Alugar carro em Honolulu e dirigir no Hawaii não tem nenhum mistério.

Quem acompanhou minha viagem sabe que minha experiência foi apenas na ilha principal, Oahu, por isso vale deixar claro que não faço a menor ideia de como seria ou qual a necessidade de alugar carro nas outras ilhas do Hawaii.

Nesse post irei falar exclusivamente sobre como alugar carro e dirigir em Honolulu, Oahu.

Como alugar carro em Honolulu, Oahu

Escolhi fazer como sempre faço: aluguei meu carro na Alamo através do buscador Rentcars.com com retirada e devolução no próprio aeroporto, ou seja, fiquei motorizado do início ao fim da viagem.

Eu sabia que seis locadoras ficavam dentro do aeroporto e todas as outras ficavam muito próximas, mas escolhi a Alamo sem saber se ela era uma dessas seis ou não.

Bem, não era: só Advantage, Avis, Budget, Enterprise, Hertz e National ficam literalmente dentro do aeroporto, mas Alamo e todas as outras ficam muito próximas, para chegar até elas é só desembarcar, seguir as placas em direção ao shuttle que liga o aeroporto a elas.

Alugar carro e dirigir no Hawaii
O pátio da Alamo anexo ao aeroporto de Honolulu
Alugar carro e dirigir no Hawaii
Recebi um upgrade de categoria sem pagar por isso

Não me arrependo de ter escolhido a Alamo de forma alguma, não estar no aeroporto não fez muita diferença: o preço é melhor, eles sempre dão upgrades gratuitos, o guichê eletrônico com atendimento em português é muito prático e sei que eles tem um atendimento super humano caso você precise.

Outro ponto positivo é que a Alamo é a única locadora de Kapolei – e, olha a sorte, ela fica logo no Aulani, onde me hospedei.

Só não se esqueça que ao devolver o carro você deve jogar o endereço da locadora no Google Maps e não o do aeroporto. O endereço aparece em destaque no documento de locação.

Outra coisa que vale dizer é que a Alamo da região do aeroporto só abre às cinco da manhã.

Eu cheguei às 4h50, esperei dez minutos dentro do carro e o processo de devolução durou menos de 30 segundos.

Como meu voo era às sete da manhã fiquei apreensivo com relação ao tempo, mas lembro que cheguei no portão de embarque uns 30 minutos antes de começarem a chamar.

Alugar carro no aeroporto de Honolulu
Nã precisa alugar GPS, é só viajar com um chip americano e ter um suporte para celular
Alugar carro no aeroporto de Honolulu
Essa placa do Hawaii é a única que a gente só vê no Hawaii (até porque ninguém atravessa a divisa de carro)

Precisa alugar carro no Hawaii ou dá para se virar de Uber?

Eu não consigo imaginar uma viagem ao Hawaii sem carro alugado.

Se você for se hospedar em Waikiki imagino que por ali o Uber funcione bem, o problema é a grana que você vai gastar para conhecer outras praias e a dificuldade para conseguir um carro na volta.

Outro problema é que Uber não para sempre que uma paisagem linda e inusitada aparece pelo caminho.

Enfim, eu fiquei hospedado em Ko Olina, uma região de Kopolei, e teria odiado ficar sem carro.

Mesmo pagando 45 dólares/dia pelo estacionamento vale fingir que ele faz parte da diária e seguir viagem: Ko Olina fica no extremo oeste de Oahu, então para sair dali ou chegar ali o Uber é sempre caro e demorado.

É melhor usar transporte público ou alugar carro no Hawaii?

Se você fica em Waikiki o transporte público deve ser muito prático e funcionar bem para os arredores mais próximos, mas deve ser um perrengue e uma demora sem fim para conhecer as praias do norte e as praias do leste.

De forma geral o Hawaii é uma viagem muito cara e que demanda um investimento grande para se permitir ficar refém de ônibus.

Não que a qualidade seja ruim, mas a espera pode ser longa – tenha você três, cinco ou sete dias no paraíso, é loucura imaginar que um percurso de trinta minutos pode levar até duas horas (principalmente nos fins de semana).

Duas horas para ir para uma praia paradisíaca e duas horas para voltar já são quatro horas a menos do seu dia.

Alugar carro e dirigir no Hawaii
Saindo do aeroporto e dirigindo em direção a Ko Olina
Alugar carro e dirigir no Hawaii
Dois companheiros fieis: carregador de carro e suporte para celular!

É difícil dirigir no Hawaii?

Como disse lá em cima, minha experiência se restringe a dirigir em Honolulu e em outros pontos de Oahu.

Dito isso, vale dizer que é bem tranquilo dirigir em Honolulu em arredores.

Dirigir em Honolulu é como dirigir nos Estados Unidos de maneira geral, não tem nada de muito diferente, exceto que, no Hawaii, as pessoas são extremamente cautelosas no trânsito, isso para não dizer lentas.

O engraçado é que dirigi em três dos meus cinco dias de viagem e mesmo assim consegui percorrer 450 quilômetros em diversas direções, inclusive no centro, ou seja, nos arredores de Waikiki.

Com relação a dirigir no centro, é como se você estivesse dirigindo no centro de outra cidade qualquer, como Orlando ou Miami, mas diferente de Chicago ou Manhattan.

Isso significa que estar de carro no hipercentro da cidade é mais comum e prático do que estar a pé.

Eu estacionei sempre na rua e com o cartão de crédito usei parquímetro o tempo todo.

Como geralmente o tempo máximo de um parquímetro é de até duas horas, se você está hospedado em outra região da ilha e vai para Waikiki para passar o dia vale mais procurar por um estacionamento.

Alugar carro e dirigir no Hawaii
Estacionei meu carro nos arredores da orla de Waikiki…
Estacionar carro em Honolulu, Hawaii
… as vagas são delimitadas e você pode usar o parquímetro inserindo moedas ou cartão de crédito. Duas horas custam três dólares

Como ir para as praias mais distantes?

Para ir para as praias mais distantes, seja as praias do norte, seja as praias do leste, a dica é chegar cedo.

É impossível conseguir vaga depois das dez da manhã nas praias mais famosas – o pessoal fala muito da importância de se chegar cedo em Hanauma Bay, mas, Waimea Bay, no norte, não deve ter mais de trinta ou quarenta vagas disponíveis!

Eu fiquei quase uma hora tentando conhecer Waimea Bay e desisti porque foi impossível estacionar!

Como são as estradas no Hawaii?

Essa é provavelmente a melhor coisa de se dirigir no Hawaii: as estradas são lindas!

Nem sempre elas são largas e com aquela quantidade de faixas lado a lado, muitas vezes são pistas únicas, mas, como eu disse, o povo havaiano é extremamente cauteloso no trânsito, as viagens são todas muito tranquilas.

Graças ao bom Pai existem vários mirantes pelo caminho, então vez e outra a gente consegue parar o carro e bater algumas selfies, caso contrário o risco maior é provocar um acidente tentando dirigir e fotografar ao mesmo tempo.

Dito isso, vale o adendo: saindo de Hanauma Bay em direção a Interstate H1 você provavelmente irá passar pelo túnel Tetsuo Harano.

Olha, vou te dizer: que coisa mais maravilhosa esse túnel!

Se você estiver acompanhado, peça para o copiloto preparar o celular, mas, se você estiver sozinho, como eu estava, vale guardar a recordação na memória e pegar as fotos no Google e salvar junto com as suas.

Alugar carro e dirigir no Hawaii
Prepare-se: olha a estrada que liga as praias do east, saindo de Hanauma Bay (Hawaii Tourism Authority/Tor Johnson)

Precisa alugar GPS para dirigir no Hawaii?

Não, GPS é coisa do passado, além de ser extremamente caro.

O que eu fiz, e o que você deveria fazer também, é viajar com um chip de celular americano e usar o Google Maps o tempo todo.

Primeiro porque a internet é boa e ilimitada, segundo porque são os mapas mais atualizados possíveis e, terceiro, porque você consegue calcular o tempo de viagem e escolher outras rotas para fugir do trânsito.

Ficou alguma dúvida?

Pode perguntar que tento ajudar, mas, vai por mim, dirigir no Hawaii não tem nenhum mistério.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Honolulu? Uma das melhores praias para procurar hospedagem é Waikiki, que é central e ótima para quem vai pela primeira vez. Eu sugiro que você dê uma olhada na rede Outrigger, como o Outrigger Beachcomber e o Outrigger Reef.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*