Lembro de ter ouvido que a arquitetura de Chicago era linda, o que pareceu um comentário vazio naquele momento, porque todo mundo já conheceu cidades arquitetonicamente incríveis sem que isso definisse o destino propriamente dito.

Só depois de conhecer Chicago percebi que nenhuma impressão sobre ela pode desconsiderar a sua arquitetura.

Chicago se desenvolveu através dos desdobramentos de seu planejamento urbano inicial e até hoje é fiel a ele.

Isso influenciou tudo o que sabemos sobre ela, da economia ao turismo.

E isso tudo eu aprendi no Chicago Architecture Center River Cruise.

Passeio de barco no Chicago River

Existem alguns passeios de barco que navegam pelo Chicago River e pelo lago Michigan, mas o mais famoso é o do Chicago Architecture Center a bordo do First Lady.

Você não precisa fazer exatamente esse, existem alternativas que talvez de interessem mais (até porque esse não navega pelo lago), mas é impossível negar que só o Chicago Architecture Center tem pinta de “oficial”.

Digo isso não só porque ele é o maior e mais famoso, mas porque tem um museu lindo bem no coração da cidade, então é algo realmente grande.

O passeio começa embaixo da DuSable Bridge

Como é fazer o cruzeiro arquitetônico de Chicago

A temporada de cruzeiros do Chicago Architecture Center geralmente vai de março a novembro e os ingressos são vendidos pela internet.

Basta descer a DuSable Bridge, a ponte mais famosa de Chicago, que você verá a tenda da “Chicago’s First Lady’s Cruises”.

Você não precisa imprimir o seu ingresso, basta mostrar o celular. As pessoas embarcam por ordem de chegada, os assentos não são marcados.

O passeio dura 90 minutos. O guia passa por alguns dos prédios mais famosos da cidade enquanto fala sobre eles (apenas em inglês) e você aproveita para tirar fotos.

É bem legal, eu adorei o passeio (e olha que estava garoando), mas acho que existem outros passeios de barco mais interessantes do que esse, “o oficial”.

A guia do horário da minha partida cumprimentando quem chegava
O barco chegou logo depois de mim!

A história da arquitetura de Chicago

Chicago não é famosa pela arquitetura histórica, mas pela originalidade arquitetônica: a maior parte da cidade teve que se reinventar depois que um incêndio destruiu a maior parte da cidade em 1871.

Na época, um jornalista publicou uma reportagem investigativa dizendo que um casal de imigrantes irlandeses, donos de um pequeno celeiro, foi responsável pelo início ao incêndio que deixou mais de 100 mil pessoas desabrigadas.

Pouco tempo depois, o jornalista, que compartilhava do ódio histórico entre americanos e imigrantes irlandeses, assumiu ter inventado toda a história.

Enfim…

Infelizmente o dia não era dos mais bonitos, choveu durante a maior parte do passeio
O famoso Trump Hotel and Tower

Uma das primeiras coisas que aprendi, logo depois de subir a bordo, foi que Donald Trump ganhou na justiça o direito de exibir a sua marca na fachada da Trump Tower, um dos hotéis mais icônicos de Chicago.

Isso fez com que ele se tornasse o único arranha-céu da cidade a ter o seu nome exposto na fachada.

Bem, essa pegada envidraçada é obra do arquiteto Louis Sullivan, um dos primeiros a perceber que o futuro era alto, por isso os prédios construídos no final do século 19 eram obcecados em “arranhar o céu”.

O que na época era chamado de estilo comercial hoje é estudado nos cursos de arquitetura como Escola de Chicago: estruturas de aço e enormes placas de vidro.

Outra coisa que a gente aprende durante o passeio é que sempre rolou uma guerra arquitetônica entre Chicago e Nova York.

Em muitos momentos da história uma ou outra era detentora do título de cidade com o maior arranha-céu do mundo, mas raramente o título durava mais de dois anos consecutivos sem que elas o intercalassem.

Hoje, entre os dez prédios mais altos mundo, apenas um americano aparece na lista: One World Trade Center, em Nova York.

Chicago aparece apenas na vigésima quinta posição com a Willis Tower, uma das atrações mais disputadas entre turistas.

O Chicago River pouco antes de receber a Chicago Riverwalk

O que acho incrível em Chicago é que Chicago é uma cidade de arranha-céus, mas, de repente, um rio passa pelo centro, bem no meio dele, e um rio verde!

Chicago River é o rio que deixou de descer e passou subir por pura precaução: preocupados com a contaminação da água, que causava cólera e disenteria, no ano 1900 o governo conseguiu inverter o seu fluxo para que o rio desaguasse no rio Mississipi e não no lago Michigan.

Chicago Riverwalk, uma das obras que mobilizou o centro da cidade por anos, criou um parque urbano que atualmente disputa com o Millenium Park o posto de espaço público mais famoso de Chicago.

São praças, parques e muitas atividades dentro d’água, além de restaurantes, bares e museus.

O icônico Marina City

Já esse aqui em cima é o Marina City, um antigo prédio de apartamentos alugados convertido em condomínio.

São dois prédios com plantas idênticas inspirados em uma enorme espiga de milho. No nível térreo funciona a maior House of Blues dos Estados Unidos!

O legal é que como mostra o exterior de ambos os prédios, dentro de seus apartamentos praticamente não existem ângulos retos.

Ah, e se você estiver se perguntando, não, depois de Steve McQueen em The Hunter nenhum outro carro caiu dali.

Passeio chegando ao fim na DuSable Bridge

Pena que a cidade estava coberta por névoa e eu tinha que proteger minha câmera da chuva.

O passeio de barco da Chicago Architecture Center (clique aqui para valores) é um programa maravilhoso para quem entende inglês, caso contrário será apenas um rolê pelo rio.

O tour não é dos mais baratos e a temporada vai de março (ou abril) a novembro, o preço pode sofrer alteração de um ano para outro, mas custa aproximadamente U$ 60.

Bem, não é um valor barato, mas é ele que irá te mostrar que Chicago são muitas, mas nenhuma independe de sua arquitetura.

Aliás, eu cheguei a comentar que a antiga Sears Tower foi inspirada em um maço de cigarros?

Outros passeios de barco em Chicago

O tour a bordo do Chicago First Lady, comandado pela Chicago Architecture Center, é o passeio de barco mais famoso de Chicago, mas existem alternativas que podem ser ainda mais interessantes para quem gostaria de fazer um cruzeiro pelo Chicago River:

  • Passeio de barco da Shoreline Sightseeing
  • Passeio de barco da Wendella Tours & Cruises
  • Passeio de barco da Island Party Boat
  • Cruzeiro com jantar e música

O passeio da Shoreline Sightseeing é interessante porque ele é o concorrente direto da Chicago Architecture Center. Ele tem uma temporada de funcionamento maior, inclusive no início e no fim do inverno.

Já a Wendella Tours & Cruises tem mais de um passeio, mas o mais interessante é que quase todos eles navegam também pelo lado Michigan, coisa que sou louco para fazer!

Eles também tem um cruzeiro de arquitetura com várias saídas ao longo do dia, mas tem um outro, ainda mais famoso, que ancora no lago Michigan bem na hora do pôr do sol.

Se você estiver viajando no verão, às quartas e sábados tem essa outra opção com direto a fogos!

Por último, tem o mais famoso deles: o cruzeiro com jantar e música, que é uma atração fechada com tudo incluso, inclusive a música depois da sobremesa.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Chicago? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores do Chicago Loop, mas eu prefiro a região de Magnificent Mile, aliás, indico o DoubleTree de olhos fechados!

  Não sabe o que fazer em Chicago? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*