Cape Byron Lighthouse: o Farol de Byron Bay

Atualizado em 18 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

O Farol de Byron Bay é o ponto turístico mais famosos da cidade porque é dele que a gente vê Belongil Beach, Main Beach e Wategos Beach, que são justamente algumas das praias mais bonitas da Austrália!

Caminhando até Cape Byron Lighthouse a gente vê não só as praias como uma das coisas que as pessoas pagam pequenas fortunas pela tentativa de vê-las: as baleias, principalmente entre maio e julho, mas também entre setembro e novembro em menor quantidade (eu estive lá em outubro).

Os gringos geralmente fazem o percurso entre o Farol e a praia de Wategos (que é a segunda parte do passeio) com binóculos nos pescoços, mas a verdade é que se elas estiverem ali até a olho nu você consegue vê-las, e sem muito esforço.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

+ Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

+ Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

O que conhecer em Byron Bay

O passeio até o Cape Byron Lighthouse é dividido em dois: até ele (geralmente de carro) e a partir dele (obrigatoriamente a pé).

Saindo de Main Beach subi de carro pela Lawson Street até ela virar a Lighthouse Road, a rua do Farol. Subindo sem pressa você irá chegar onde tirei essa primeira foto, ao lado do único estacionamento gratuito antes de chegar ao Cape Byron Lighthouse propriamente dito:

Olha o pessoal atrás de mim fazendo a pé o percurso que geralmente é feito de carro

Caminhando em direção ao Farol de Byron Bay as vistas são deslumbrantes

Chegando ao Cape Byron Lighthouse, a caminhada do estacionamento gratuito não é nada longa

Bem, das duas uma: ou você para o carro ali, sobe a pé e não paga nada por isso ou vai de carro até o topo e paga os oito dólares para estacionar em frente ao Farol.

Eu resolvi subir até o Farol, mas o estacionamento estava cheio e por isso tive que voltar para estacionar onde ele é gratuito – e por pouco já não conseguiria parar ali, são poucas vagas em ambos os lugares, por isso vale ser o mais prático possível e garantir o que se tem.

Também existem excursões até lá, mas não acredito que você deva pagar por elas, principalmente para conhecer o Farol: em Byron Bay a vida é muito mais gostosa para quem está de carro e dirigir pelo litoral não tem nenhum mistério – e estacionar nunca é um problema, desde que não seja no único lugar que tenha vagas limitadas.

Sei que eu não teria feito esse e nem outros passeios na cidade se eu não estivesse de carro. Na verdade eu só conheci Byron porque estava de carro, porque quando fui a Gold Coast pela primeira vez eu mal saí de Surfers Paradise.

Enfim, minha dica em Byron Bay é sempre essa: esteja de carro!

Cape Byron Lighthouse

O Farol de Byron Bay é o mais potente da Austrália e quase leva o título de mais potente do mundo. Foi ligado pela primeira vez em 1901 e continua funcionando normalmente nos dias de hoje.

Além de estar em um dos lugares mais bonitos do país ele é famoso porque marca o ponto mais oriental possível do continente australiano (essa é a página oficial).

É raro chegar ali perto do horário do pôr do sol e ver o Farol tão vazio

O início da segunda parte do passeio, saindo do Farol

Cape Byron Lighthouse é só o pontapé inicial de uma trilha embasbacadora que começa nele e vai descendo até a praia de Wategos.

Bem, na verdade você percebe pelas primeiras fotos do post que o passeio começa muito antes do Farol: no último estacionamento gratuito da estrada a gente já consegue tirar fotos incríveis do mar de Byron Bay, mas a segunda parte da trilha potencializa a beleza do passeio.

Descendo a escadaria que leva a Wategos Beach

Provavelmente a caminhada entre o Farol e Wategos não tem sequer um quilometro de distância, mas deixar o seu carro lá em cima é um problema para quem precisará voltar para pegá-lo – e o que antes era uma escadaria sem fim para baixo vira uma escadaria sem fim para cima.

Tem um outro probleminha também: fui de chinelo e eu, que não cheguei nem na metade do percurso, encontrei duas cobras pelo caminho.

Não dá para fazer um passeio desse de bermuda, chinelo e se desviando de cobras: voltei, peguei meu carro e desci pela estrada em direção a Wategos Beach.

Essas fotos foram tiradas em Wategos Beach, mas eu resolvi chegar de carro e não descendo pelo caminho do Farol

Tinha gente levando colchão para a praia. Juro!

O Farol de Byron Bay é muito conhecido, são mais de 50 mil visitantes por ano. Se você tem um binóculo não deixe de levá-lo, mas como eu disse lá em cima quem presta atenção e enxerga bem conseguirá ver baleias sem fazer muito esforço.

E tente chegar ali próximo do horário do pôr do sol, as fotos ficarão incríveis!

Eu no farol de Byron Bay

Bem, nem sempre. Tem foto que fica horrível. Paciência.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Byron Bay? Fiz uma lista com as melhores opções em Main Beach, mas se você quer economizar minha dica é o Bay Motel, pertinho da praia.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Salvar

Salvar

Salvar

Byron Bay
Comentários (0)
Adicionar comentário