Muita gente não sabe que a melhor ferramenta para criar roteiros de viagem é gratuita:  basta ter uma conta no Google e acessar o My Maps.

Sim, a melhor forma de criar roteiros de viagem é usando mapas!

Usando o My Maps para criar roteiros de viagem

Usar mapas para criar roteiros é uma super dica para quem curte trabalhar no planejamento da viagem.

Primeiro você pesquisa todas as coisas incríveis que podem ser feitas em um determinado destino. Depois, preencha um mapa do My Maps com todas as opções que você selecionou dividindo as atrações, bares e restaurantes em camadas.

Assim, ao longo da viagem você acessa o mapa pelo celular e se guia entre os pontos que escolheu através do Google Maps.

Como criar um roteiro de viagem no My Maps

Primeiro acesse google.com/mymaps e clique em + Criar um novo mapa. O mapa base para você começar a trabalhar será igual a esse:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem

Vou fazer um mapa do zero com cinco pontos interessantes em uma região que eu gosto muito em Nova York, Upper West Side.

Será bem no estilo dos que faço quando preciso rodar em um lugar que ainda não conheço.

Geralmente é dessa forma que uso os mapas que faço com o My Maps, criando mapas locais que me ajudam a desbravar uma determinada região caminhando por ela, mas nada impede que você  faça mapas mais abrangentes, como “Praias no litoral da Flórida” ou “Coisas para fazer em Miami”.

Primeiro, clique em Mapa sem título e Camada sem título para dar nome ao mapa e a camada. O processo é esse:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
Cliquei em “Mapa sem título” e preenchei as informações acima…
Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
… depois cliquei em “Camada sem título” e dei nome a camada
Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
O mapa ficou assim, com o título “Nova York” e a camada “Upper West Side”

Eu nunca importo dados, sempre começo um mapa do zero.

Vou começar buscando o Belleclaire, minha melhor dica de hotel em York. Para adicioná-lo ao mapa, o processo é esse:

Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
Começo pesquisando o nome do hotel até o sistema me sugeri-lo. Depois clico nele
Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
O sistema vai mostrar o ponto procurado no mapa através de um pin verde, mas não vai adicioná-lo. Você precisa clicar em “+ Adicionar ao mapa” para de fato adicionar o pin ao mapa
Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
Pronto, depois de clicar o pin ficará azul e isso significa que ele foi adicionado ao mapa. Se quiser, clique no balde de tinta para mudar a cor do pin ou o formato
Usando o My Maps para fazer roteiros de viagem
Pronto, mudei a cor e o símbolo do pin – e o Hotel Belleclaire já aparece na camada “Upper West Side”

Bem mais fácil do que você imaginava, não é?

Agora vou fazer a mesma coisa que fiz com minha dica de hospedagem e adicionar outras quatro localizações no mapa:

Mapa pronto com cinco localizações pinadas

Pronto, mapa de Upper West Side em Nova York com cinco lugares para desbravá-los em uma tarde na cidade criado com sucesso!

Você consegue ver os cinco locais listados na camada “Upper West Side”, mas de qualquer forma são eles:

  • O Hotel Belleclaire com pin amarelo,
  • Os restaurantes Maison Kaiser e Chopt Creative Salad com pins laranjas,
  • A academia de spinner SoulCycle com o pin azul,
  • A loja Lululemon com pin verde

Eu acho que nunca faço isso, acabo desbravando os pontos da forma que parece mais lógica, mas de qualquer forma vou mostrar como adicionar uma rota aos pontos do mapa:

Clique em “Adicionar rotas”
O My Maps irá adicionar automaticamente uma nova camada (“Camada sem título”) e irá pedir para que você indique dois pontos já pinados no mapa a serem ligados. Não se esqueça de trocar “Carro” por “A pé”
Pronto: essa rota é possível de ser cumprida a pé (se ainda estivesse na função carro a rota daria a volta no quarteirão). Caso queira você pode clicar em “Adicionar destino” e conectar todos os pontos do mapa

Seu mapa já está pronto e como você está logado as modificações são salvas automaticamente a medida que são feitas.

Se você quiser que outra pessoa tenha acesso a ele, clique em “Compartilhar” e mude as opções de compartilhamento para que qualquer um com o link possa ter acesso ao mapa.

Não se esqueça disso, caso contrário só você poderá acessá-lo desde que você tenha o aplicativo Google Maps e ele esteja logado com o seu nome de usuário do Google.

Dei três prints no celular para mostrar como abrir um mapa personalizado do My Maps no Google Maps:

No Google Maps, clique em “Seus lugares” e selecione o mapa que você criou. Pronto!

Viu como é fácil criar um mapa do zero para usar como roteiro na sua próxima viagem?

Agora você pode chegar em Upper West Side e acessar o seu mapa para saber por onde andar e o que não deixar de conhecer.

Outra dica é usar esses mapas personalizados com rotas traçadas entre um ponto e outro como GPS. Foi assim que fiz minha viagem pela Flórida, lembra? Só acessar o mapa pelo Google Maps em um celular com chip de internet e obedecer as indicações da rota.

Ficou alguma dúvida? Se quiser, compartilhe o mapa da sua última viagem aqui nos comentários!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

8 COMMENTS

  1. Tentei criar uma camada para cada cidade que visitarei, em viagem para a Itália. Em cada camada/cidade iria incluir os locais que visitarei. Lamentavelmente, é possível incluir apenas 10 camadas. Preciso repensar como irei planejar o roteiro por cidades. Aceito sugestões.

  2. Oi Thiago, estou montando um roteiro de viagem Como será minha primeira viagem para fora da minha zona de conforto e sozinha, tenho pesquisado e lido muito dicas, roteiros, ideias e tudo que possa ser útil, para uma iniciante como eu, aproveitar ao máximo meu momento. De tudo o que li até agora, o teu blog é o mais prático de todos os que eu li. Tem dicas e “receitas” úteis e práticas que não fazem apenas eu imaginar como a tua viagem foi incrível, mas que fazem eu pensar como a minha viagem será tranquila e incrível. Parabéns e obrigada pelo teu trabalho! ?

  3. Olá Thiago, bacana tua explanação. Nas programações de viagens sempre salvei os pontos de interesse ao “Seus Lugares” do Google Maps e, no local vou consultando e vendo a rota meio que de um lugar ao outro. Vi que no My Maps é possível fazer tudo que explicaste acima. Saberia dizer como’importar’ esses pontos já salvos no Google Maps para o My Maps afim de traçar rotas, etc? Nota: tenho dezenas de pontos marcados para visitar na Europa e gostaria de estar estabelecendo as rotas e os devidos dias de tais passeios. Abraço. Grato. Sucesso.

  4. Legal, estou montando meu roteiro desta forma, também utilizo o site/aplicativo Sygic maps. Uma pergunta, conseguiu de alguma forma calular a km total para um roteiro criado no MyMaps?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*