Fiz um passo a passo mostrando como comprei minhas passagens pela Virgin Australia, mas você pode usar essas dicas para comprar passagens em outras companhias aéreas australianas também, os sistemas são todos muito parecidos.

Só não se esqueça de duas coisas que comentamos no post anterior sobre viagens dentro do continente australiano:

  • confira se a companhia aérea, ou a tarifa escolhida, contempla malas despachadas ou apenas bagagem de mão;
  • fique de olho nos horários, não ceda à tentação de adquirir voos em horários extremos por causa do menor preço (e não se esqueça que uma viagem de três horas pode chegar a seis por causa do fuso).

Depois de conferir esses dois pontos, coloque na balança o fato da companhia aérea oferecer acúmulo de pontos no programa de fidelidade da qual você já participa.

Pronto, só agora o valor final vira motivo de decisão!

Como comprar passagens pela Virgin Australia

Os nomes são parecidos, mas Virgin, ou Virgin Atlantic, Virgin Australia e a finada Virgin America são empresas diferentes, nem os programas de milhagem são os mesmos.

Virgin Australia não permite que você insira uma terceira ou quarta cidade em uma mesma compra, será sempre, no máximo, ida e volta entre duas cidades apenas.

Bem, primeiro, vamos começar pela busca do voo.

Buscar o voo

Primeiro você precisa acessar virginaustralia.com.

Contando com a home, são três telas antes de chegar na seleção de voos disponíveis com o destino, a origem e as datas escolhidas por você:

  • A home onde você digita a origem e o destino;
  • A segunda tela onde você seleciona “return”, caso seja uma passagem de ida e volta, ou “one way”, caso seja um trecho único, e depois seleciona a(s) data(s).
  • A terceira tela onde você seleciona quantos passageiros irão viajar.

Nessa simulação eu escolhi buscar uma única passagem de trecho único entre Sydney e Melbourne em uma data 45 dias no futuro.

Selecionar a tarifa

Para selecionar a tarifa você precisa primeiro escolher um dos voos disponíveis naquele dia escolhido por você.

Vamos supor que eu tenha escolhido o primeiro voo da lista, às sete da manhã, sem escalas por a partir de 85 dólares australianos.

Clique nele.

Virgin Australia: comprando passagens para voar na Austrália
Selecionando o voo escolhido

Ao clicar na classe escolhida do voo escolhido (no meu caso, classe econômica a partir de 85 dólares australianos), uma nova seleção de tarifas aparecem para que você escolha aquela que te atende melhor.

Porque não basta escolher o melhor voo, é preciso escolher quanto você deseja pagar por ele (claro, a partir de 85 dólares australianos, como anunciado): quem paga o mínimo tem menos benefícios de quem paga o máximo.

Na Virgin Australia existem três tipos de tarifas na classe econômica: Lite, Choice e Flex.

Só que a tarifa Flex tem um valor muito discrepante das outras, geralmente bem próximo do valor cobrado por uma passagem na classe Executiva.

Já a diferença entre as tarifas Lite e Choice são só alguns dólares (nesse caso, quatro) que trazem três benefícios importantes:

  • Escolha de assento
  • Despacho de uma mala de até 23 quilos
  • Mudanças de voo até duas semanas antes do embarque
Virgin Australia: comprando passagens para voar na Austrália
Selecionando a tarifa escolhida

Eu escolhi a tarifa Choice e minha passagem subiu para 89 dólares, uma diferença mais do que razoável por esses três benefícios.

Revisar e pagar

Existem quatro telas para revisar a viagem, adicionar opcionais e fazer o pagamento:

  • A primeira tela é uma revisão simples,
  • A segunda tela te possibilita adicionar opcionais, como assentos com mais espaço para as pernas e uma segunda mala despachada,
  • A terceira tela é a tela para inserir os dados do passageiros,
  • A quarta tela é a tela de pagamento.

Vale lembrar que brasileiros não podem se inscrever no programa de fidelidade Velocity da Virgin Australia, mas na terceira tela de revisão e pagamento você pode indicar um outro programa de fidelidade para não perder os pontos dessa viagem.

Existem vários programas que possuem acordo com a Virgin Australia, mas para mim a melhor opção foi escolher acumular pontos no programa da United.

Na quarta tela, a tela de pagamento, você descobre que existe um ágio de 1% para uso de cartão de crédito (essa taxa é comum e existe desde sempre, aliás, ela tem diminuído bem com o passar do tempo).

Com relação aos opcionais, não se esqueça de desmarcar a opção seguro de viagem e aluguel de carro: esses dois serviços extras, se contratados pelo site de uma companhia aérea gringa, não são válidos para residentes do Brasil!

Tanto carro quanto seguro de viagem devem ser feitos no Brasil usando os seus documentos nacionais.

Use os parceiros do blog e tenha desconto nos melhores valores, tem link para ambos no início e no fim do post.

Por último, você receberá um e-mail assim que a transação for finalizada e o pagamento aprovado. Você pode usar o localizador e o seu sobrenome para acessar a reserva e fazer qualquer alteração.

O check-in pode ser feito através dos aplicativos para iOS e Android. Eu acabei de baixar o meu e vi que existe também um aplicativo de entretenimento de voo.

E você, qual companhia usou em sua viagem pela Austrália?

Agora quero deixar outros posts importantes para quem está organizando uma primeira viagem à Australia:

+ Preciso tomar vacina para febre amarela para viajar para Austrália?

+ Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo

+ 37 coisas surpreendentes que aprendi sobre a Austrália

+ Onde ficar em Sydney? Veja onde me hospedei em Sydney!

+ Onde ficar em Melbourne? Veja onde me hospedei em Melbourne!

+ Onde ficar em Gold Coast? Veja onde me hospedei em Gold Coast!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

3 COMMENTS

  1. Vc é 10!
    Impressionante como sambou na cara do sistema :-)
    Tu pode me ajudar?
    Estou pesquisando a meses preços de passagem de POA/MUC para segunda semana de maio e não sei mais o que fazer, onde buscar melhor preço.
    Pesquiso no site das empresas aéreas e decolar e não consigo nada além de R$4.500 será que é impossível um valor melhor?

    Tu que é o cara das viagens e super dicas me dá uma dica, por favor?

    obrigado
    uma ótima viagem p Austrália que venham muitos posts e muitas dicas :-)
    ansiosa por ti

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*