Toronto Islands não nasceram ilhas. Durante a maior parte do tempo elas foram apenas pequenos aglomerados de areia que começaram a se fixar a dois quilômetros do continente.

Quando os índios descobriram que lá funcionava como um ótimo refúgio da presença indesejada dos homens brancos, Toronto Islands (acesse o site) aos poucos foi se transformando em um importante ecossistema, com flora, fauna e praia muito próximos da cidade grande.

Desde 2012 Toronto Islands atrai ao menos um milhão de turistas ao ano. Pode parecer muito, mas esse número faz das ilhas de Toronto umas das atrações menos exploradas na cidade.

O que não é ruim de forma alguma, pelo contrário, como diriam os índios, é um refúgio.

Toronto Islands

Toronto Islands

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem ao Canadá:

Perguntas essenciais sobre o Canadá

Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?

Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?

Toronto Islands: o que preciso saber

Os barcos são baratos, rápidos e contínuos. Cada ferry deixa o Toronto Ferry Terminal, ao lado do Westin Harbour Castle Hotel, várias vezes ao longo do dia. O número de saídas varia, mas em alguns momentos do ano elas acontecem a cada trinta minutos. O maior preço pelo trajeto, que inclui retorno, é 8,19 dólares.

Existem três ilhas para públicos diferentes. Hanlan’s Point, Centre Island e Ward’s Island podem ser cruzadas caminhando ou pedalando. Carros e motos não são permitidos nas ilhas.

As ilhas foram feitas para serem desbravadas. Existem mais de dez quilômetros de caminhos pavimentados para passear ou pedalar. Quando notamos a qualidade da infraestrutura das ilhas percebemos que bancos, banheiros e bares deixam muito a desejar, mas isso não influencia no objetivo principal de quem visita as ilhas, que é usufruir da beleza natural de lá. Existem locadoras de diferentes tipos de bicicleta em Hanlan’s Point e Centre Island.

Conheça um dos faróis mais antigos do país. Em Hanlan’s Point, Gilbraltar Lighthouse está de pé desde 1808 e é oficialmente o monumento mais antigo da cidade. Mesmo tendo passado por grandes reformas, ele ainda mantém aspectos originais – como o espírito de Radan Muller, seu primeiro guardião, um homem que foi encontrado morto depois de sua primeira noite de trabalho.

Não se deixe levar por Centre Island. Um passeio legal para quem viaja com os pequenos, mas não oferece nada que seja interessante para adolescentes e adultos viajando solo – Centreville Amusement Park e The Franklin Children’s Garden são bem bobinhos.

Tempos de praia. Geograficamente falando existem duas praias na ilha: uma em Hanlan’s Point e outra em Ward’s Island. Como Hanlan’s Point possui o maior trecho de areia sua praia é dividida em duas:

  • Hanlan’s Point Clothing Optional Beach: localizada na parte alta da ilha, a praia onde a nudez é opcional.
  • Manitou Beach: localizada na parte baixa, próxima ao Children’s Garden, é considerada uma atração de Centre Island. Possui um recife de pedras que impede as crianças de nadarem em direção ao fundo.

Ward’s Island Beach está ao lado de uma marina particular e é a menos frequentada delas, exceto pelos moradores das poucas casas remanescentes na ilha.

Bom para quem gosta de esportes. Hanlan’s Point possui três quadradas de vôlei e seis quadras iluminadas de tênis, além de duas pequenas áreas para brincar de baseball.

Quem passeia por Hanlan’s Point percebe que muitos gramados possuem estranhas estruturas de ferro onde as pessoas brincam de algo que até então eu desconhecia por completo, o frisbee golf, ou disc golf, que possui até associação profissional.

Como chegar em Toronto Island

Pegue um ferry para qualquer uma das três ilhas no Toronto Ferry Terminal. Para chegar no Toronto Ferry Terminal é só caminhar pela Bay Street até chegar bem próximo do lado.

Para chegar de trem, a linha Yonge-University-Spadina te deixa na estação Union, a mais próxima.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Toronto? Selecionei os melhores hotéis nos arredores das praças Yonge-Dundas Square e Nathan Phillips Square. Já fiquei no Pantages e recomendo, a localização é perfeita!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Canadá pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*