Eu adoro dirigir e dificilmente ficaria sem carro em Los Angeles, mas existem outras formas de se locomover entre os parques da Califórnia que tornam a viagem de quem não curte a ideia de dirigir nos Estados Unidos bem mais barata.

Vou falar sobre todas as formas de ir para Disneyland e Universal Studios Hollywood, mas adianto desde já que Uber não é a mais barata: a última vez que estive Los Angeles gastei uma fortuna entre o aeroporto e os parques da Disney e Universal em quatro dias de viagem.

Sério, sem exagero: eu devo ter gasto uma média de 120 dólares por dia com Uber em Los Angeles!

Quais as melhores formas de ir para Universal Studios Hollywood e Disneyland?

Esses são as quatro formas de se locomover entre Los Angeles e os parques Universal Studios Hollywood, Disneyland Resort e Knott’s Berry Farm:

  • Transporte público
  • Uber
  • Carro alugado
  • Transfer

Vou citar os percursos mais comuns entre parques e entre a cidade e os parques, mas não deixe de dar uma olhada no meu post sobre como usar o Google Maps em viagens.

Los Angeles Metro
Red Line do Los Angeles Metro

Transporte público entre Los Angeles e Disneyland

Não é complicado, mas é muito chão para quem vai para Disneyland saindo de Downtown Los Angeles usando transporte público – com certeza é a opção mais barata, mas reserve pelo menos duas horas e meia para cada perna da viagem!

Existem várias formas de fazer o mesmo trajeto, mas a mais prática é a que a faz menos baldeações:

  • Quem não estiver em Downtown Los Angeles vale a pena pegar a linha vermelha do metrô e descer na estação 7th St/Metro Center.
  • Saia da estação e pegue, ali mesmo na Flower Street, o ônibus 460 para Disneyland.
  • Desça na parada Disneyland e siga as placas caminhando em direção a entrada.

Para voltar da Disneyland para Los Angeles basta fazer o caminho inverso.

Transporte público entre Los Angeles e Universal Studios Hollywood

Quem está hospedado em Downtown Los Angeles consegue ir e voltar da Universal Studios Hollywood de transporte público sem nenhum perrengue, é só pegar a linha vermelha do metrô:

  • Pegue a linha vermelha em direção a North Hollywood e desça na estação Universal City/Studio City.
  • Caminhe em direção ao parque pela Universal Hollywood Drive ou pegue o shuttle gratuito que conecta a estação à entrada do parque.

Para voltar da Universal Studios Hollywood para Los Angeles basta fazer o caminho inverso.

Transporte público entre Los Angeles e Knott’s Berry Farm

Para ir de Downtown Los Angeles para Knott’s Berry Farm você faz o mesmo trajeto de quem vai para Disneyland:

  • Quem não estiver em Downtown Los Angeles vale a pena pegar a linha vermelha do metrô e descer na estação 7th St/Metro Center.
  • Saia da estação e pegue, ali mesmo na Flower Street, o ônibus 460 para Disneyland.
  • Desça no ponto Beach/Orangethorpe e continue caminhando em linha reta em direção a entrada do parque.

Para voltar do Knott’s Berry Farm para Los Angeles é só fazer o caminho inverso.

Transporte público entre Disneyland e Universal Studios Hollywood

É ainda mais longo o caminho de quem vai da Disneyland para Universal Studios Hollywood do que quem vai da Disneyland para Downtown Los Angeles: como é impossível fugir do ônibus (que é o que demanda mais tempo), é difícil gastar menos de três horas em cada perna.

Existem várias formas de fazer a viagem (inclusive algumas razoavelmente mais rápidas para quem já está descolado em se virar por ali), mas a mais prática é a que a faz menos baldeações:

  • Pegue a linha 460 em direção a Downtown Los Angeles e desça na parada Figueroa & 7th Street. Um dos pontos mais próximos da Disney onde você pode pegá-lo é na Manchester Avenue esquina com Harbor Boulevard.
  • Caminhe até a estação 7th St/Metro Center onde você deve pegar a linha vermelha do metrô para North Hollywood.
  • Desça na estação Universal City/Studio City e caminhe em direção ao parque pela Universal Hollywood Drive ou pegue o shuttle gratuito que conecta a estação à entrada do parque.

Para voltar da Universal Studios Hollywood para Disneyland basta fazer o caminho inverso.

Vale a pena ir de Uber para Disneyland e Universal Studios Hollywood?

Uber é a forma mais prática e confortável de se locomover entre os parques da Califórnia se você não gosta ou não pode dirigir você mesmo.

O problema do Uber é que na maior parte das vezes ele é mais caro do que uma diária de aluguel de carro.

Algumas estimativas de preço de Uber entre os parques da Califórnia de acordo com a calculadora oficial:

  • De Downtown Los Angeles a Disneyland o menor preço possível de UberX é 34 dólares
  • De Downtown Los Angeles a Universal Studios Hollywood o menor preço possível de UberX é 19 dólares
  • De Downtown Los Angeles a Knott’s Berry Farm o menor preço possível de UberX é 31 dólares
  • Da Disneyland a Universal Studios o menor preço possível de UberX é 57 dólares

Como você pode perceber, quem divide um Uber com um ou dois amigos o preço cai e fica bem mais atrativo, mas ele não oferece a mesma liberdade que um carro alugado proporciona.

Na verdade, até proporciona, o problema é que quem está de Uber sempre tem uma preguicinha de se desviar do percurso original, mesmo que apareça pelo caminho um shopping, farmácia ou qualquer outra coisa que você olha e pensa “nossa, eu adoraria parar aqui”.

Uber para os parques da Califórnia
Uber para os parques da Califórnia

Vale a pena ir de carro para Disneyland e Universal Studios Hollywood?

Sim, vale a pena ir para os parques de Califórnia de carro porque, de maneira geral, vale a pena estar de carro em uma viagem à Califórnia.

Como as distâncias são muito longas e para ir para a Disney de transporte público é inevitável pegar ônibus, mesmo com trânsito o carro deixa as viagens mais curtas e confortáveis, além de você ter total liberdade para alterar o roteiro e fazer paradinhas inesperadas pelo caminho.

Essas são algumas estimativas de valores de aluguel de carro em Los Angeles através da RentCars, um comparador de preços parceiro do blog que faz o levantamento em várias locadoras de uma só vez:

Alugar carro 6 meses antes da viagem:

  • Aluguel de carro econômico por 5 dias em Los Angeles: a partir de 41 dólares/dia
  • Aluguel de carro SUV por 5 dias em Los Angeles: a partir de 41 dólares/dia

Alugar carro 3 meses antes da viagem:

  • Aluguel de carro econômico por 5 dias em Los Angeles: a partir de 66 dólares/dia
  • Aluguel de carro SUV por 5 dias em Los Angeles: a partir de 66 dólares/dia

Alugar carro 1 mês antes da viagem:

  • Aluguel de carro econômico por 5 dias em Los Angeles: a partir de 45 dólares/dia
  • Aluguel de carro SUV por 5 dias em Los Angeles: a partir de 47 dólares/dia

Todos esses preços foram feitos com base em uma pesquisa com entrega e devolução do veículo no aeroporto de Los Angeles, mas você ainda precisa acrescentar o valor do seguro.

Não se esqueça que os parques possuem estacionamento pago: Universal Studios e Disney cobram 25 dólares por dia, Knott’s Berry Farm cobra 20 dólares por dia.

Dirigir em Los Angeles
Como se locomover entre os parques da Califórnia

Transfer para os parques da Califórnia

As duas formas mais práticas de se locomover entre os parques da Califórnia de transfer (ou shuttle) é se hospedar em um hotel que ofereça esse serviço ou contratar uma empresa parceira.

Com relação aos hotéis infelizmente não tem forma mais prática do que fazer a pesquisa um a um no Booking.com e ver quais oferecem (logo na descrição) transfer gratuito para os parques.

Os hotéis em Anaheim (mais próximos da Disney) geralmente oferecem shuttle para Disneyland e Knott’s Berry Farm, mas nem sempre para Universal Studios.

Já os hotéis mais próximos da Universal tendem a oferecer shuttle tanto para lá como para Disneyland e Knott’s Berry Farm.

Outra dica que dou é contratar o shuttle Hopper Express da Starline, que até onde sei é a única empresa que faz o transfer entre parques de forma continua e diária (atualização: parece que, desde a pandemia, o serviço já não está mais disponível).

O Hopper Express faz um loop contínuo entre a Calçada da Fama em Hollywood (que é o ponto de partida da Starline) e passa pela Universal, Knott’s Berry Farm e Disneyland em sequência.

Ele também sai de um terminal próprio em Anaheim para quem está mais próximo da Disney e quer fazer o trajeto inverso.

Outra dica é contratar o transfer personalizado da Civitatis: você coloca ponto de partida, de destino e horário que o motorista estará lá, no horário combinado, esperando por você.

O bom desse transfer é que você pode reservá-lo com antecedência e pagá-lo parcelado, em reais, sem IOF.

Transfer do aeroporto para Disneyland

Existe um transfer oficial que conecta os aeroportos de Los Angeles e Anaheim (John Wayne Airport, ou SNA) e a Disneyland, além de alguns hotéis parceiros próximos.

O Disneyland Resort Express funciona durante a maior parte do dia e não requer reserva prévia, basta desembarcar e procurar por ele, mas não existem informações precisas sobre o horário de funcionamento ou valor.

Transfer paar os parques da Califórnia
Como se locomover entre os parques da Califórnia: transfer do aeroporto LAX

Lembrando que, caso você não esteja no aeroporto, o transfer personalizado da Civitatis pode ser uma boa saída.

Transfer para Universal Studios Hollywood

A Universal Studios Hollywood é a única que não oferece transfer oficial entre os aeroportos e o parque, mas você pode pegar uma das opções disponíveis no desembarque dos aeroportos da região de Los Angeles (todos oferecem algum tipo shuttle para os parques).

Uma empresa que conheço é a Xpress Shuttles. Ela conecta os aeroportos de Los Angeles e Burbank ao parque da Universal e hotéis parceiros mais próximos, mas você precisa pré-agendar pelo site.

O transfer personalizado da Civitatis é uma segunda sugestão.

Transfer para Knott’s Berry Farm

Existe um transfer oficial do Knott’s Berry Farm que você pode pesquisar e reservar através do site desde que seja de um aeroporto para o parque, mas se quiser marcar o transporte de um hotel para o parque você precisa ligar para eles.

De qualquer forma todos os aeroportos mais próximos (San Diego, Los Angeles e Anaheim) oferecem algum tipo shuttle para Knott’s Berry Farm e arredores.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Los Angeles? Selecionei as melhores opções em Hollywood, West Hollywood e Santa Monica. Eu fiquei no centro e adorei o Freehand, recomendo muito!

  Não sabe o que fazer em Los Angeles? Fiz uma lista com os principais estúdios, parques e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcarts. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*