Como toda viagem começa assim que passamos pelo desembarque do aeroporto de destino, chegou a hora de falar sobre como sair do aeroporto de Miami em direção ao hotel ou até mesmo cidades próximas.

Confesso que, na maioria absoluta das vezes, eu mal desembarco e já logo pego meu carro, mas existem outras formas de se deslocar pela cidade por quem chega nos Estados Unidos pelo aeroporto de Miami.

Como sair do aeroporto de Miami

O aeroporto de Miami, também conhecido como MIA, fica relativamente próximo de onde grande parte das pessoas ficam hospedadas quando escolhem Downtown Miami.

Já vou logo dando uma ótima dica para quem está de viagem marcada: para baratear os custos com hospedagem, o aeroporto de Miami virou um enorme satélite com vários hotéis muito próximos que oferecem transfer contínuo e gratuito para o aeroporto.

MIA é um dos aeroportos mais movimentados do país e um dos poucos a receber mais de cem diferentes tipos de companhias aéreas de todas as partes do mundo.

Juntas elas transportam mais de 45 milhões de passageiros por ano!

Como eu disse ali em cima, geralmente viajo já com o carro alugado e pago, mas existem outras formas de se deslocar por Miami ou em direção a cidades próximas se você não está disposto a dirigir.

Vamos falar sobre cada uma delas, incluindo Uber e vans compartilhadas que são as duas alternativas mais comuns.

Como chegar e sair do aeroporto de Miami de carro

Pena de quem não curte a ideia de dirigir quando viaja: alugar carro é definitivamente a forma mais prática de chegar e sair do aeroporto de Miami.

Para mim é impensável fazer uma viagem à Flórida sem carro, até porque a disponibilidade é grande e os preços são bem competitivos.

Atualmente existem quinze locadoras de carros em funcionamento dentro do aeroporto de Miami e outras treze que oferecem transporte de passageiros para os seus escritórios e estacionamentos.

Como sempre dou preferência para locadoras que possuem escritório e estacionamento no aeroporto propriamente dito, vou deixar aqui embaixo as quinze locadoras que funcionam dentro do próprio aeroporto:

  • ACE
  • Advantage (já usei e recomento)
  • Alamo (já usei e recomendo, inclusive é a minha preferida)
  • Avis (já usei e recomento)
  • Budget (já usei e recomento)
  • Dollar (já usei e recomento)
  • Enterprise (já usei e recomento)
  • E-Z
  • Hertz (já usei e recomento)
  • National (já usei e recomento)
  • Payless
  • P & P Family Auto Rental
  • Royal
  • Sixt (já usei e recomento)
  • Thrifty (já usei e recomento)

Quando você aluga um veículo em qualquer uma dessas locadoras com retirada no aeroporto de Miami basta sair do desembarque e seguir as placas em direção “MIA Rental Car Center”.

Para chegar no MIA Rental Car Center basta usar o MIA Mover localizado no terceiro andar entre os estacionamentos Dolphin e Flamingo.

Procure pelo guichê da empresa onde foi feita a locação, assine os documentos e passe o cartão que será utilizado como caução.

O atendente irá indicar o caminho do estacionamento onde ficam os veículos e irá dizer em qual corredor estão as opções da categoria contratada ou irá entregar as chaves de um determinado veículo e dizer onde encontrá-lo.

Para voltar ao aeroporto de Miami e fazer a devolução do veículo, basta jogar “MIA Rental Car Center” no Google Maps e seguir as instruções.

Chegando no aeroporto siga as placas que indicam “Car return” e entre na fila que geralmente é muito rápida. Um funcionário irá vistoriar o carro e imprimir o recibo da locação.

Como sair do aeroporto de Miami
Como sair do aeroporto de Miami: carro alugado

Qual a melhor forma de alugar carro no aeroporto de Miami?

Sempre escolho qual carro alugar através do comparador RentCars, assim consigo ver todas as opções e preços de uma só vez e escolher entre as locadoras que mencionei aqui em cima.

Geralmente opto pelo pagamento parcelado ou deixo para pagar o valor integral no ato da retirada do veículo se houver algum desconto.

Só a opção carro alugado te permite liberdade ilimitada de deslocamento em Miami e por cidades próximas pelo menor preço, todas as outras opções deixam a desejar de alguma forma, mas como sei que dirigir não é uma opção para todos, quero mencionar outras formas de sair dali também.

Só que para todas elas é essencial ter um chip americano com internet ilimitada, assim você consegue usar aplicativos com Google Maps e Waze na função tempo real e se deslocar com segurança, inclusive podendo evitar rotas congestionadas.

Táxi no aeroporto de Miami

Olha, não acredito que usar táxi em Miami seja uma coisa comum desde o surgimento do Uber, eu mesmo não sei dizer quando foi a última vez que fiz isso.

Essa deve ser a forma mais cara de se locomover pela cidade, principalmente saindo do aeroporto quando o seu destino fica em Miami Beach.

Existem várias empresas que possuem ponto dentro do aeroporto de Miami (no andar do desembarque), inclusive existem opções de veículos para até nove pessoas em um mesmo carro pelo mesmo preço (essa pode ser uma boa pedida).

Existem valores fechados (ou flat rates) vantajosos para alguns destinos mais populares, mas de maneira geral as corridas são cobradas de acordo com taxímetro: 6,90 dólares pela primeira milha e 2,40 dólares para cada milha adicional.

Quando a corrida segue o valor do taxímetro, existe uma taxa de 2 dólares cobrada pelo aeroporto que é adicionada ao valor final.

Como sair do aeroporto de Miami: táxi
Como sair do aeroporto de Miami: táxi

Alguns valores finais de corridas comuns saindo do aeroporto de Miami:

  • Para região de hotéis do aeroporto: entre 13 e 17 dólares no taxímetro
  • Para Coconut Drove: 21,70 dólares no táximetro
  • Para Lincoln Road: 25 dólares, valor fechado

Uber no aeroporto de Miami

Tanto o Uber quanto outros aplicativos parecidos (sendo o Lyft o mais famoso) são regulamentados em Miami e podem ser usados tranquilamente para chegar e sair do aeroporto.

Esses carros fazem o “drop-off” e o “pick-up” em frente a porta da companhia aérea desejada no piso de embarque e na saída do piso de desembarque, respectivamente, como qualquer outro veículo.

Os preços são razoavelmente melhores do que os praticados pelos táxis, até porque ainda não existe o acréscimo dos dois dólares ao valor final.

Transfer gratuito para hotéis saindo do aeroporto de Miami

É muito comum se hospedar nos hotéis da região do aeroporto de Miami e muitos deles oferecem transfer gratuito. Eu mesmo já fiz isso algumas vezes e recomendo.

Bem, vale dizer que eu estava de carro e não precisei do transfer para me deslocar no dia a dia, mas ele é útil quando de acordo com o roteiro é possível economizar uma ou duas diárias no aluguel do veículo.

Cheque com antecedência no hotel escolhido a disponibilidade de transfer gratuito (ou shuttle, como eles dizem) para chegar e sair do aeroporto de Miami.

Caso haja, os ônibus e vans ficam enfileirados no “Upper Departure Level”.

Van compartilhada no aeroporto de Miami

Muita gente adora o serviço de van compartilhada e está acostumado a usá-lo em várias cidades americanas, inclusive em Miami.

O Super Shuttle é a maior e mais famosa empresa que realiza esse serviço, você pode inclusive contratá-lo na hora, mas esteja preparado para uma verdadeira odisséia até chegar no hotel.

A van vai parando de hotel em hotel e você pode levar horas até chegar no seu.

Para contratar um carro privativo e ir e voltar do aeroporto sem nenhum desconhecido a bordo (e ser recebido por alguém segurando uma plaquinha com o seu nome), procure aqui.

Super Shuttle em Miami
Como sair do aeroporto de Miami: Super Shuttle

Transporte público no aeroporto de Miami

Diferente de Orlando, existem formas bem dinâmicas (e dignas, diga-se de passagem) de ir e sair do aeroporto de Miami usando transporte público, como transfer e ônibus.

Eu já fiz uma viagem curta, de exatamente dois dias, onde fiquei sem carro em Miami e hospedado em um hotel bem próximo do aeroporto. Nessa situação optei por ficar na base da dobradinha transfer e ônibus, assim eu tinha como chegar no aeroporto em poucos minutos e de lá pegar o Metro Bus para Miami Beach.

Na época o Metro Bus era a única alternativa ao carro, e como era lento ele limitava as possibilidades de qualquer roteiro.

Hoje existe uma opção de ônibus expresso muito melhor, o Miami Beach Bus (rota 150).

Como pegar ônibus saindo do aeroporto de Miami

O Miami Beach Bus sai a cada 30 minutos entre 6h e 23h40 todos os dias da semana. Ele custa exatamente 2,65 dólares por trajeto.

Os ônibus foram renovados e estão mais confortáveis. Para pegar o Miami Beach Bus basta usar o MIA Mover e descer no Miami International Airport Metrorail Station. Embarque no ônibus que possui algumas paradas em Miami Beach, inclusive South Pointe.

Como pegar trem saindo do aeroporto de Miami

Existem duas linhas de trem, a verde a laranja, sendo que a laranja leva para pontos mais populares como South Miami, Coconut Grove, Vizcaya e Brickell.

Clique aqui para ver o mapa e conferir quais são as estações. Cada trajeto custa 2,25 dólares.

Como pegar trem para Fort Lauderdale e outras praias

É possível ir de trem do aeroporto de Miami para praias famosas e próximas, como Hollywood Beach, Pompano Beach, West Palm Beach e Fort Lauderdale (na verdade, existem duas estações em Fort Lauderdale, uma delas bem próxima do aeroporto que se conecta a ele através de um shuttle gratuito).

Clique aqui para saber informações e estimar valores. Essa é a maneira mais prática e rápida se o seu destino final é uma das praias da costa leste da Flórida.

Conclusão e outras dicas

Carro alugado no aeroporto de Miami é a melhor opção porque o preço é competitivo e essa é a única forma de ter liberdade absoluta de deslocamento.

Para quem não cogita aluguel de carro, o uso de aplicativos como Uber e Lyft é a melhor saída.

Para quem não se importa em ficar limitado aos passeios mais comuns em Miami Beach, o Metro Beach Bus é uma boa opção.

Van compartilhada ou transfer privativo são ótimas alternativas para quem está indo para o apartamento de amigos ou terá acesso a carro assim que chegar onde ficará hospedado. Procure o seu aqui.

Para quem chega pelo aeroporto de Miami e de lá segue viagem para outra cidade próxima, como Orlando, vale ficar atento a dica do trem que dei ali em cima, ou você pode contratar o shuttle da floridashuttletransportation.com, um dos mais famosos.

Lembrando que você pode dormir no aeroporto para seguir viagem no dia seguinte caso chegue muito tarde e não queira dirigir a noite. Nesse caso uma boa dica é ficar no hotel do aeroporto de Miami, que não é dos melhores, mas é muito prático.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Miami? Selecionei as melhores opções em Downtown Miami e Miami Beach. Se você é como eu e prefere praia, o Circa 39 é bem localizado, tem tarifas muito boas e um café da manhã delicioso!

  Não sabe o que fazer em Miami? Fiz uma lista com os principais museus, passeios e atrações com ingressos que você precisa comprar com antecedência, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*