A Inglaterra é cara, e eu nem quero te convencer do contrário, mas não é difícil entender os motivos para conhecer Londres que fazem até os mais muquiranas trocarem de ideia.

Lembrando que, cara, é aquela viagem que você faz sem pesquisa, sem planejamento e com pouca ou nenhuma antecedência.

Para todo outro tipo de viagem sempre dá para otimizar gastos e transformar despesa em investimento!

7 motivos para conhecer Londres (mande para um amigo muquirana!)

É possível pagar pouco nas passagens

Pode não ser tão barato quanto viajar para países que fazem fronteira com o Brasil, mas se tratando de uma viagem para a Europa você pode encontrar ótimos preços sem fazer nenhum esforço.

A dica é fugir dos períodos mais concorridos e ficar de olho nas promoções (e quem tem um calendário flexível consegue operar milagres).

Em minha última viagem gastei pouco menos de R$ 2.300 com todas as taxas inclusas, sendo que a compra foi feita três semanas antes do embarque.

Lembrando que British e Latam possuem voos diários sem escala ligando um país ao outro, mas outras dezesseis companhias fazem a rota com um pitstop a mais – e é assim que geralmente encontramos os melhores preços.

Não se esqueça de que clientes Gol e Azul podem usar companhias aéreas parceiras para fazer a viagem do início ao fim, além de emitir todos os trechos usando pontos!

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem

Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)

Brasileiros não precisam de visto

Olha, você sabe bem que adoro ir aos Estados Unidos, mas não entendo como em tempos de crise ainda exista esse retrocesso que é o visto pleiteado com antecedência.

Depois que a antiga Ministra do Interior Thereza May ameaçou instaurar o visto obrigatório para passaportes brasileiros, o Conselho de Segurança Nacional Britânico correu para vetar a proposta: turistas brasileiros continuam viajando por até seis meses sem necessidade de visto algum.

Para efeito de comparação, lembre que um visto americano custa 160 dólares, mais os gastos que moradores de outras cidades precisam fazer para pleiteá-lo em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Brasília.

Transporte público barateia os custos de viagem

O transporte público de Londres é tão prático que ele pode ser usado desde os seus primeiros minutos na cidade, até porque Londres faz parte daquele seleto grupo de capitais que conecta o aeroporto ao centro através de uma rápida corrida de metrô.

Aliás, mesmo tendo sido criado há quase trezentos anos, o metrô de Londres ainda é o maior da Europa – são mais de 270 estações!

Enfim, adquira um cartão pré-pago Oyster para ter acesso às linhas de metrô e ônibus, assim você atravessa a cidade em todas as direções em menos tempo e pelo menor preço.

7 motivos para conhecer Londres
7 motivos para conhecer Londres: Inamo, o restaurante japonês das mesas interativas

O dia a dia londrino não é caro

Sempre digo que as notas da moeda inglesa são grandes para fazer jus ao real valor de cada uma delas.

É impressionante o poder de compra da libra esterlina: existe dignidade ao sair para comer, repor um item de farmácia ou fazer uma compra de supermercado, nada disso custará a maior parte do salário mínimo vigente.

Você terá alguma dificuldade para se virar caso precise encarar os preços absurdos de moradia, mas esse texto não é sobre isso: turistas que somos só precisamos nos preocupar, e nos preparar, para se hospedar o mais próximo possível de uma estação do metrô.

Comer é uma delícia (e não é caro)

Pode não ser aquela experiência gastronômica que acontece sempre que se conhece um restaurante novo no sul da França, mas em Londres é possível comer bem pagando pouco.

O que adoro em Londres são essas milhares de possibilidades de comer comida gostosa sem precisar conhecer nenhum restaurante badalado: as melhores experiências (e alguns dos chefs mais famosos) estão nos mercados, feiras de rua e versões acessíveis de restaurantes estrelados.

Olha, fiz um levantamento rápido e atual em alguns restaurantes que gosto muito e que você provavelmente irá encontrar passeando por Londres.

Desse levantamento, trouxe três ótimas notícias:

  • As massas (todas elas, inclusive lasanhas e massas recheadas) oscilam entre 12 e 16 libras;
  • A carne acompanhada por batatas oscila entre 15 e 21 libras (geralmente variações de contrafilé);
  • Filé de peixe ou frango (seja grelhado ou à milanesa) custa menos de 16 libras.

Dormir não é barato (mas há solução)

Sim, esse é um problema que a gente encontra por lá: dentre os hotéis que irão pipocar em suas pesquisas, a maior parte dos que você realmente está interessado terá preços mais altos do que você imaginava.

Então, minha dica é: coma pelas beiradas, seja esperto!

Para ser esperto e comer pelas beiradas em Londres basta pesquisar com antecedência, hospedar-se nos limites da zona um de transportes, optar por quartos com banheiro compartilhado ou colar nessa minha dica de hotel no Soho.

7 motivos para conhecer Londres
7 motivos para conhecer Londres: brincando em St Pancras antes de conhecer os estúdios de Harry Potter

Londres é friendly

Londres é uma cidade tão grande e com tanta gente de toda parte do mundo que é impossível não se sentir parte de lá.

Diferente dos bairrismos típicos daqui, a capital inglesa é culturalmente tribalista (e se eu sou de todo mundo, todo mundo é meu também): em um lugar onde metade da população é branca e metade se divide em mais de vinte etnias, 40% do povo nasceu em lugares onde o inglês sequer é língua oficial.

E, por falar em línguas, prepare-se para ouvir pelo menos 300 delas (inclusive o português).

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo-benefício melhor do que o St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

16 COMMENTS

  1. Thiago,

    Parabéns pelo blog. Já faz um tempo que eu ando fuçando por aqui, mas só agora consegui comentar. Estou com passagem comprada pra Europa. 1 mês por lá. Pode ter certeza que muito do que você escreve no seu blog eu levo em consideração. Dicas anotadinhas, e ainda por cima dicas infinitas, hehehee. Tem muita coisa boa.
    Sem contar a maneira divertida e profissional que você escreve.
    Abraços,

    Eliza

  2. Ótimas dicas. Nunca saí do país mas quero fazer uma viagem de 2 meses para a Europa em abril do ano que vem, e Londres, é claro, está no meu roteiro. Pretendo ficar em albergues, mas confesso que o preço dos de Londres tem me desanimado um pouco. Estou decidindo também se vou aproveitar a minha ida para fazer algum curso de inglês (já que o meu é intermediário)por duas ou quatro semanas em Londres ou Dublin. Por acaso sabes me dizer algo sobre esses cursos?
    Parabéns pelo blog, tem me ajudado bastante.

    • Oi Bianca, tudo bem? Eu nunca estudei em Londres, mas o pessoal da Egali Intercâmbio é super parceira do blog e eles tem uma mega estrutura por lá, com residências exclusivas e escritório próprio. E eles são enormes no Brasil estão em vária capitais. Dá uma olhadinha com eles!

  3. Sem duvida um dos melhores blogs de viagem disponíveis tanto para viajantes experientes quanto iniciantes! Meus parabéns ao blogueiro #ficaadica

  4. Fala Thiago! Vou viajar para Europa mês que vem. Seu blog foi me ajudou bastante a decidir as cidade que visitarei. Dentre elas, claro, está Londres. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo site!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*