Vocês devem ter visto que estive em Arraial d’Ajuda nessas férias. Olha, nem eu esperava gostar tanto de lá!

Já deu para notar que viajo pouco pelo Brasil, mas, quando acontece, geralmente vou à Bahia.

Eu já conhecia Porto Seguro e já tinha passado por Arraial como passeio (lembro que fui uma tarde no parque aquático e depois assisti a um show na Ilha dos Aquários) mas eu não imaginava que ficar em Arraial pudesse ser tão gostoso!

Onde fica Arraial d’Ajuda?

Tem gente que pode estranhar o título do post, mas é isso mesmo: Arraial d’Ajuda é um distrito do município baiano de Porto Seguro, não é uma cidade propriamente dita.

Estar em Arraial d’Ajuda é estar em Porto Seguro, nos arredores mais nobres dessa cidade que muitas vezes é só o pontapé inicial para aventuras mil pelo litoral baiano.

Pontapé inicial porque a Bahia é um sem fim de destinos comerciais e insólitos que geralmente são desbravados por pessoas que desembarcam todos os dias nos aeroportos de Porto Seguro, Ilhéus e Salvador.

Como troquei de distrito assim que desembarquei na cidade, o centro de Porto Seguro foi só o ponto de partida nessa viagem delícia de uma semana que teve Arraial d’Ajuda como base de apoio.

Como chegar em Arraial d’Ajuda?

Para chegar em Arraial d’Ajuda você precisa primeiro chegar em Porto Seguro, e isso pode ser feito de carro, ônibus ou avião.

Eu cheguei de avião em um voo direto vindo de Belo Horizonte.

Do Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS) você precisa ir à balsa que faz a travessia do rio Bunharém que liga o centro de Porto Seguro e Arraial em cinco minutos de viagem.

Segui a sugestão que recebi da pousada em que fiquei e combinei uma corrida de táxi porta a porta com o Meredilson pelo WhatsApp: (73) 9985.2505.

Meredilson dirige um Doblò e cobrou 150 reais da porta do aeroporto a porta da pousada. Fomos quatro adultos e uma criança de colo no Doblò do Meredilson.

Esse é o mesmo preço do táxi quando contratado in loco durante o verão.

Balsa para Arraial d'Ajuda, Bahia
Balsa para Arraial d’Ajuda
São cinco minutos de viagem entre o porto de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda

No fim da viagem, para voltar para o aeroporto, resolvemos dispensar o táxi porta a porta para fazer o trajeto em duas viagens: primeiro pegamos um táxi da pousada até a balsa, entramos como transeuntes, fizemos a travessia de cinco minutos e pegamos outro táxi até o aeroporto.

Essas duas formas de fazer a travessia são recomendadas, a diferença é que se por um lado a travessia porta a porta não requer esforço algum por conta do turista, por outro ela pode causar filas enormes de espera – porque para transeuntes não há fila alguma.

Com relação a preço, da pousada para a balsa o valor cobrado foi “tabelado”, 35 reais no verão.

Já da balsa para o aeroporto foi de acordo com o taxímetro, algo entre 35 e 40 reais.

Como transeunte você ainda precisa pagar R$ 4,50 pela balsa, mas apenas de Porto Seguro para Arraial, o caminho inverso é gratuito.

Preciso falar que esses valores são da temporada 2019-2020, então é possível que tudo esteja mais caro agora.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda?

Imagino que todo mundo queira se hospedar na Macugê, “a rua mais charmosa do Brasil”.

Eu fiquei hospedado na Pousada Vila do Beco e confirmo tudo que dizem com relação à localização: é incrível quando conseguimos ficar no olho do furacão sem ficar exatamente nele.

Pousada Vila do Beco fica no Beco do Jegue, um beco bem no miolinho mais desejado da Mucugê.

Pousada Vila do Beco em Arraial d’Ajuda

Vila do Beco é uma ótima pousada, a localização é perfeita e a piscina é tão charmosa quanto parece, a única coisa que não é perfeita é o preço (de toda forma, essa era a opção mais barata entre as melhores e mais caras de Arraial d’Ajuda).

Como a Vila do Beco fica bem na meiuca da Mucugê a localização é super central e você pode bater perna por ali em ambas as direções com a maior facilidade do mundo: seja para ir em direção à pracinha da Igreja, seja para ir em direção à praia.

Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia
Preparem-se: é impossível falar da Vila do Beco sem postar fotos da piscina…
Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia
Sol se pondo na Pousada Vila do Beco
Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia
E agora, eu lá no fundo…
Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia
Olha o mar no fundo!
Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda
Detalhes do quarto na Pousada Vila do Beco
Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda
A maior parte dos quartos é triplo com uma cama queen e uma de solteiro
Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda
Quartos tem frigobar, televisão e ar condicionado, além de varanda com cadeiras e rede
Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda
Eu estava no quarto do andar de cima
Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda
Lindo demais, eu adorei!

Com relação a outras opções, procurei bastante e não existia nada com a qualidade da Vila do Beco por um preço sequer parecido.

Se você pode e pretende investir ainda mais em uma pousada em Arraial, a Maitei é uma ótima dica.

Onde comer em Arraial d’Ajuda?

Eu gostaria de dar mil dicas descoladas e surpreendentes, mas o que fiz em uma semana de viagem foi desbravar as opções da Mucugê várias vezes em momentos diferentes do dia – e isso não é uma má escolha, mas com certeza descolados em Arraial podem dar dicas mais inusitadas.

O conselho que dou, e que pode fugir do lugar comum, é o ótimo Paulo Pescador, o restaurante quase ao lado do supermercado que serve um respeitável (e tradicional) bobó de camarão em Arraial d’Ajuda por aproximadamente 45 reais.

O menu é simples e varia entre 42 e 50 reais, mas as suas escolhas variam basicamente entre bobó e estrogonofe de camarão – além de versões com carne e frango para agradar o paladar de alérgicos.

No mais, comi pizzas deliciosas no Pitanga (no charmosíssimo Beco das Cores), hambúrguer artesanal com molho blue cheese no Gira Mundo, crepe de carne seca no Milloca, açaí puro e sem guaraná no vegano Naturalíssima e o delicioso sorvete de avelã do Fior di Latte.

Existem stands da Fior di Latte pela Mucugê, mas só na loja você encontra os picolés feitos com sorvete da casa que conseguem ser ainda melhores, como o de avelã com casquinha de baunilha e o de avelã com casquinha de avelã.

Desse segundo só eu comi três!

A imperdível galinhada do Portinha
O estrogonofe de camarão do Paulo Pescador com suas batatas caseiras

O restaurante self service Portinha é muito melhor do que eu esperava e o preço é justo. Super dica para quem vem caminhando da praia antes das três da tarde.

Não gostei das massas do Forchetta, deixaram muito a desejar em sabor, quantidade e preço.

Uns amigos seguiram a dica de locais e comeram lagosta no Mulatos, o que agradou a todos.

Importante dizer: esses preços são de 2019-2020, ou seja, antes da pandemia. É bem provável que as coisas estejam mais caras agora.

Quais são as melhores praias de Arraial d’Ajuda?

Eu não conheço “as melhores praias de Arraial d’Ajuda” porque não procurei por elas: não fui para desbravar a cidade ou descobrir os segredos mais bem guardados, fui de férias para curtir a piscina do hotel e as praias mais próximas com o único intuito de dar uma entradinha no mar em janeiro porque essa a única superstição que tenho.

Dessa forma posso te dizer que tenho opinião formada sobre a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga, as duas que conheci, além do trecho entre elas conhecido como Praia do Parracho.

Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê é a praia do centro de Arraial, a praia onde desemboca a rua Mucugê.

Foi a primeira praia que fui, logo depois de fazer o check-in na Pousada Vila do Beco, e a única que não voltei. O trecho de areia é muito curto e quase todo tomado pelas barracas de praia.

Como quase toda praia principal ela é a pior delas: cheia, pouco espaço e poucas barracas que, pela localização, não precisam sequer ser boas (e geralmente não são).

Praia do Parracho

A Praia do Parracho deveria ser considerada porta de entrada de Pintinga, mas não, é uma segunda praia como nome própria, “Parracho”.

Como a Praia do Parracho é tomada pelos resorts e residenciais que ficam ali, de frente para o mar, é a parte mais vazia desse trecho que começa na Mucugê e termina na Pitinga.

O que mais bomba, principalmente nos fins de semana, é o “lounge” Uíki, com música alta e muita gente blasé.

Praia da Pitinga

Praia da Pitinga é a que gosto mais. O trecho de areia é maior, as falésias ornam super bem com a mata ao redor e a barraca do Faria (a última delas) realmente é muito boa!

Não almocei, mas comi o bolinho de aipim de carne seca que é delicioso, pena que pelo tamanho deveriam ser dois.

Em outra ocasião fiquei na barraca da Maré, que serviu um peixe enorme para três ou quatro pessoas por 120 reais.

Praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda
Barraca do Faria na Praia da Pitinga
Praia da Pitinga
Peixe frito para três na barraca da Maré em Pitinga

Para quem está na Pousada Vila do Beco ou outra qualquer da rua Macugê dá para ir caminhando para essas três praias se você vai pela areia (pela estrada o caminho é mais chato, mas não necessariamente mais longo), mas para voltar sugiro pegar uma van por 4 reais e evitar a subidinha inicial.

Peça ao motorista para descer assim que a Mucugê vira contramão, caso contrário eles te deixarão lá na pracinha da Igreja.

Para ir para praia de van você precisa chegar primeiro na pracinha da Igreja ou ter a sorte de parar uma no meio do caminho que ainda tenha assentos vazios (o que é raro porque elas geralmente só saem quando estão cheias).

Vale lembrar que esses preços são de 2019-2020, ou seja, antes da pandemia. É provável que as coisas estejam mais caras agora.

Como ir de Arraial d’Ajuda para Trancoso

Existem várias formas de ir para Trancoso a partir de Arraial, mas as mais comuns são carro alugado, van e excursão.

Para ir de excursão eu sugiro contratar a Civitatis, basta escolher a data desejada e completar o formulário. A confirmação é imediata.

Para alugar carro lembre-se de pegá-lo já no aeroporto de Porto Seguro, essa é a opção mais prática e barata.

Para ir de van, caminhe até a pracinha da Igreja (ou Praça Brigadeiro Eduardo Gomes) e pegue uma das vans por 15 reais cada perna (lembre-se que esse preço deve estar desatualizado).

Em Trancoso as vans param na barraca do Zé Barbudo na Praia dos Nativos, um ótimo lugar para se estabelecer até pegar uma das vans de volta que começam a sair às 14h30.

Pegando a van na pracinha da Igreja em Arraial d’Ajuda…
Trancoso
Praia dos Nativos em Trancoso
Trancoso
Café de La Music em Trancoso
Praia dos Coqueiros em Trancoso
Praia dos Coqueiros em Trancoso
Barraca do Zé Barbudo em Trancoso
Frango empanado na tapioca na barraca do Zé Barbudo

Se você quiser passar mais de um dia em Trancoso, sugiro a Pousada do Bosque. Vou deixar esses outros dois posts sobre Trancoso também:

+ Onde comer em Trancoso: restaurantes do Quadrado

+ Barracas de praia de Trancoso: onde ficar

Como ir de Arraial d’Ajuda para Caraíva

Eu fui para passar o dia e voltar, mas digo desde já que essa é uma péssima escolha: diferente de Trancoso, que é perto, Caraíva não foi feito para passar o dia.

Passeando em Arraial eu fechei com a Portal Turismo uma van para 15 pessoa em uma quarta-feira, dia que não há excursão para Caraíva, assim teríamos a van inteiramente para nós por 800 reais.

Vale dizer que se você compra um assento em uma van para Caraíva em dias de excursão geralmente paga 80 reais pelo assento.

Caraíva é um lugar incrível para desconectar (sim, agora celular lá pega sem problema), mas é uma péssima escolha para quem decide fazer bate e volta a partir de Arraial d’Ajuda.

Caraíva
As canoas que levam para a vila de Caraíva…
Caraíva
O pessoal da primeira canoa desembarcando…
Caraíva
Praia de Caraíva, caminhando em direção ao encontro com o rio…
Caraíva
As barraquinhas coloridas no encontro do rio com o mar
Rio de Caraíva
O rio de Caraíva…
Coco Brasil em Caraíva
Alguns pratos da Pousada Coco Brasil, que é também barraca de praia
Coco Brasil em Caraíva
Salmão com purê de banana
Coco Brasil em Caraíva
Mexido baiano com queijo coalho e carne de sol
Coco Brasil em Caraíva
Peixe frito

Caraíva é um charme, principalmente para quem pega dias de céu azul e se hospeda na Pousada Coco Brasil, mas Caraíva pode ser uma penitência para quem vai e volta no mesmo dia: o perrengue para pegar uma das piores rotas da Bahia não vale as cinco horas de praia e rio em Caraíva, vale mais continuar em Arraial ou passear em Trancoso.

Se mesmo assim você topa encarar um passeio de um dia, principalmente em dias onde não há excursão e você não tem gente suficiente para fechar uma van, sugiro essa excursão pré-agendada aqui.

Passeios a partir de Arraial d’Ajuda

Existem outros passeios a partir de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, como Praia do Espelho, reservas indígenas e passeios de escuna em recifes bem próximos.

Vou deixar aqui algumas opções famosas, inclusive duas que já mencionei aqui em cima, Trancoso e Caraíva.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque além dos serviços médicos ele indeniza em caso de extravio de bagagem e atraso de voo. O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*