Vamos falar sobre Eataly em Nova York?

Eataly é um mercado italiano com mais de quarenta lojas espalhadas pelo mundo, sendo duas delas em Manhattan.

Quando fui ao Eataly de Nova York pela primeira vez, quase quatro meses depois de sua inauguração, ainda era muito difícil chegar sequer próximo da porta, as pessoas começavam a formar filas horas antes da abertura da loja.

Hoje já não é nenhum perrengue passear ou fazer compras de supermercado no Eataly de Nova York, mas mesmo com duas unidades em Manhattan sugiro que você tenha uma reserva se quiser jantar ou almoçar em um de seus restaurantes.

Eataly em Nova York
Eataly em Nova York

Como é o Eataly de Nova York

Eataly é um mercado italiano que se propõe a reunir toda experiência gastronômica italiana em um mesmo lugar.

É por isso que Eataly vai além da venda dos ingredientes que constam na receita: Eataly ensinar a fazer, cozinha o que faz e ainda vende o que é necessário para servi-la.

O ambiente é o mesmo de um mercado americano em uma região nobre da cidade, mas a maioria absoluta de seus produtos são italianos e você pode aprender mais sobre eles ali mesmo ou almoçar e jantar em um de seus restaurantes.

Eataly Flatiron District
Os restaurantes ficam ao longo do mercado

Desde sua inauguração o Food Lover’s Guide da Zagat elege Eataly como o melhor mercado de Manhattan.

Logo na entrada a gente vê o manifesto italiano que defende a teoria de que comida foi feita para comer, comprar e aprender.

É por isso que existem cinco restaurantes que promovem cursos, palestras e workshops sobre culinária e assuntos relacionados à milenar arte do empanturrar-se!

Como chegar no Eataly de Nova York

Existem duas unidades do Eataly em Nova York: a primeira e mais tradicional em Flatiron District e uma segunda no novo Westfield World Trade Center em Financial District.

Para chegar no Eataly de Flatiron você pode pegar as linhas N, Q, R e W e descer na estação da 23rd Street.

Para chegar no Eataly do Westfield de Financial District você pode pegar a linha 1 e descer na estação WTC Cortlandt.

Qual o melhor Eataly de Nova York

Pensei em fazer o isentão e dizer que cada um tem o seu charme, o que não deixa de ser verdade, mas o Eataly de Flatiron District é maior e mais charmoso, parece um mercado de fato, o que contribui com o charme da experiência.

Já o Eataly Downtown é anexo ao Westfield World Trade Center e uma de suas entradas principais é através do shopping, então ele não tem pinta de mercado, pelo contrário, a sensação é a mesma de entrar em uma loja da Zara.

Por último, apesar de ser mais novo, Eataly Downtown é menor e conta com apenas três restaurantes, sendo que só o Osteria della Pace é realmente diferente de todos os outros, já que ele funciona em uma sala separada do mercado.

Eataly de Nova York
Eataly de Flatiron District em Nova York

Quais são os restaurantes de Eataly?

Existem seis restaurantes com serviço completo de mesa no Eataly de Flatiron District, mas vou falar primeiro sobre os cinco que ficam ao longo do piso principal:

  • Manzo
  • La Piazza
  • Il Pesce
  • La Pizza and La Pasta
  • Il Pastaio di Eataly
Eataly de Nova York
Eataly é um mercado completo com açougue, peixaria e cogumelos

Faça sua reserva online nos restaurantes que aceitam reserva prévia ou coloque seu nome na lista de espera dos restaurantes que funcionam por ordem de chegada.

Vou falar um pouquinho sobre cada um deles:

  • Manzo (todos os dias, de 11h30 às 22h)

Manzo é o restaurante mais formal de Eataly. Sua especialidade é misturar culinária italiana com carnes nobres americanas. Cardápio completo (almoço e jantar) e o melhor menu de sobremesas de lá.

  • La Piazza (de segunda a sábado de 11h às 22h, domingos de 11h às 21h30)

La Piazza é a experiência mais descontraída e uma das mais agradáveis, é um happy hour sem reservas. No cardápio uma mistura de salames, queijos e outros aperitivos crus. As pessoas socializam de pé ou dividem pequenas mesas com bancos de bar.

  • Il Pesce (de segunda a sábado de 11h às 22h, domingos de 11h às 21h30)

Il Pesce é referência em frutos do mar, mas é um espaço pequeno, fica nos arredores de La Piazza. Ponha seu nome na lista e comece a beliscar ou tomar um vinho enquanto não chega sua vez de sentar. O peixe do dia aparece escrito no quadro negro.

  • La Pizza and La Pasta (de segunda a sábado de 11h às 22h30, domingos de 11h às 22h)

La Pizza and La Pasta é o que agrada a gregos e troianos: cardápio com massas frescas produzidas na casa e as disponíveis nas prateleiras do mercado. As pizzas possuem tamanho único e individual com massa rossopomodoro importada de Napoli.

  • Il Pastaio di Eataly (de segunda a sexta de 12h às 15h)

Il Pastaio di Eataly é um restaurant-bar com cardápio de massas frescas preparadas pelo chef enquanto as pessoas chegam. Coloque o seu nome na lista assim que chegar.

Eataly de Nova York
Compras de supermercado no Eataly em Nova York

Birreria, o rooftop de Eataly

O sexto restaurante com serviço de mesa em Eataly é o Birreria no rooftop do prédio onde o mercado funciona.

Você já deve ter ouvido falar sobre ele, que realmente é lindo, mas com relação ao cardápio propriamente dito eu sempre acho que fica algo a desejar, nunca saí completamente satisfeito de lá.

Bom, vamos por partes: durante muito tempo Birreria foi só uma cervejaria artesanal no 14o andar de Eataly com vista para o gramado do Madison Square Park, onde surgiu o primeiro Shake Shack de Nova York.

Há uns dois ou três anos Birreria virou uma cervejaria temática que muda de ambientação, cardápio e proposta a cada estação do ano.

É por isso que durante sua viagem Birreria pode se chamar Serra, Baita ou outros nomes que fazem menção a temporada do ano na Itália.

A cada estação a decoração fica ainda mais incrível do que a anterior, o restaurante vira um verdadeiro cenário para selfies e, a comida, bem, a comida não me agrada de forma alguma, infelizmente.

Acho tudo muito caro, pequeno e inusitado demais.

Pizza napolitana no Eataly em Nova York

Dicas para aproveitar ao máximo Eataly em Nova York

A primeira dica que dou é lembrá-lo que existem outros lugares que servem comida em Eataly, porém sem serviço de mesa.

Essa é uma ótima forma de comer ali sem precisar planejar um almoço ou jantar com muita antecedência.

Atualmente existem existem cinco restaurantes com serviço de balcão no Eataly de Flatiron District:

  • La Pasticceria (doces e sobremesas)
  • Alla Pala (fatias de pizza e taças de vinho)
  • Rosticceria e Panini (sanduíches)
  • La Focaccia (tradicional pão temperado italiano)
  • Il Gelato (sorvetes)
  • Cannoli e Bomboloni (tradicionais sobremesas italianas)

Segunda dica: se você não tem uma reserva, nunca chegue em Eataly com fome ou você provavelmente irá sair de lá para comer no Shake Shack que fica logo em frente.

Eataly, principalmente o de Flatiron District, é um lugar cheio e sempre envolve alguma espera!

Aliás, uma terceira dica que dou é nunca deixar para jantar depois da Broadway porque os restaurantes de Eataly fecham cedo independente da época do ano.

Por último, deixe para conhecer Eataly sem pressa, com tempo para passear pelos corredores e bater perna por eles antes de escolher onde comer.

O melhor momento para fazer isso é de segunda a quinta no meio da tarde.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*