Outro dia me perguntaram se alugar carro na Austrália é tão fácil quanto nos Estados Unidos, e a resposta é sim, minha experiência foi a melhor possível: pela Rentcars.com aluguei um Toyota 1.6 automático em menos de 5 minutos, sem nenhum mistério.

O que você deve estar se perguntando é se é difícil dirigir Austrália por causa da mão inglesa, com o volante do lado direito do carro e o câmbio do lado esquerdo do motorista.

E pelo incrível que pareça a resposta é não: dirigir na Austrália não é tão complicado como parece.

Se a sua preocupação for a mão inglesa, relaxa, você não vai ter muita dificuldade dirigindo na Austrália.

Como dirigir na mão inglesa

Quando planejei minha primeira viagem à Austrália lembro de dizer que eu não tinha a menor pretensão de dirigir onde houvesse mão inglesa.

Agora sei que isso é medo de principiante: foi engraçado nos três primeiros minutos, mas foi só pegar a estrada para Byron Bay que eu logo me acostumei.

Olha o carro que aluguei no aeroporto de Gold Coast:

Alugando carro no aeroporto de Gold Coast

Já no pátio de aluguel de carros do aeroporto de Gold Coast fui caminhando em direção aos carros da categoria que escolhi…

Alugando carro no aeroporto de Gold Coast

No começo é engraçado sentar ao volante do lado direito do carro

Nem meu pai acreditou, mas todo o treinamento que tive na temida mão inglesa deve ter durado menos de cinco minutos, o tempo necessário para achar a saída do estacionamento do aeroporto.

Preparei uma listinha com cinco dicas essenciais para dirigir na Austrália e em outros países de mão inglesa pela primeira vez:

5 dicas para dirigir na Austrália

Se eu tivesse que resumir toda a minha experiência em poucas linhas eu daria cinco conselhos para quem está prestes a dirigir na Austrália (mas o primeiro é provavelmente o mais importante deles):

  • Sempre alugue um carro automático, assim destros não irão se atrapalhar ao passar as marchas e você poderá dedicar toda a sua atenção ao que mais importa: a direção.
  • Para dirigir na Austrália pense constantemente em tudo que você está fazendo para conseguir fazer o oposto do que você faria: se normalmente você pegaria a faixa da direita, agora você provavelmente deverá pegar a da esquerda.
  • Sempre repita “ande na esquerda”, como um mantra. Essa é a forma mais fácil de criar um novo hábito.
  • Se possível, ande com um copiloto. Ele deve não só seguir o Google Maps como antecipar as próximas conversões – e o mais importante: copiloto que é copiloto não diz “vire a direita”, ele diz “vire a direita e caia na faixa da esquerda”.
  • Em uma rotatória dê preferência para quem já está nela, mas, diferente do Brasil, lá a gente dá passagem para os veículos vindo da direita e não da esquerda.

Dirigir na Austrália

Olha eu dirigindo com volante do lado direito!

Dirigir na Austrália

Essa é estrada que liga Gold Coast e Byron Bay. Fiz a viagem em pouco menos de uma hora

Dirigir na Austrália

Pelo menos as distâncias são dadas em km

Posso dirigir na Austrália com carteira de motorista brasileira?

Quem vai para Austrália com visto temporário de turismo pode usar a carteira de motorista brasileira sem problemas desde que para viagens de até três meses.

Para viagens mais longas você precisa solicitar uma carteira de motorista australiana “temporária” no estado em que você pretende dirigir.

Supondo que sua viagem irá durar menos de três meses você irá precisar de sua carteira de motorista e de uma tradução juramentada para dirigir na Austrália. Essa tradução pode ser a própria PID, ou Permissão Internacional Para Dirigir.

É infinitamente mais inteligente correr atrás de uma PID (que pode ser usada em outras viagens) do que pagar por uma tradução juramentada australiana.

Mesmo que as locadoras checam apenas o passaporte como documento de comprovação de identidade no ato da locação, vale lembrar que em uma situação onde você é parado pela polícia seria necessário apresentar três documentos:

  • Passaporte que comprova sua situação como turista,
  • Carteira Nacional de Habilitação que comprava sua habilitação,
  • PID (ou tradução juramentada) que faz com que o oficial entenda o que está escrito na sua CNH brasileira.

Aqui eu dou todas as dicas de como tirar a sua PID:

+ Como tirar a Permissão Internacional Para Dirigir (PID)

Últimas dicas

Vale dizer que em todo território australiano, independente do estado, dirigir alcoolizado é crime grave! O limite de concentração de álcool é o mesmo do Brasil, 0,05%.

Outra coisa: apesar de ser incrivelmente mais tranquilo do que você imagina, a gente tem uma tendência a deixar o carro ir sem que percebamos para a esquerda, então, fique atento e permaneça dentro dos limites da faixa.

Por último, não deixe de sair do Brasil com um chip de celular com internet. Não tem coisa mais prática do que poder jogar uma rota no Google Maps ou poder ligar para o seguro em caso de aperto.

Se você quiser ler mais sobre a Rentcars.com leia o meu post sobre esse comparador de locadoras que é parceiro antigo do blog:

+ Como alugar carro pelo menor preço com pagamento parcelado

E essas são algumas das minhas dicas de onde ficar na Austrália:

+ Onde ficar em Sydney? Veja onde me hospedei em Sydney!

+ Onde ficar em Melbourne? Veja onde me hospedei em Melbourne!

+ Onde ficar em Gold Coast? Veja onde me hospedei em Gold Coast!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*