Vou começar com o maior clichê do mundo que é para a gente poder seguir em frente: fazer um cruzeiro da Disney é mágico.

Deixem que digam o que quiserem, mas a verdade é que é lindo sim, é mágico sim e, exatamente como nos parques, é difícil ter uma experiência só: a gente já sai querendo voltar.

+ 21 coisas que eu não sabia sobre cruzeiros

Como surgiram os navios da Disney

Você sabia que antes da Disney Cruise Line ser lançada eles já tinham personagens aparecendo em navios de uma companhia concorrente?

Essa parceria com a Premier Cruise Line foi uma tentativa de mensurar o mercado e descobrir se ele era promissor, e é claro que era: os dois primeiros navios Disney viraram quatro, agora são cinco e em breve serão oito.

Quando a Disney encerrou seu antigo contrato com a Premier Cruise Line, no início dos anos 90, ela até tentou fechar com outras duas companhias maiores, mas, como não deu certo, absolutamente tudo mudou.

Em poucos meses eles já tinham o projeto do Disney Magic aprovado, o primeiro navio da Disney.

A novidade foi dada em primeira mão em uma coletiva de imprensa em maio de 1994: a Disney teria a sua própria frota, um departamento da mesma empresa responsável pelos parques que zarparia seus dois primeiros navios em apenas quatro anos!

Eu pedalando em Castaway Cay passando pelo Disney Fantasy

Quais são os navios da Disney

Atualmente existem cinco navios e outros três que devem fazer as suas viagens inaugurais em 2024 e 2025.

Disney Magic e Disney Wonder foram os dois primeiros e são os dois menores, depois veio o Disney Dream e pouco tempo depois o Disney Fantasy.

O último lançado foi o Disney Wish.

Bem, Magic e Wonder fazem parte de uma família de navios, a família Magic, mas o Dream e o Fantasy fazem parte de uma outra família, a família Dream.

Já o Wish dá início a uma terceira linhagem de navios, a família Triton.

Cada família de navios possui navios relativamente parecidos, com capacidade, tecnologia e decoração semelhantes.

Eu nunca vi os navios lado a lado, mas sei que o Magic e o Wonder são bem menores quando comparados com o DreamFantasy e Wish.

Já sabemos que o quinto navio da frota será chamado de Disney Treasure e fará parte da família Triton

Como são os navios da Disney

Os cruzeiros da Disney foram pioneiros em vários aspectos: das cores que fazem alusão ao Mickey aos quartos, que de maneira inédita passaram a receber famílias de até seis pessoas, muita coisa ali não existia antes.

O azul, que se passa por preto, no casco do navio e o amarelo dos botes, que até então eram exclusivamente laranjas, foram conquistas únicas e exclusivas. 

O apito para zarpar também é único, e mesmo que você não tenha ouvido um apito de navio antes, é de arrepiar começar uma viagem ouvindo os sete primeiros acordes de When you wish upon a star, Let it go, a marcha imperial de Stars Wars ou outros clássicos da Disney.

Você já viu um navio com casco preto antes?
E botes amarelos?

Já as piscinas dos navios Disney não são nenhuma grande atração por si só, exceto pela “montanha-russa aquática” chamada AquaDuck no Dream e no Fantasy e AquaMouse no Wish.

Esse toboágua é lindo porque é transparente, rodeia a maior parte do navio e no pôr do sol é um ótimo passeio!

Os navios da Disney não tem piscinas enormes, pelo contrário, elas são até pequenas quando comparadas ao tamanho da embarcação, principalmente quando pensamos no Disney Dream e no Disney Fantasy – e pelo incrível que pareça, nem sempre elas ficam completamente cheias.

Quando digo “piscinas” me refiro as duas piscinas principais do navio, que ficam lado a lado e podem ser usadas por todos, porque como vou mostrar logo mais existem piscinas, cortinas d’água e ofurôs exclusivos para adultos em outras partes do navio.

Uma das piscinas com o AquaDuck passando ao redor dela

Como acontece nos parques, os cruzeiros da Disney começam com um pontapé inicial e terminam com uma despedida linda que é para fazer todo mundo querer voltar um dia.

Para zarpar tem sempre uma festa no deck da piscina: Adventures Away, nos navios Disney Magic e Disney Wonder, Sailing Away no Disney Dream e Disney Fantasy, e Set Sail Upon a Wish no Disney Wish.

Já na noite anterior ao término da viagem, os personagens se despedem no lobby dos navios e com a presença do capitão. Cada navio tem uma despedida diferente, a do Disney Fantasy é a See you real soon.

Talvez seja mais fácil conquistar um coração saudosista no último dia de viagem, ou talvez seja o clima intimista do lobby, mas o durante o See you real soon todo mundo fica caladinho com um sorriso no rosto.

Sailing Away no Disney Fantasy
See ya real soon no Disney Fantasy

Como são as cabines dos navios da Disney

Eu não sabia o que esperar de uma cabine de navio. Pensei que fosse um lugar muito pequeno, e geralmente é, mas dinheiro compra tudo (inclusive espaço).

Em todos os cinco navios existem quatro tipos de cabines: Concierge, Verandah, Oceanview e Inside.

Porém, essas quatro categorias possuem subdivisões fazendo com que você possa escolher vários tipos de cabines nos navios menores e ainda mais diferentes tipos de cabines nos navios maiores.

Ou seja, não basta escolher entre Concierge, Verandah, Oceanview e Inside, tem que estipular o quanto você deseja gastar dentro de cada uma dessas categorias.

Concierge não é só um tipo de cabine, é uma área exclusiva do navio que tem as cabines maiores e mais luxuosas.

Dentro dessa categoria você pode escolher gastar muito ou realmente muito, como na subdivisão Royal Suite com Verandah que tem até hidromassagem com vista para o mar.

Verandah são as cabines com varanda. Claro que a gente pode escolher as varandas mais caras e as mais baratas, a diferença de preço está no tamanho das cabines, no tamanho da varanda e na posição da cabine em relação ao navio, assim como as cabines Oceanview, de frente para o mar, que tem janela mas não tem varanda.

No Disney Fantasy eu fiquei na mais simples, Inside, que foi onde tirei essas fotos:

Essas duas fotos mostram a cabine de frente, repare na “janela” sobre a cama
Cabine vista da cama. Repare na mesinha de centro em frente ao sofá

O navios da Disney já ganharam vários prêmios de design pela arquitetura de suas cabines.

Essa “janela” nas cabines Inside são telas super inovadoras transmitindo o ambiente externo em tempo real, mas com a aparição surpresa de personagens digitalizados da Disney.

Quando aberto esse sofá vira uma cama ideal para uma pessoa esticada com até 1,75 metro, ou alguém de 1,80 que, como eu, dorme encolhido.

Essa mesinha de centro é um baú que gera ainda mais espaço dentro do quarto.

Embaixo da cama é possível guardar até quatro malas entre médias e grandes com conforto, ainda mais quando usamos todo o espaço do armários e gavetas para guardar coisas que serão usadas diariamente.

Os armários são grandes e cheio de cabides
A escrivaninha com armários, gavetas e prateleiras (prepare-se para usar todos eles!)
Nessa subdivisão das cabines Inside o lavabo fica dentro do banheiro, mas geralmente ele fica fora
Nossa porta decorada pela Luciana

Você vai adorar passear pelo navio reparando as portas decoradas com imagens magnéticas, mas jamais use qualquer tipo de fita adesiva!

As pessoas realmente se esmeram, tem gente que faz verdadeiras artes imitando o interior da cabine, como se não houvesse porta, mas a maioria usa os seus personagens Disney preferidos.

Como é o entretenimento nos navios da Disney

Uma coisa que percebi, e depois descobri que se tratava de uma inovação da Disney Cruise Line, foi a quantidade de espaços dedicados exclusivamente para bebês, crianças e adolescentes.

Como estávamos com a Luciana, que entende tudo de cruzeiros da Disney, Claudia e eu não perdemos a única oportunidade de conhecer essas atrações que são exclusivas para os passageiros mais novos.

É que depois que o cruzeiro começa os meninos tem entretenimento específico e exclusivo, sendo que nem eu e nem os pais podem entrar – o que faz muito sentido, primeiro porque eles não entram nas nossas, segundo porque isso garante a segurança dos menores.

São quatro clubes exclusivos para os mais novos: Oceanner Lab e Oceanner Club para crianças entre 3 e 12 anos, Edge para crianças entre 11 e 14 anos, e Vibe para crianças entre 14 e 17 anos.

O legal é que os meninos que estão em idades transitórias podem participar de clubes diferentes, assim eles acabam indo naquele com o qual se identificam mais.

Tirando esses quatro clubes presentes nos cinco navios, exceto pelo Oceanner Lab que não existe no Wish, tem ainda o berçário It’s a small world para crianças entre 6 meses e 3 anos de idade.

Quarto do Andy de Toy Story no Oceaneer Club
Fim de tarde na piscina exclusiva do Vibe

Muita gente pergunta se os navios da Disney oferecem entretenimento para adultos e o pessoal da todo tipo de resposta, mas a minha é sim, porque navios da Disney oferecem entretenimento para família e toda família tem adultos.

Quem já fez outros cruzeiros irá notar as diferenças logo no início, mas a Disney não oferece cassinos, não oferece espetáculos noturnos que não sejam para todos os públicos, não oferece bebidas alcoólicas inclusas e não transmitem nada que não seja produzido por eles.

Por outro lado, tem balada para adultos, tem piscina para adultos, tem shows para adultos… E tem dois restaurantes maravilhosos pagos à parte que você pode ou não escolher conhecer.

Quiet Cove, a piscina exclusiva para adultos em todos os quatro primeiros navios
Quiet Cove tem um bar exclusivo, um ofurô, um café climatizado e uma pequena piscina com uma cortina d’água refrescante chamada Satellite Falls
O outro lado da Quiet Cove mostrando o pequeno bar molhado
Satellite Falls, apenas no Disney Dream e no Disney Fantasy

Sei que existem navios que disputam qual virá com a próxima atração mais inusitada do mundo, como o voo indoor ou a cápsula de observação da Royal Caribbean, mas em um navio da Disney o atrativo principal será sempre estar em um “quinto parque”.

Os personagens, as apresentações, o padrão de atendimento, a atenção aos detalhes e, claro, o fato de estar viajando em família são as coisas que fazem alguém escolher um cruzeiro da Disney e não outro.

Corredor com as lojinhas do navio
Hall de entrada do Walt Disney Theatre
Saindo da balada vi um casal solitário de músicos fazendo um som acústico no lobby do navio

Com relação aos espetáculos do navio (que, no meu caso, aconteciam antes do jantar): uns são bem legais, outros nem tanto.

Os que achei “nem tanto” não conseguiram entreter um adulto como eu, mas aposto que crianças não tiveram do que reclamar.

No Disney Fantasy os espetáculos com pinta de Broadway eram: Disney’s Aladdin (bem legal), Disney Wishes (bem legal) e Fantasy Come True (nem tanto), sendo que os dois primeiros são a prata da casa.

Outra coisa que vale dizer, sendo que uma delas falo em detalhes depois em um post futuro:

  • Você pode marcar fotos com as princesas em um horário previamente agendado, o que pode ser interessante em cruzeiros com durações menores;
  • Existe uma corrida de 5 km com inscrição gratuita em Castaway Cay, a ilha da Disney nas Bahamas. Eu participei e adorei a experiência!

Falamos sobre a corrida depois, prometo.

Como são as noites temáticas nos navios Disney

Outra coisa bem Disney nos cruzeiros da Disney são os fogos durante a Pirates Night, uma noite onde cada passageiro ganha uma bandana e as pessoas se vestem a caráter.

O jantar tem várias opções temáticas e os personagens apresentam um show no deck da piscina. Os fogos são bem mais discretos do que seriam em Magic Kingdom, mas uma coisa que faz deles ainda mais especiais é saber que só a Disney tem autorização de fazer pirotecnias em alto-mar.

Os personagens disponíveis para fotos no lobby e as meninas a caráter
O show Pirates in The Caribbean, antes os fogos, simula a tomada do navio pela trupe do capitão Gancho

O meu caso foi bem específico e não teve cardápio temático para a Pirates Night porque já teríamos cardápio temático na noite de Stars Wars, então fomos agraciados com o cardápio de sempre do Royal Court, o que não é nada mal: nessa noite as opções eram cordeiro, filé, purê de batatas, escargot…

Claro que o cardápio dos piratas também seria legal, mas duvido que seria melhor do que o cardápio tradicional do Royal Court.

Como eu disse, o cruzeiro que fiz teve um outro diferencial: o Star Wars Day at Sea, uma noite temática em homenagem aos filmes de George Lucas.

Eu jamais embarcaria em um cruzeiro da Disney motivado pelo tema: embarque porque você deseja fazer um cruzeiro da Disney, nunca porque você é aficionado por Stars Wars ou Marvel ao ponto de ter escolhido estar ali só por causa disso.

Como acontece na noite dos piratas, na noite de Stars Wars a maioria esmagadora dos passageiros anda fantasiado pelo navio, tem hora que a gente confunde passageiro com personagem
Luciana foi presa pelos Stormtroopers que ficam passeando pelo navio e sempre passam pela piscina

Só não coloco as fotos dos pratos de Star Wars porque o ambiente era escuro e elas ficaram todas horríveis, mas a proposta é bem legal e disso nenhum fã reclama, mas se eu tivesse que escolher acredito que esse foi o jantar que menos gostei.

Depois do jantar rolou um show aos moldes dos show dos piratas, mas com personagens de Star Wars.

O que até então era o último filme da saga, O despertar da força, estava passando em dois horários naquele dia.

Tirando a noite especial dos piratas e de Star Wars nós tivemos também a noite de gala, o que muita gente conhece como noite com o capitão.

Acredito que não exista nenhuma noite temática que seja comum em todas as rotas, mas Luciana acaba de me confirmar que a noite de gala existe apenas nos cruzeiros com sete noites ou mais, e que não existe noite dos piratas ou fogos nos cruzeiros do Alasca.

Enfim, noites temáticas dependem da duração do cruzeiro, da rota e se o cruzeiro escolhido por você tem algum tema específico, como Star Wars, Marvel, Natal ou Halloween.

Como são os restaurantes dos navios da Disney

Os cruzeiros da Disney foram os primeiros a instaurar o jantar rotacional onde garçons acompanham os passageiros em uma sequência de restaurantes previamente estabelecida.

Se você faz um cruzeiro de três noites, em um navio com três restaurantes, cada noite você jantará em um lugar diferente, mas com a mesma equipe te servido e sempre no mesmo horário.

Assim você tem a certeza que passará por todos os restaurantes e nunca pegará fila ou precisará brigar por um assento: sua mesa estará sempre esperando por você, esteja você dividindo apenas com os membros da sua cabine, do seu grupo de amigos ou com o pessoal de uma cabine vizinha.

Existe também o buffet all you can eat do Cabanas que serve refeições diferentes no café da manhã, almoço e jantar.

O serviço de quarto é gratuito, basta ligar e pedir, o que é muito útil nos dias em que se sai cedo do quarto, como nas paradas nos portos, só não funciona no dia do desembarque.

Tirando as lanchonetes, os cafés e os bares espalhados pelo navio, o Disney Fantasy tem os restaurantes rotacionais Animator’s Palate, Enchanted Garden e Royal Court, além do buffet Cabanas e dos restaurantes pagos a parte Palo e Remy.

Claro que não tem nem o que pensar: os dois melhores restaurantes são Palo e Remy, mas não vou falar muito sobre eles porque nem todo mundo conhece ou vai conhecer, apesar de que já, já publico um relato sobre minha experiência em ambos.

O Cabanas é o melhor pau para toda obra que você vai encontrar: buffet que tem de tudo um pouco, e em cruzeiros maiores é comum eles servirem coisas diferentes em determinados dias específicos da semana, por isso corra atrás da informação e não duvide que ele possa te surpreender (seja no almoço, no café ou no jantar).

Com relação aos três restaurantes rotacionais eu não sei se é possível eleger um preferido, é uma experiência muito particular, vai do paladar de cada um, mas é comida internacional e em uma mesma noite o cardápio pode te contemplar com salmão, filé e frango.

O mais divertido é o Animator’s Palate por causa da inovação na animação dos desenhos: a gente recebe uma folha e desenha um bonequinho que é animado e passa a interagir com todos nós, é muito legal e bastante inovador.

Como em Epcot o Crush de Procurando Nemo também passeia por nós e conversa com cada um da mesa.

O mais bonito é o Royal Court. O restaurante é lindo e tem um clima bem imperial.

O que gostei menos é o Enchanted Garden, que apesar das flores se abrirem sozinhas simulando uma primavera eu achei meio cafona – mas se em um navio não houver ao menos um ambiente cafona pode saber que tem algo errado.

Royal Court, o meu restaurante preferido no Disney Fantasy

Uma dica que aprendi com a Luciana: peça de tudo um pouco.

Isso mesmo: na dúvida não tem porque escolher, faça um banquete – nós pedíamos um prato cada e se algum não fosse do nosso agrado era só pedir que trocassem.

Outra coisa legal é que como o garçom é sempre o mesmo acaba rolando uma inevitável intimidade; e isso faz com que ele conheça o seu paladar.

No meu caso, o Bruno, que era português, já me esperava com uma tigela de frutas na mesa, na maior parte das vezes uvas e abacaxi.

Outra dica da Luciana, coisas que só se aprende com ela: agende um café da manhã “gratuito” com personagens.

Pouca gente sabe que esse café da manhã existe e quem sabe acha que é pago. Se você não conseguir fazer isso com antecedência, faça assim que chegar no navio.

E não se esqueça de conhecer os “restaurantes” da piscina: em todos os navios tem uma lanchonete com fast food no deck da piscina que serve hambúrguer, fritas, nuggets e cachorro-quente, além de você poder montar a sua própria casquinha.

Sim, basta pegar a casquinha, escolher a máquina do sabor de sorvete que você deseja e se esbaldar na alavanca.

Enfim, como é fazer um cruzeiro da Disney?

Fazer um cruzeiro da Disney é como conhecer um quinto parque.

Embarcar em um cruzeiro da Disney é como passar pelas catracas de um parque que acabou de ser inaugurado: ele é inédito, personalizado e conhece cada um de nós.

Sabe aquela loucura para conseguir vencer o tempo e não deixar nada de fora? Quem está acostumado com o ritmo frenético dos parques de Orlando estranha como no navio tem tempo para tudo – só as oportunidades de fotos com personagem são tantas que é como se estivéssemos encontrando parentes andando pela casa.

Disney que é, fiquei impressionado com o detalhamento de informações: a gente recebe tudo mastigado e não tem chance de deixar nada passar batido.

Chave da cabine, que as pessoas usam como crachá. Ela mostra no número da sua mesa no jantar rotacional, o horário e a ordem dos restaurantes pela inicial de cada um
Esse tíquetes com a relação de dias, horários e onde acontecerão todos os jantares da viagem ficam na cama assim que começa a viagem
Para pedir café da manhã no quarto basta dependurar isso na porta até às 3 da manhã da noite anterior
Como internet a bordo é bem cara, o meio de comunicação mais comum são esses celulares que ligam entre si sem nenhum custo. Cada cabine tem dois. Outro meio de comunicação é o “whatsapp” do app da Disney Cruise Line que é gratuito e só funciona a bordo
Personal Navigator é o jornalzinho de bordo com todas as informações e tudo que acontece no navio no dia seguinte. Todas as noites um aparece em cima da cama…
… assim como todas as noites o sofá vira cama como mágica!
Qualquer aviso aparece assim, em um envelope no “peixe” da porta

Eu adorei, recomendo para quem viaja com família e para quem gosta de Disney, porque quem gosta dos parques adora os navios, é como se você fosse promovido e ganhasse o direito a ter uma experiência intensiva e inédita.

Já estou de olho no próximo!

Se você gostou desse post, ele é uma das minhas dicas no Pinterest:

Cruzeiro Disney: como é fazer um cruzeiro em um navio da Disney
Cruzeiro da Disney: adicione esse post ao seu Pinterest!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão - e se você ainda não sabe qual seguro escolher, leia isso!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*