Se por um lado a gente tem toda aquela obrigação turística de encarar um passeio pela Guinness, de outro tem um tal de Jameson que nem todo mundo conhece, mas é um dos whiskies mais vendidos do mundo e também vem de Dublin.

Decidi dar um pulinho na fábrica e achei o programa mais complexo de Dublin: a primeira metade é desesperadoramente monótona, mas a segunda é bem gostosa, pena que é tão rápida que a gente não sabe se levanta ou se espera por algo mais.

Pode levantar. Não tem nada depois.

dublin-jameson-06

A entrada da destilaria, a principal atração da Smithfield Square, a vila da Jameson

 

Old Jameson Distillery em Dublin

Um pouquinho de Guinness, um pouquinho de Jameson

Fui para a destilaria caminhando da minha dica de hospedagem em Dublin. O início do caminho é bem parecido com o caminho de quem segue para a Guinness, mas chegando na Christchurch você deixa de seguir em linha reta e vira a direita na Winetavern Street.

Depois é só seguir em frente até a Old Jameson Distillery. Foram menos de 20 minutinhos de caminhada.

Quem já foi na Guinness vai perceber que a Jameson é bem menor, até porque eles estão ali desde 1780 e de lá para cá muita coisa mudou. Diferente da cervejaria, a distilaria Jameson oferece um tour guiado, por isso independente do que você faça a duração do passeio nunca extrapola 75 minutos, sendo que os dez primeiros são para a exibição de um curta que é uma introdução ao início dos negócios da família lá nos idos do século 19.

Spoiler: é insuportavelmente chato.

dublin-jameson-15-02

dublin-jameson-16-02

Passeando pela lojinha encontrei whiskies variando entre 40 e 400 euros

dublin-jameson-21-02

dublin-jameson-22-02

Camisetas prensadas que cabem no bolso, é só deixar de molho que elas voltam ao tamanho real

Depois começa o tour propriamente dito. Eu tive o azar de pegar uma mocinha sem o menor gingado: com a pior dicção da história das dicções ela tinha aquela péssima mania de tratar um bando de marmanjos como se estivéssemos em uma excursão da escola.

Para piorar ela esperava que todos entrassem em uma determinada sala antes de dar início ao seu discurso, o que gerava um silêncio constrangedor enquanto ela esperava, parada em stand by, até que a última pessoa passasse pela porta.

Só depois ela abria um sorriso assustador e encarnava o personagem mais uma vez. Todas as esperas foram desesperadoras.

dublin-jameson-31-02

dublin-jameson-34-02

O tour guiado pela mocinha sem nenhum carisma é uma mistura de passeio pela Disney com a história do processo de criação da bebida. O que realmente guardei de todo o passeio é que durante a destilação um dedo do que iria para a garrafa é evaporado e se perde pela fábrica.

Esse pouquinho que perfuma toda a fábrica eles chamam de “the angel share”.

dublin-jameson-25-02

dublin-jameson-26-02

Para quem se amarra em um lustre inusitado esse é incrível

dublin-jameson-48-02

O bar do saguão, pena que não pode receber muitas pessoas ao mesmo tempo

Old Jameson Distillery faz parte de uma vila com albergue e restaurante que é um charme só. Claro que não é tão bem localizado enquanto forma de hospedagem como outros albergues da cidade, mas a vila Smithfield Square é um encanto.

No restaurante o café da manhã irlandês é servido nas versões simples, por 5,95 euros, e completa, por 9,95. Não lembro muito bem a diferença entre elas, mas ambas são enormes. Ou você pode escolher uma fatia de bolo, que é o que brasileiro geralmente faz.

dublin-jameson-04-02

Smithfield Square é cercada pela entrada da destilaria, pelo albergue Generator e pelo Christophe’s Cafe

O prato com ovo frito é do café irlandês simples

Bem, a melhor parte do passeio vem agora, quando eles tentam cativá-lo com um teste cego que conquista até quem geralmente não bebe nada.

Na verdade é um teste parcialmente cego porque eles dão todos os indícios de que na nossa frente tem um copo do americano Jack Daniels, um do escocês Johnnie Walker e um do whisky da casa. Como o Jameson é o único triplamente destilado ele é realmente diferente de todos os outros.

dublin-jameson-43-02

Antes de começar a degustação eles oferecem um copo de Jameson que pode ser puro, com gelo, com gengibre…

dublin-jameson-44-02

dublin-jameson-47-02

Depois vem o teste cego, inicialmente tampado por uma cartolina

Acontece que a ordem proposta, as coisas que são ditas e também o tamanho dos goles (ela chega a dizer, “apenas mole os lábios” ou “vire tudo de uma só vez”) fazem com que você saia de lá realmente apaixonado pelo Jameson.

Enfim, foram 75 minutos de passeio, mas só os últimos quinze realmente valem a pena.

Old Jameson Distiller

Bow Street, Smithfield Village

Todos os dias, inclusive feriados, de 9:00 às 18:00. Nos domingos abre às 10:00

O blog foi gentilmente convidado pela atração

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Dublin? Já fiquei no Jurys Inn e recomendo - é simples, mas é barato e bem localizado. Procure também outras opções em Temple Bar, o bairro boêmio que é ótimo para quem está com amigos.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*