Austrália: sim, você precisa de um certificado contra febre amarela

Atualizado em 25 de janeiro de 2021 por Thiago Khoury

Sou tão desligado desse processo de imigração que simplesmente ignorei o fato de que eu estava indo para a Austrália, um país que requer a apresentação de um certificado internacional de vacinação contra febre amarela.

Sei exatamente o que é e como fazer, mas quem disse que eu fiz?

– Do you have your yellow fever vaccination certificate?

– Oi, não entendi.

– Your certificate of yellow fever, fievre jaune, fiebre amarilla…

Me deu uma suadeira tão grande que eu transpirei em lugares que eu jamais imaginei que fosse possível. Olhei para o lado e vi o meu vizinho entregar um pedaço de papel junto com o passaporte. E o sujeito ao lado dele também e assim sucessivamente do primeiro ao último guichê.

Como que todo mundo sabia sobre isso e o blogueiro não?

– Olha moço, eu juro pela saúde da minha mãe que eu nem lembrei disso.

– Sei…

– Eu vou ser deportado?

– Não sei…

– Olha vou te dizer que minha saúde é ótima, eu sou um touro.

Certificado contra febre amarela para entrar na Austrália

Já falei muito sobre febre amarela e todas os males mais comuns em viagens internacionais, lembra?

Nada mudou desde então: esse certificado internacional pode ser obtido nos centros de orientação ao viajante da Anvisa, basta levar o seu Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto.

Atualização: bem, agora muita coisa mudou: agora o certificado internacional de vacinação pode ser emitido pela internet, leia mais sobre isso aqui.

Para entrar na Austrália é aconselhável trazer o seu, mas diferente do que eu esperava, eles não deportam quem não tem. De acordo com o site australiano do Departamento de Saúde:

if you are arriving (…) from a yellow fever declared country but do not hold a vaccination certificate you will still be permitted to enter without one.

De acordo com eles, o turista receberá uma aula sobre a importância da vacina e um cartão com instruções sobre como lidar com os sintomas caso eles apareçam durante os seus primeiros seis dias de viagem.

E nem isso aconteceu comigo, aliás foi bem mais simples: uma moça, muito educada, simplesmente perguntou se eu já tinha sido vacinado antes e me desejou sorte com o clima, que na última semana não estava tão bom.

De qualquer forma, não faça como eu: lembre-se que a Austrália requer certificado contra febre amarela de todos que passaram por um dos países que possuam quadro de incidência da doença, como o Brasil.

+ Onde ficar em Sydney? Veja onde me hospedei em Sydney!

+ Onde ficar em Melbourne? Veja onde me hospedei em Melbourne!

+ Onde ficar em Gold Coast? Veja onde me hospedei em Gold Coast!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

AustráliaCertificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia
Comentários (6)
Adicionar comentário
  • Flávia Peixoto

    ahahah eu tive que rir.. sorry… mas isso é a minha cara.. to querendo tomar logo pq nõa duvido q aconteça com outra blogueira rs bjs

      • fabricio

        Amigo, a companhia area nao te pediu este cartao aqui no brasil para poder embarcar?? Estou com passagem marcada para proxima semana e tomei vacina hoje, nao vai dar tempo dos 10 dias estou muito preocupado de me barrarem aqui no brasil! Nao te pediram aqui entao? Abcs

        • Leticia

          Fabrício, e como foi? embarcou?entrou na Austrália?

        • Silva

          E ai fabrício, deu tudo certo com vc? estou na mesma!