que Abadie morreu em 1884, muito antes da Basílica estar oficialmente pronta:

Sacre Coeur

Sacré Cœur tem 35 metros de profundidade, 85 metros de largura e 83 metros de altura. Ela parece ainda maior por estar no ponto mais alto de Paris.

Sacre Coeur

Para entrar na Basílica você não paga nada e ela passa a maior parte do dia aberta, entre 6:00 e 22:30.

O domo também permite visitação, mas assim como os boatos de que é possível descer pelas criptas, não existem informações oficiais disponíveis na internet. É chegar, torcer e tentar (update: na verdade agora já existem algumas informações em português sobre a visitação ao domo e as criptas, não é tudo o que você precisa mas já é algum começo).

Sacre Coeur

Sacre Coeur

E essa é a entrada do funicular: viu que também tem uma escada logo ao lado dele? Então, a decisão de pagar ou não pela subida cabe a você e as suas panturrilhas!

Logo em frente ao funicular você encontra um banheiro público e, na outra calçada, uma sorveteria Häagen-Dazs – ambos muito úteis em momentos de desespero!

Sacre Coeur Funicularie

A embasbacadora Sacré Coeur, em Paris, abre todos os dias da semana entre às 6:00 e 21:00.

Quantas vezes você já foi?

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Paris? Selecionei algumas opções no Marais, que é o bairro que gosto mais, inclusive sugiro o Hôtel Duo que é barato e bem localizado. Para quem curte, selecionei também algumas opções no Quartier Latin.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*