Precisando montar um roteiro em Londres sem gastar muito? Pronto, seus problemas acabaram: uma lista de programas incríveis e completamente de graça em Londres!

Sem encher linguiça, sem embelezar lista, sem passeio tiro no pé: só coisas que eu faço e acho que você adoraria fazer também.

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem

Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)

40 coisas para fazer de graça em Londres

Separei essa lista com 40 coisas para fazer de graça em Londres em programas musicais, performances artísticas, museus e galerias, igrejas, parques e jardins, prédios, eventos e, por último, pontos turísticos.

Importante dizer que entraram na lista alguns programas que podem envolver algum gasto, mas a entrada é sempre gratuita.

Por último, quero deixar duas sugestões de tour guiados gratuitos para fazer, um com pegada histórica e outro pelo centro de Londres:

+ Free tour pela Londres antiga (gratuito com guia inglês)

+ Free tour por Londres (gratuito com guia inglês)

Programas musicais de graça em Londres

40. Se tem uma coisa que gosto, e olha que não sou fã de música clássica, são lunchtime free recitals, ou concertos gratuitos na hora do almoço. Tem os recitais da Orquestra Sinfônica de Londres, mas eu prefiro do Royal Festival Hall que nem sempre acontece, mas o prédio é lindo de morrer (não deixe de pegar o elevador de vidro em direção a varanda do quinto andar).

39. Não perca também as apresentações gratuitas do Royal Opera House, mas lembre-se que as reservas começam, pela internet, nove dias antes.

Royal Opera House por Visit Britain. Todos os direitos reservados
Royal Opera House por Visit Britain. Todos os direitos reservados

Performances artísticas de graça em Londres

38. Bem ao lado da prefeitura está The Scoop, com uma das arquiteturas mais interessantes da cidade. No verão centenas de pessoas lotam o pátio principal para acompanhar exibições gratuitas de peças, filmes, danças e aulas aeróbicas.

37. Há 700 anos um grupo de pessoas fardadas fazem a cerimônia de encerramento da Tower of London, o que ficou conhecido como a cerimônia das chaves, uma experiência única e gratuita, mas é bem burocrático conseguir acesso.

36. Uma cerimônia bem popular, que eu particularmente acho insuportável, é a cerimônia da troca da guarda, ou Changing the guard at Buckingham Palace.

Buckingham Palace por Visit Britain. Todos os direitos reservados
Buckingham Palace por Visit Britain. Todos os direitos reservados

Museus e galerias de graça em Londres

35. Quem escolhe um único museu para conhecer geralmente fecha com o British Museum. O saguão principal já é uma viagem por si só com aquela arquitetura incrível e o teto de vidro, mas não deixe de procurar no mapa as salas que parecem mais interessantes.

34. O Museum of London é um passeio incrível para apaixonados pela cidade, sendo que as galerias permanentes começam antes da Londres romana, passam pela Londres medieval, pelos períodos de guerra e terminam na parte que mais gosto, os dias de hoje.

33. Basta entrar no Tate Modern que ao sair você já se torna alguém mais interessante: a cada seis meses um artista preenche o Turbine Hall com uma escultura gigante que vira referência mundial. O Tate é um dos meus lugares preferidos na Europa e é sempre uma novidade.

32. Outra paixão que tenho é a National Gallery, um lugar que mesmo sem prestar muita atenção a gente acaba cruzando com alguma pintura que já conhece. Existem trilhas temáticas e audio-tours disponíveis, e depois de passar um tempinho ali nada te impede de dar um pulinho na prima pobre, logo em frente, National Portrait Gallery.

31. Passeando pela Oxford Street, bem pertinho da Bond Station, procure pela linda Hertford House, e os mais interessados podem entrar para conhecer as obras de arte da Wallace Collection, coisa que nunca fiz, mas já tirei foto na entrada.

British Museum por Visit Britain. Todos os direitos reservados
British Museum por Visit Britain. Todos os direitos reservados

Igrejas com entrada gratuita em Londres

30. Sim, as igrejas cobram pela entrada de turistas, mas não cobram de fiéis em oração: para conhecer a abadia de Westminster basta entrar, sem a sua câmera no braço, durante o horário de missa – claro que as mais legais são as com presença do coral que acontecem de segunda a sexta, exceto quartas, às 17h.

29. Conheci um templo cristão que prega a inclusão e a tolerância religiosa. Juro! St Martin in the Fields é uma igreja moderninha em Trafalgar Square que convida músicos clássicos em início de carreira para tocar em seus lunchtime recitals.

Westminster Abbey por Visit Britain. Todos os direitos reservados
Westminster Abbey por Visit Britain. Todos os direitos reservados

Parques e jardins gratuitos em Londres

28. Onde antes Henrique VII caçava se tornou a segunda maior área verde da cidade: o Regent’s Park é enorme, tem espaços muitos diferentes e relativamente próximos, além de jardins muito bonitos que deixam o zoológico, pago, em segundo plano. Fique de olho na agenda de verão, são dezenas de coisas interessantes que pipocam por lá.

27. Dentro dele, o parque Queen Mary’s tem um dos roseirais mais famosos do país, um lugar que rende fotos incríveis.

26. Depois de conhecer o meu preferido, conheça também o mais famoso: o Hyde Park. Não vejo muita graça, nem muita beleza, mas gosto especialmente da minha dica 29.

25. Também não é dos mais bonitos, mas quando William III mudou para o palácio de Kensington todo esse lado do Hyde Park passou a se chamar Kensington Gardens. Foi nele que assisti uma montagem incrível de Peter Pan.

24. Conheça um parque diferente: Holland House é uma enorme mansão reconstruída depois da segunda guerra, mas antes disso, no século 19, era o espaço das artes nobres, onde Lorde Byron escreveu os seus primeiros rascunhos. O gramado da casa passou a se chamar Holland Park, que tempos depois inaugurou um lindo jardim japonês conhecido como Kyoto Gardens.

40 coisas para fazer de graça em Londres: Tate Modern
Tate Modern por Visit Britain. Todos os direitos reservados

Prédios com entrada gratuita em Londres

23. Saindo do Royal Festival Hall atravesse a ponte e chegue em Somerset House, o lugar que recebe a semana de moda londrina. Uma boa dica é pegar o guided tour gratuito.

22. Com sua arquitetura peculiar o Barbican se tornou o centro de entretenimento mais visitado da cidade. Pegue o guided tour e conheça a cobertura. Não deixe de passar pela galeria Curve com instalações muito loucas, como o quarto que faz chover.

21. Seja curioso no Building Centre, onde você pode acompanhar o projeto de melhorias urbanas e revitalização conhecido como New London Architecture. Procure pela enorme maquete da cidade e descubra o que vem pela frente em termos de engenharia e arquitetura.

20. Tire uma foto em frente a British Library. Claro que você pode entrar, se embasbacar com a profundidade dos corredores ou até mesmo ler um bom livro, mas não deixe de tirar uma foto no pátio de entrada, em frente ao prédio principal.

40 coisas para fazer de graça em Londres: Somerset House
Somerset House por Visit Britain. Todos os direitos reservados

Eventos gastronômicos de graça em Londres

19. Passe pela Columbia Road em uma manhã de domingo: a rua vira um lindo mercado de flores com algumas lojas pelo caminho.

18. Passe por Portobello Road, que não é o meu mercado favorito, mas é o programa oficial das manhãs de sábado: tem barracas legais com frutas frescas, algumas opções de gastronomia, muitos antiquários e moda local.

17. Diga você também “ainda quero morar aqui” quando passar por Camden pela primeira vez. Sério, não deixe de ir.

16. Falando sobre gastronomia, muita gente gosta do tradicional mercado Borough, mas eu fecho com o Kerb: todo foodie deveria dar um pulinho em King’s Cross entre terça e sexta por volta do meio-dia, quando o mercado é maior e mais completo.

40 coisas para fazer de graça em Londres
Camden Town

Pontos turísticos gratuitos em Londres

15. Ver o tempo passar em Trafalgar Square, tirar uma foto na fonte e ver as pessoas caminharem em direção ao Buckingham Palace. Quase tudo que aparece aqui embaixo está muito próximo, mas para caminhar entre eles você precisará de mais de um dia se quiser aproveitá-los e não só seguir em linha reta.

14. Passear por Covent Garden é um dos meus programas favoritos: o lugar é bem charmoso e cheio de gente linda, lojas legais e restaurantes deliciosos.

13. Caminhar sem pretensão por Southbank já é melhor do que qualquer atração paga ao longo do caminho, aliás, caminhar é o que faço de melhor (olha a próxima dica).

12. Depois de andar bastante você irá passar pelo Tate, e mesmo que não pretenda pagar para entrar na St Paul Cathedral, não deixe de atravessar a Millenium Bridge e sentir a ponte tremer.

11. Já que o assunto é ponte, caminhe pela Tower Bridge de ponta a ponta, sem pressa, tirando mil fotos. Ou então espere até que ela se abra e prepare-se para outras mil fotos…

10. … e outras mil selfies em Picadilly Circus depois do anoitecer.

9. Passe um fim de tarde incrível em Canary Wharf, jante em grande estilo pagando bem pouco por isso e depois estique até as docas.

8. Saindo de lá conheça Greenwich como a maioria geralmente conhece: completamente perdido, sem saber muito bem por onde ir ou até onde subir.

7. Fique de olho nos lançamentos do Odeon: se você conseguir encaixar Leicester Square no dia de uma premiere mundial é bem provável que veja e fotografe famosos.

6. Sei que é o de Paris que todo mundo quer conhecer, mas existem dezenas de arcos do triunfo pelo mundo, mas Marble e Wellington de Londres são dois dos mais famosos.

5. Tire uma foto na Plataforma 3/4 em King’s Cross.

4. Mesmo que você não vá a Paris de Eurostar, não deixe de conhecer a belíssima St Pancras International e tirar uma foto da estátua do casal apaixonado.

3. Conheça a livraria especializada em guias de viagem que originou a história de Um Lugar Chamado Notting Hill.

2. Passe pela faixa de pedestres mais famosa do mundo: o cruzamento da Abbey Road, capa do cd de mesmo nome dos Beatles.

1. Por último, o mais tradicional e eternamente gratuito: entre em uma cabine vermelha de telefone público e bata uma foto – você não pode deixar de fazer isso!

40 coisas para fazer de graça em Londres
Cabine telefônica em Londres

Gostou de algumas dessas 40 dicas de coisas para fazer de graça em Londres? Então dá uma olhada agora em:

+ 7 motivos para conhecer Londres e

+ 28 motivos para se apaixonar por Londres!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo-benefício melhor do que o St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

6 COMMENTS

  1. Quando fiquei sabendo que ia mudar pra Londres ja entrei no site pra ver o que achava sobre a cidade, e AMO essa lista, melhores dicas, a cada dia risco um item hahaha saudades, Thiti!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*