Apesar do calor, outubro continua sendo uma das melhores épocas para visitar Orlando, e um dos motivos principais ainda é o Epcot International Food and Wine Festival.

Pode ser impressão minha, mas acho que só comida consegue atrair tanta gente assim – aliás, eu evitaria colocar Epcot em meu roteiro em um sábado ou domingo durante o Food and Wine.

E essa foi a primeira dica do post. Vamos para as outras.

Epcot-20-Food-and-Wine
O Brasil faz parte do Food and Wine desde 1996

O que é o Food and Wine Festival de Epcot?

Desde a sua primeira edição em 1995, o Epcot International Food and Wine Festival é o maior evento gastronômico de Orlando.

Durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, Epcot recebe dezenas de tendas com vinho e comidas típicas de todo o mundo, além de uma série de apresentações musicais no pavilhão dos Estados Unidos no World Showcase.

Essa é uma oportunidade maravilhosa de conhecer Epcot, principalmente se você conseguir encaixar sua visita em um dia menos quente entre segunda e quinta.

Para saber mais sobre o Food and Wine desse ano, clique aqui.

O que fazer no Food and Wine de Epcot?

O Food and Wine é uma verdadeira experiência gastronômica, mas se você não curte a ideia de experimentar comidinhas inusitadas de outras partes do mundo é possível curtir o parque como em um dia qualquer.

Durante os meses do Food and Wine, o World Showcase de Epcot recebe quase trinta representações gastronômicas de diferentes países do mundo, inclusive do Brasil.

Essas comidinhas variam entre cinco e sete dólares e arrastam verdadeiras multidões que esperam ansiosamente para testar o menu que sofre alterações a cada edição.

Das comidinhas disponíveis, existe um roteiro entre elas chamado de Emile’s Fromage Montage com dez das opções que levam queijo ou são feitas à base de queijo.

Quem experimentar pelo menos cinco dessas opções, e colecionar os respectivos carimbos, consegue resgatar um prêmio.

Existem outras atrações que funcionam como “caça ao tesouro”, mas além da comida, do vinho e das interações gastronômicas com chefs convidados no Festival Center, existe o Eat To The Beat, uma série de apresentações de bandas antigas no palco dos Estados Unidos do World Showcase.

Brasil no Epcot International Food and Wine Festival
Moqueca de tilápia na tenda do Brasil…
Brasil no Epcot International Food and Wine Festival
… e ainda tinha duas unidades de pão de queijo

Vale a pena participar do Food and Wine de Epcot?

Quem curte a ideia de participar de um festival gastronômico não pode perder a oportunidade de visitar Epcot nas datas em que o Epcot International Food and Wine Festival acontece.

Como se trata de um festival que faz parte do ingresso do parque, não existe nenhum custo que não seja o valor do que você pretende comer.

O que você não pode deixar de fazer é se perguntar qual o seu real interesse em aproveitar o Food and Wine.

Digo isso porque, da mesma forma que é possível conhecer o parque normalmente, como em um dia qualquer, é possível dedicar um dia inteiro a peregrinação entre barraquinhas.

O que muda em Epcot durante o Food and Wine?

De maneira geral, durante os festivais de Epcot, não é feita nenhuma mudança na estrutura do parque – então você pode aproveitá-lo como em um dia qualquer.

Ou seja, as atrações, o espetáculo de encerramento e o horário de funcionamento do parque são os mesmos.

Porém, existe uma diferença significativa durante o Epcot International Food and Wine Festival, principalmente durante os fins de semana: o público muda.

O World Showcase de Epcot já é uma alternativa mais adulta e especialmente focada em gastronomia, mas durante o Food and Wine isso fica ainda mais evidente.

Outra diferença significativa é que o parque fica visivelmente mais cheio, principalmente nos dias em que bandas famosas se apresentam no Eat To The Beat.

Por isso, mesmo que o festival só traga novas oportunidades e não elimine nada que o parque já ofereça, o Food and Wine consegue mudar bastante o clima de Epcot.

Como aproveitar o Food and Wine de Epcot?

Quem tem o intuito de curtir um dia cultural em Epcot e aproveitar ao máximo tudo que o Epcot International Food and Wine Festival oferece precisa estar disposto a abrir mão de algumas atrações tradicionais de Future World.

Isso porque a depender da lotação do parque, algumas tendas podem ter filas de mais de uma hora.

É por isso que as pessoas bebem mais do que imaginavam beber: grande parte do vinho e da cerveja do parque é consumido enquanto se espera a comida!

E não deixe de pegar o passaporte com todas as comidinhas disponíveis na edição, assim você pode ir colecionando carimbos à medida que experimenta novos pratos, principalmente os participantes do Emile’s Fromage Montage.

Se você está viajando com família e crianças, provavelmente irá fazer ao menos uma brincadeira de “caça ao tesouro”, como Remy’s Ratatouille Hide ‘n’ Squeak Scavengere ou Pluto’s Pumpkin Pursuit.

Que tipo de comida é servida no Food and Wine de Epcot?

Toda a comida do festival é servida nas Marketplace Booths, as tendas montadas ao longo do World Showcase.

Como existem quase trinta tendas e apenas onze países em Epcot, o número de países contemplados pelo Food and Wine é muito maior – e servido opções “quick service” por valores bem mais acessíveis do que estamos acostumados.

Toda comida servida durante o Food and Wine é elaborada por chefs locais, então o intuito é servir algum tipo de comida típica regional adaptada para um paladar mais internacional.

Bem, nem sempre isso funciona: em 2013 o Brasil contribuiu com um prato de vieiras.

Juro. Vieiras!

Filé mignon no Canadá
DSC04734
Empanada de carne na Patagônia

Festival Center no Wonders of Life

Uma das coisas que adorei conhecer foi o Festival Center no antigo Wonders of Life, bem pertinho da Mission Space.

Esse ano o espaço funcionou como um centro de palestras, aulas e debates.

Muito chef famoso cozinhou ao vivo e muita gente comprou mais de cinquenta rótulos de vinhos que normalmente não são vendidos no parque.

Tenho uma última dica para dar: tenha paciência, você enfrentará filas.

Durante o Food and Wine são esperados visitantes do mundo todo, o parque estará lotado e com dezenas de grupos de… americanos.

Sim, durante o Food and Wine é muito comum ver verdadeiras excursões de marmanjos uniformizados bebendo em cada uma das tendas.

O seu menor problema nesse dia será as filas das atrações.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.

  Não sabe o que fazer em Orlando? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos para os parques e outras atrações, como museus, city tours e passes turísticos, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*