Depois de quatro dias nos parques da Califórnia posso dizer que o passatempo favorito do jornalista que habita em mim foi se surpreender com as diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World.

Será que você notou outros aspectos diferentes de mim?

Eu poderia ainda incluir outro que não aparece nessa lista: o preço.

Para nós, brasileiros, visitar a Disney de Orlando é mais barato do que visitar a Disney de Los Angeles, até porque a costa leste é sempre mais barata do que a costa oeste.

15 diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World

Quando sentei para escrever sobre as diferenças entre a Disneyland e Walt Disney World eu tentei resumir ao máximo as sensações que tive ao visitar um lugar tão diferente depois de ter ido tantas vezes a Orlando.

Como eu disse ali em cima, exceto pela diferença de preço, essas são os principais pontos que diferenciam os parques da Califórnia e de Orlando: 

Walt Disney World é muito maior do que a Disneyland

Chega a ser fofo o quanto a Disneyland na Califórnia é menor do que a Walt Disney World em Orlando.

Não vou me prender em medidas métricas porque não acredito em nenhuma das informações que encontrei na internet, mas a Disneyland é 100% caminhável, o que é impossível na Disney de Orlando que só pode ser percorrida, de um ponto a outro, de ônibus ou carro.

Outra coisa que a gente não pode esquecer é que pelo menos um terço de todo o terreno que pertence a Disney de Orlando ainda é de mata virgem ou áreas abandonadas, como um parque aquático, e um aeroporto, literalmente abandonados.

A Disneyland tem metade do número de parques da Walt Disney World

Em Orlando são quatro parques: Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom, mas na Califórnia a Disney tem apenas dois; Disneyland e California Adventure.

Os parques também são bem menores (os dois da Califórnia caberiam no estacionamento de Magic Kingdom), mas em número de atrações é possível que eles sejam mais densos.

15 diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World
Algumas atrações são exatamente iguais, como a Star Tours

Não existem parques aquáticos na Disneyland

Eu vivo sem tranquilamente, mas sei que para muito gente os tradicionais Blizzard Beach e Typhoon Lagoon podem fazer muita falta!

Existem vários parques aquáticos espalhados pela Califórnia, mas eles não fazem o mesmo sucesso que fazem na Flórida: provavelmente o mais tradicional é o Hurricane Harbour da Six Flags, mas o Knott tem o Soak City pertinho da Disneyland.

O número de hotéis é assustadoramente diferente

Existem mais de trinta hotéis no Walt Disney World Resort e apenas três na Disneyland: Grand Californian Hotel, Disneyland Hotel e Paradise Pier Hotel.

Outra coisa que é muito diferente: não existe hotel econômico na Disneyland, na melhor das hipóteses você irá conseguir a tarifa dos sonhos no Paradise Pier que é a mesma de um hotel moderado em Orlando.

Os hotéis do Walt Disney World são muito diferentes e específicos, mas na Disneyland não

Calma, deixa eu explicar: é claro que o Paradise Pier e o Grand Californian são completamente diferentes, até porque um é spa e outro não, mas não existe nenhum abismo entre as menores diárias de cada um deles (270 e 420 dólares, respectivamente).

Para efeito de comparação, atualmente, em Orlando, a menor diária entre hotéis extremos varia entre 120 e 600 dólares.

Fica a dica: hospedado na Disneyland, independente da sua escolha, você sempre estará em um bom hotel.

Disneyland Park Mission Space
Diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World: a Space Mountain tem dois assentos por fileira…
Disneyland Park Haunted Mansion
… já a Haunted Mansion é igual por dentro, mas completamente diferente por fora

Organizar uma viagem para Walt Disney World é bem diferente de organizar uma viagem para Disneyland

Essa é uma das diferenças mais significativas: se você quiser aproveitar cada dia ao máximo de uma viagem a Orlando, inclusive refeições dos sonhos e atrações disputadas, é recomendável começar o planejamento seis meses antes.

Já na Disneyland o planejamento pode começar 30 dias antes, até porque eles não lançam a agenda dos parques com muita antecedência.

Lembro que fiz todas as reservas de restaurantes de um determinado parque em um determinado dia, mas duas semanas antes da minha viagem tive que refazer tudo porque resolvi trocar a ordem dos parques quando liberaram a agenda das Extra Magical Hours.

Ah, e ainda fiz uma segunda troca quando resolveram, por fim, divulgar os horários dos shows de encerramento.

Atualização: olha, a situação na Universal Hollywood é ainda pior: lá eles liberam a programação semanal dos parques todo domingo… Ou segunda!

Conseguir uma uma reserva em restaurante da Disneyland é bem mais fácil do que conseguir uma reserva em restaurante da Walt Disney World

É quase impossível não conseguir comer no restaurante dos sonhos com o mínimo de antecedência se você tem o mínimo de flexibilidade de horário, principalmente se está viajando sozinho ou em dupla, que é quando uma mesa de dois lugares atende a demanda.

Claro que em feriados americanos e nas férias de julho vale caprichar um pouco mais na antecedência.

Não existe FastPass previamente agendado na Disneyland

Esse é o segundo motivo que faz com que você não precise correr para programar a sua viagem: na Disneyland o FastPass ainda é de papel, então você não precisar acordar mais cedo 30 ou 60 dias antes da sua viagem para disputar com milhares de pessoas ao redor do mundo os melhores horários nas melhores atrações.

Disneyland Park Rivers of America
O Rivers of America do Magic Kingdom é discreto, quase passa batido pelo parque, mas o da Califórnia é onde acontece o Fantasmic

Os parques da Disneyland são bem mais vazios do que os parques da Walt Disney World

Nunca estive na Califórnia em fins de semana de julho, o que provavelmente movimenta os parques infinitamente mais, mas de forma geral não tem como comparar: os parques da Walt Disney World são incrivelmente mais cheios do que os parques da Disneyland.

E isso porque…

Existem menos turistas nos parques da Disneyland

O mercado interno americano é muito importe para a Walt Disney World, mas é o mercado internacional que transformou a Disney de Orlando em um dos destinos mais visitados do mundo.

Já para a Disneyland a principal fonte de renda vem do mercado regional: são os californianos que mais movimentam os parques da costa oeste.

Não existe Memory Maker na Disneyland, mas existe PhotoPass

O Memory Maker da Disneyland é basicamente o PhotoPass, a diferença é que ele é bem mais barato: pode ser contratado na hora através do aplicativo e custa 20 dólares por dia, um valor que inclui também o Genie+, o FastPass digital.

Por ser bem mais barato acostume-se com ideia de que existem muito menos fotógrafos disponíveis. E já que falamos em aplicativo, vale lembrar que…

Não existe My Disney Experience na Disneyland

Existe um aplicativo da Disneyland muito parecido com o My Disney Experience de Orlando, a diferença é que ele é mais restrito: se por um lado é nele que se contrata a dobradinha PhotoPass com Genie+, não existe Mobile Order, não existe chave digital, a reserva de restaurantes não contempla dining packages…

Main Street USA Disneyland Park
Diferenças entre a Disneyland e a Walt Disney World: no fim da Main Street da Califórnia tem um Castelo muito mais discreto

Não existe MagicBand na Disneyland

Não só não existe MagicBand como não existe biometria no cadastro: sabe quando em Orlando a gente vai logo tocando o ingresso (ou a MagicBand) e depois toca no sensor com o dedo cadastrado?

Então, na Disneyland o ingresso deve ser inserido e a foto, que é tirada no primeiro uso do ingresso, conferida no melhor estilo “cara-crachá”.

Na Disneyland tudo é feito caminhando

É impressionante como o dia dura mais na Disneyland, principalmente para quem se hospeda ali: a gente vai caminhando para os parques e volta caminhando para os hotéis, qualquer outro meio de transporte é dispensável.

E é curioso como a gente consegue usufruir mais do hotel ao longo da viagem: na Disneyland os hotéis funcionam como uma extensão do parque, é fácil ir e vir ao longo do dia para usufruir das comodidades do quarto, da piscina, da academia ou do spa.

Disneyland Park Main Street Railroad Station
A icônica estação de trens na entrada do Disneyland Park

Uma viagem à Disneyland é sempre mais tranquila

O ritmo de uma viagem à Disneyland é completamente diferente do ritmo de uma viagem a Orlando.

Menos correria, um planejamento mais frouxo que contempla surpresas pelo caminho, filas menores, mesas de última hora em restaurantes disputados…

O fim do dia depois de horas de parque na Disneyland é uma experiência incrível para quem está acostumado com Orlando: depois de assistir aos fogos, voltar para o hotel não é nenhuma jornada, pelo contrário, em dez minutos de caminhada a gente já está de volta ao quarto.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Los Angeles? Selecionei as melhores opções em Hollywood, West Hollywood e Santa Monica. Eu fiquei no centro e adorei o Freehand, recomendo muito!

  Não sabe o que fazer em Los Angeles? Fiz uma lista com os principais estúdios, parques e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcarts. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*