Por @jglsongs

Preciso começar dizendo que é uma delícia caminhar em cidades planejadas e planas, mas para se deslocar por Buenos Aires você irá precisar mais do que seus belos pézinhos.

Isso não só porque os bairros são enormes, como Palermo que requer muita sola de sapato, mas porque passear entre eles pode levar mais de 20 minutos de carro em um momento sem trânsito.

O bom é que de toda forma a cidade é altamente caminhável, isso significa que depois de chegar no bairro escolhido, desbravá-lo não é nem um pouco complicado: mesmo que as ruas sejam compridas e as avenidas largas, a maior parte de Buenos Aires foi urbanizada de forma simétrica e quadriculada onde geralmente é fácil se localizar.

Cada quarteirão conta com uma numeração contada de 100 em 100, assim, quem procura o número 350 de uma determinada avenida sabe que irá encontrá-lo em seu quarto quarteirão.

Dito isso, vale lembrar que a forma mais comum de dizer um endereço é dizer a rua desejada e a esquina seguinte, como “Corrientes y Florída” e não “Corrientes 350”.

Para se localizar é só ter um celular com internet e usar o Google Maps; ou se você curte criar roteiros mais detalhados, abra uma mapa feito por você mesmo com os pontos que pretende conhecer.

Eu já mostrei o passo a passo de como fazer os seus próprios roteiros de viagem usando o My Maps:

+ Como usar o My Maps para fazer roteiros de viagem

Outra coisa importante é que voltei de viagem recentemente e escrevi um post falando sobre minhas percepções sobre essa era pós Javier Milei:

+ Buenos Aires depois do Milei: como é visitar a Argentina?

Transporte público em Buenos Aires

Buenos Aires é uma metrópole com uma rede bem robusta de transporte público, e até pouco tempo atrás era difícil conhecer Buenos Aires sem usar metrô ou ônibus para se deslocar.

Só que as coisas tem mudado nos últimos anos: com a economia cambaleante como está, a sensação que tenho é a de que o transporte público respira por aparelhos.

O número de furtos em estações e vagões de metrô tem aumentado muito; e os ônibus parecem retrô de tão velhos.

Eu acredito que a melhor forma de se deslocar por Buenos Aires é de Uber, que além de seguro, confortável e prático, também é mais barato quando consideramos segurança, conforto e praticidade.

Enfim, eu já não vejo razão para pegar ônibus, mas consideraria pegar metrô para fugir do trânsito.

Atenção, eu não disse “pegaria”, disse “consideraria” depois de simular o trajeto no Google Maps e ponderar o tamanho do perrengue.

O primeiro passo para usar o transporte público em Bueno Aires é comprar uma Tarjeta SUBE e carregá-la antes do embarque.

Sei que o SUBE pode ser comprado em qualquer estação de metrô, em um dos oito Centros de Assistência ao Turista e até mesmo em “kioskos” da rede Open 25 que tem aos montes por lá.

Desde fevereiro de 2024 as Tarjetas SUBE devem ser registradas, e eu honestamente não sei como tem sido o registro para turistas que não possuem documentos argentinos, por isso que acredito que comprar nos centros de assistência seja mais fácil.

Atualmente, a Tarjeta SUBE custa 880 pesos argentinos, ou seja, menos de um dólar.

Carregar uma Tarjeta SUBE com o equivalente a dois dólares já é o suficiente para fazer mais de dez viagens de metrô – e nem adianta colocar muito mais do que isso porque há um limite máximo de saldo.

Buenos Aires possui dois aeroportos que recebem voos do Brasil e de outros destinos de América Latina: o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Ezeiza, e o Aeroparque Jorge Newbery, o Aeroparque.

A diferença entre eles é que o Ezeiza é grande e longe, o Aeroparque é pequeno e perto.

Claro que o Ezeiza possui mais oportunidades para quem curte usufruir das comodidades de um grande aeroporto, mas se você quer só dinamizar e baratear o deslocamento aeroporto-hotel, dê preferência para chegar e sair de Buenos Aires pelo Aeroparque.

Para mim, a opção mas rápida, segura e menos burocrática é pedir um Uber, tanto para ir quanto para sair de ambos os aeroportos, mas você pode contratar um daqueles serviços autorizados de táxi.

Inaugurado em 1913 e chamado de “Subte” pelos locais, o metrô de Buenos Aires foi o primeiro da América Latina.

Nos tradicionais horários de pico ele tende a congestionar, mas de forma geral o sistema é todo muito prático; são mais de 60 quilômetros de trilhos que cortam a cidade em todas as direções por preços que começam em 125 pesos:

  • 1 a 20 viagens: 125 pesos cada
  • 21 a 30 viagens: 100 pesos cada
  • 31 a 40 viagens: 87,50 pesos cada
  • a partir de 41 viagens: 75 pesos cada

Esses são os preços de março de 2024, mas você pode checar valores atualizados aqui.

Cada linha do metrô de Buenos Aires possui horários específicos de funcionamento, mas de maneira geral o ciclo diário é das 5h30 às 23h30 de segunda a sexta, de 6h às 0h00 aos sábados e de 8h às 22h30 aos domingos e feriados.

Conexões entre linhas são chamadas de “combinaciónes” e fazem parte da viagem.

Essas são as linhas do metrô de Bueno Aires e algumas de suas estações mais importantes para quem pretende turistar pela cidade:

  • Linha A (azul claro): linha histórica que conserva os vagões originais do início do século 20. Boa para quem pretende conhecer o Microcentro (estação inicial Plaza de Mayo).
  • Linha B (vermelha): passa por baixo da Av. Corrientes é tem a importante estação Florida. Ótimo para quem vai fazer compras em Villa Crespo (estação Malabia). Ossadas de mamutes e mastodontes foram encontradas durante as escavações da linha B e hoje estão expostas na estação Tronador.
  • Linha C (azul escuro): corta a cidade de norte a sul e por isso “combina” com todas as outras linhas urbanas. Passa pelo centro e por San Telmo.
  • Linha D (verde): a linha de Palermo e a mais próxima de Recoleta. Existem várias estações ao longo da Santa Fé. Ossadas de gliptodontes (é claro que você sabe o que é um gliptodonte) foram achadas ali e estão expostas na estação Juramento.
  • Linha E (roxa): a linha leste-oeste mais baixa delas. Passa próximo a Plaza Dorrengo e ao cruzamento/viaduto entre 9 de Julio e San Juan.
  • Linha H (amarela): é a linha norte-sul mais prática para quem precisa fazer conexões com as linhas A, B e D.
Mapa do metrô de Buenos Aires
Como se locomover por Buenos Aires: mapa de linhas de metrô

Agora uma informação importante: o centro é uma região mais rica em estações, mas para se deslocar a partir dali em outras direções você invariavelmente irá precisar andar um pouco.

Ou baldear usando o ônibus.

Isso significa que raramente você será deixado exatamente onde precisa – jogue no Google Maps o trajeto Casa Rosada-Plaza Serrano para você ver o perrengue que é sair do centro para Palermo e me conta se Uber vale ou não vale a pena.

Os “colectivos” de Buenos Aires funcionam madrugada afora, mesmo que em menor frequência.

Geralmente são seguros e formam essas engraçadas filas ao redor do quarteirão – enquanto aqui a gente se aglomera ao redor do ponto, lá ele funciona apenas como início da fila.

Existem quase 200 linhas (com trajetos que podem durar até três horas de viagem) que se alteram e se mesclam para funcionar 24 horas por dia.

Você diz onde deseja descer (“Corrientes y Florída, por favor”) e espera o ok do motorista antes de encostar o seu SUBE no leitor eletrônico.

Diferente daqui, a passagem não possui preço fixo e muda de acordo com o ponto em que você deseja descer.

Para se ter uma ideia dos valores, quem percorre a menor distância (até 3 quilômetros) o valor é 270 pesos (tarifas de fevereiro de 2024).

Uma coisa bacana de Buenos Aires é que a prefeitura permite o aluguel gratuito de bicicletas por turistas através do app EcoBici.

Você precisa se inscrever usando um cartão de crédito, verificar a disponibilidade na estação desejada e fazer a retirada.

O sistema de aluguel e devolução fica disponível 24h por dia todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

De segunda a sexta cada aluguel dura uma hora e em fins de semana e feriados duas horas. Você pode fazer quantos alugueis quiser, basta esperar 5 minutos entre eles.

Como se locomover em Buenos Aires: EcoBici
Como se locomover em Buenos Aires: EcoBici em Buenos Aires

Quem fica só em Buenos Aires geralmente não aluga carro para evitar dor de cabeça com estacionamentos caros e trânsito nas regiões mais movimentadas da cidade, mas quem gosta de dirigir e está acostumado com a liberdade que um carro oferece encara o desafio.

Eu confesso que nunca encarei.

Ou então, o que é bem mais comum, alugar um carro em Buenos Aires para fazer viagens no país ou até mesmo atravessar de balsa para o Uruguai.

Nesse caso você pode pesquisar os menores preços através da Rentcars, assim você faz uma só busca por todas as locadoras de uma só vez.

Olha, você está conversando com alguém que tem pavor de taxista argentino, e como já passei muito perrengue com isso, e persistir no erro é uma coisa que não faço, minha dica é: ande de Uber.

De toda forma, saiba que táxis são pretos com detalhes em amarelo e podem ser parados na rua, mas chamar através de um telefone diminui as chances de passar raiva.

A tarifa possui um preço inicial (chamado “bajada de bandera”) e um valor adicional é cobrado pela dobradinha distância e tempo.

Como se locomover em Buenos Aires: táxi em Buenos Aires

O Uber propriamente dito ainda não é regulamentado em Buenos Aires, mas o seu uso está 100% disseminado.

Claro que a tarifa dinâmica pode encarecer a corrida, mas de maneira geral andar de Uber é mais barato e mais seguro do que andar de táxi.

O Cabify é outra opção de carro por aplicativo; e curiosamente é uma opção regulamentada!

Desde a minha última viagem, eu só ando a pé ou de Uber em Buenos Aires.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Buenos Aires? Eu tenho três ótimas dicas de apartamentos em Palermo: o Luxury, o Trendy e o Modern.

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  Para alugar carro em Buenos Aires pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

2 COMMENTS

  1. Estive em Buenos Aires no começo do mês de agosto, mas não tive a sorte de pegar o metrô funcionando. Por questões políticas ele estava completamente interditado.
    Mas seguindo todas as dicas para pegar táxi não tive problemas! =)

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