Atualizado em 25 de abril de 2022 por Thiago Khoury
Nossa, preciso pensar muito bem no que escrever antes de publicar este post; a verdade é que até agora não sei o quanto realmente vale pagar pelo Boston Trolley.
Nunca fui tão indeciso!
Um passeio de hop on hop off é sempre bem-vindo em cidades em que você nunca esteve, principalmente capitais grandes como Boston, mas não é a melhor forma de locomoção, principalmente se você estiver viajando acompanhado ou tem um sistema de transporte público eficiente disponível.
Uhm, acho que já sei por onde começar…
Como é o Boston Trolley
Boston Trolley é um ônibus panorâmico que faz um percurso pré-estabelecido que passa por vários pontos de interesse na cidade, então você pode encará-lo como uma “carona cultural”.
Antes de começar a discutir se além de uma atração como qualquer outra o Boston Trolley é também uma forma de se locomover pela cidade, vou deixar três posts essenciais para quem vai a Boston pela primeira vez:
+ Onde ficar em Boston (com tour pelo quarto!)
+ Qual seguro de viagem comprar para os Estados Unidos? (com cupom de desconto!)
+ Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (15% off)
Vale a pena fazer hop on hop off em Boston?
Se você é como eu e curte conhecer uma cidade de forma que possa dividi-la em bairros, ou se tem pouco tempo ali, sim, vale a pena fazer um hop on hop off em Boston.
Compre um passe de um dia do Boston Trolley (clique para ver o preço em real, parcelado no cartão) e dê literalmente uma volta por Boston, assim você pincela o que ela tem de mais famoso (mas não necessariamente o que ela tem de melhor).
Eu fiz o hop on hop off com a Boston Trolley em um dia de chuva, já no fim da viagem, ou seja, encarei o hop on hop off em Boston como uma atração com início, meio e fim, o que também é legal.
Foi um passeio de aproximadamente duas horas onde eu aprendi coisas que não se aprende andando a pé.
Vale a pena se locomover em Boston usando o Boston Trolley?
Infelizmente não dá para encarar o Boston Trolley como meio de locomoção em Boston.
Fazer um passeio guiado em Boston, podendo ou não descer em alguma de suas paradas, é uma ótima dica, mas encarar um ônibus turístico como meio de transporte é fria.
Primeiro porque caso você esteja viajando com família ou amigos vale mais dividir um Uber.
Segundo porque, caso você esteja sozinho, certifique-se estar hospedado em uma região onde é fácil se virar a pé, como Back Bay ou Seaport District, e use o metrô ocasionalmente sempre que precisar.
Ou ônibus!
Eu teria muita preguiça de depender do Boston Trolley para conhecer os arredores de Cambridge. Lembro que quando passei por ali a bordo do hop on hop off vi uma família embaixo de chuva esperando embarcar no meu ônibus, mas ele estava cheio e eles tiveram que esperar pelo próximo.
Uma dica que dou é usar o Boston Trolley (clique para ver o preço em real, parcelado no cartão) como atração e passeio de reconhecimento, mas não encare-o como transporte público: para isso use o metrô, compartilhe um Uber ou caminhe por Boston.
Todas essas três opções são mais baratas e com certeza mais rápidas do que depender de hop on hop off em Boston.
Atrações mais famosas de Boston
O Boston Trolley é um dos passeios mais populares de Boston, mas ele não faz parte do CityPASS, um passe que permite entrada em quatro atrações da cidade com preço reduzido.
É legal saber um pouquinho sobre as atrações mais famosas de Boston porque muitas vezes a gente escolhe quais conhecer em função do custo-benefício:
+ New England Aquarium: o aquário de Boston
+ Skywalk Observatory: o observatório de Boston
+ Boston Harbor Cruises: passeio de barco em Boston
+ Boston Tea Party Ship and Museum: o museu do navio ancorado
+ Fenway Park: tour pelo estádio do Red Sox
Adorei a ideia, principalmente pra dar uma “pincelada” na cidade toda. Com criança acho que vai ser mais divertido ainda.
Ei Lu, também acho que as crianças vão gostar!