Como se locomover em Gold Coast

Atualizado em 31 de outubro de 2019 por Thiago Khoury

Vamos falar sobre transporte público em Gold Coast. Quando fui a primeira vez para lá não tinha muito o que fazer: ou era ônibus, ou era a pé.

Isso não foi um problema para quem tinha a expectativa de conhecer Surfers Paradise e ficar por ali mesmo, por isso tudo que fiz foi caminhando, mesmo que em alguns momentos a caminhada tenha sido grande.

Vamos falar sobre as formas de se locomover em Gold Coast, como funciona o transporte público de Gold Coast e o que mudou na cidade desde que fui pela primeira vez, em 2014.

Como se locomover em Gold Coast

Antes de começar a falar sobre transporte público e locomoção em Gold Coast, vou deixar aqui alguns posts essenciais para ajudá-lo a programar a sua viagem:

+ Primeiras impressões de Gold Coast

Onde ficar em Surfers Paradise, Gold Coast

+ Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

+ Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

Caminhar por Gold Coast

Eu acho que você deveria se hospedar ou em Surfers Paradise ou em Broadbeach. É possível caminhar entre elas, mas prepare-se para 30 ou 40 minutos de muita caminhada! Quem fica em uma praia ou outra e não está de carro geralmente acaba ficando ali mesmo, em seus arredores mais próximos.

E quais são os arredores de Surfers Paradise e Broadbeach?

Na praia de Surfers Paradise os arredores fazem parte da região de Surfers Paradise, o que é razoavelmente grande. Eu diria que dá para caminhar até a Chevron Island, mas percebi agora que ela também é considerada Surfers Paradise.

Infelizmente, desde que os restaurantes da Tedder Street fecharam, quem não é surfista não tem muito o que fazer em Main Beach, a praia que vem logo depois de Surfers Paradise.

Já em Broadbeach dá para ir caminhando tranquilamente para o cassino Jupiters e para o shopping Pacific Fair.

Dirigir por Gold Coast

Essa é a melhor dica, assim você conhece toda a cidade e ainda dá um pulinho nas cidades mais próximas, como Byron Bay. É fácil estacionar nos quarteirões mais próximos da praia e até mesmo em frente ao mar pagando pelo preço do período cobrado no parquímetro.

Depois leia minhas dicas sobre dirigir e alugar carro na Austrália.

Táxi em Gold Coast

Eu já peguei táxi em Gold Coast indo para Broadbeach e voltando para Surfers Paradise, mas agora que aluguei carro sei que andar de táxi foi uma péssima experiência: gastei quase trinta dólares com essa brincadeira, uma bela de uma furada, sem chance de repetir esse erro.

Gold Coast Cabs

Ônibus em Gold Coast

Eu deveria ter aproveitado mais o sistema de ônibus de Gold Coast, assim eu teria conhecido muito mais da cidade desde a minha primeira viagem, quando eu ainda tinha medo de dirigir na mão inglesa e não havia bonde elétrico.

Você pode comprar o passe por trecho diretamente das mãos do motorista usando dinheiro trocado ou pode investir em um cartão Go Card. Se você está em Surfers Paradise ou Broadbeach sem carro pode se locomover entra elas de ônibus já que a costa é em linha reta.

As linhas TX2 e TX3 são as mais práticas para passear entre Surfers Paradise e Broadbeach. A linha TX1 é a melhor para quem sai de qualquer uma delas em direção as praias de Coolangatta.

Para ir para o aeroporto de Gold Coast não tem dica melhor: pegue o 777 que em menos tempo e por menos de 10 dólares você chega.

Para outras rotas você pode olhar o mapa ou jogar no planejador o seu ponto de origem e destino que ele diz que ônibus pegar.

Bonde em Gold Coast, o “tram”

Eu não conhecia o bonde até eu ter voltado para Gold Coast no ano passado, quando ele tinha acabado de fazer sua viagem de estreia: ficou ótimo, realmente não tem do que reclamar – fica só a vontade dele ir cada vez mais longe, como chegar ao aeroporto, já pensou?

O bonde vai de Broadbeach em direção ao norte (ou seja, para as praias do sul, como Coolangatta, continuamos indo de ônibus ou carro) passando por Surfers Paradise, Main Beach, Broadwater e Southport entre outros pontos menos interessantes – só não posso deixar de dizer que você não precisa conhecer nada disso, o mais legal é ir para o sul e não para o norte.

Primeiro você olha para qual estação está indo…

… para então comprar o passe certo – imaginando que você optou por não comprar o Go Card, porque se tiver comprado ele funciona exatamente como o Myki de Melbourne ou o Opal de Sydney

Depois é só entrar e curtir a viagem!

Olha ele passando pela estação de Surfers Paradise em Cavill Street

O novo tram de Gold

Se você tem outras perguntas sobre o transporte público de Gold Coast ou pode dar outras dicas de como se locomover melhor por lá, deixe o seu comentário!

Salvar

Salvar

Salvar

Gold Coast
Comentários (0)
Adicionar comentário