Atualizado em 25 de maio de 2022 por Thiago Khoury
Tem tanto passeio gostoso e gratuito em Sydney que você pode não se preocupar tanto com os gastos ao longo da viagem: como o melhor de Sydney é de graça, os investimentos mais significativos ficam por conta da parte estrutural da viagem mesmo.
Claro que para gastar pouco ao longo da viagem você precisa investir em hospedagem, só assim você dinamiza o tempo gasto com deslocamento e a viagem rende mais.
Gosto de alugar carro para facilitar o processo de visitar praias menos comuns. Com relação a hospedagem, sugiro os arredores de Potts Point, assim você fica no meio do caminho entre o mar e o centro.
Tabela de conteúdos
25 coisas para fazer de graça em Sydney
Sydney é reconhecidamente uma das metrópoles mais caras do mundo, mas como toda cidade grande ela também oferece um sem-fim de opções gratuitas para curti-la durante todo o ano.
Eu dividi 25 programas gratuitos em Sydney nas categorias praias, pontos turísticos, museus e dicas gerais.
Antes de começar, quero deixar alguns posts essenciais para ajudar no planejamento de sua viagem à Austrália, inclusive um guia de transporte público para você ter uma ideia de como se locomover por lá:
+ Minhas primeiras impressões sobre Sydney
+ Como usar transporte público em Sydney
+ Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?
+ Qual o melhor chip de viagem para Austrália?
Praias gratuitas em Sydney
Esse é o programa que mais gosto de fazer em Sydney, e assim como no Brasil as praias da Austrália são públicas e você não gasta nada para visitá-las.
O único problema é que muitas vezes pode ser bem trabalhoso conhecer algumas delas de transporte público (estar de carro facilita bastante), mas não é impossível:
25. Fazer a caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach. Lembra da Coastal Walk? Você consegue percorrer sem muito esforço quatro praias lindas entre as famosas Coogee Beach e Bondi Beach. O passeio, sem paradas pelo caminho, leva pouco mais de uma hora.
24. Conhecer todas as praias entre elas. Essa dica vale por quatro: não deixe de conhecer Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach, as quatro praias que aparecem ao longo da caminhada que conecta Coogee Beach e Bondi Beach.
23. Já pensou em ir um pouco além? A verdadeira Coastal Walk começa em Coogee Beach, mas você consegue incrementar esse percurso um pouco mais esticando até Maroubra Beach, praia com trecho comprido de areia e um enorme cubo de Rubik perto de onde quebra o mar.
22. Curtir um dia em Bondi Beach. Bondi Beach é a praia mais icônica da Austrália e é impossível imaginar uma viagem a Sydney sem um dia na Ipanema dos sydneysiders.
21. Curtir um fim de tarde em Coogee Beach. Coogee Beach é muito menor e menos pretensiosa do que Bondi, além de ser mais frequentada por locais, inclusive brasileiros residentes. Uma dica é aproveitar as churrasqueiras de Coogee para assar uma carninha no fim do dia!
20. Passar um dia em Manly. Sim, adoro Bondi, mas Manly Beach é a minha praia predileta em Sydney: além de estar na região mais bonita e diferente da cidade (recomendo chegar de ferry), você consegue ir caminhando para Shelly Beach, outra dica que vale por duas.
19. Conhecer praias secretas. La Perouse e Little Bay são extremamente residenciais, por isso vale mais chamá-las de “desertas”. Little Bay é um charme: pequena, água cristalina cercada por rochas. Você chega descendo por um caminho que leva a uma Paróquia local. La Perouse é dividida em três e eu recomendo que você conheça todas elas.
18. Assistir o pôr do sol em Watsons Bay… Watsons Bay é o nome do subúrbio na península de South Head, mas a praia lá embaixo é Camp Cove. Você terá dificuldades de escolher entre assistir o sol se pôr de Camp Cove ou do alto de The Gap, o penhasco panorâmico sobre o mar da Tasmânia.
17. … ou assistir o pôr do sol em North Bondi. North Bondi é outro subúrbio de Sydney – e como o próprio nome sugere, ele fica logo em cima da praia que leva o mesmo nome. Vem ver minha dica de como ver o pôr do sol mais bonito da Austrália depois de um dia de praia em Bondi Beach.
Pontos turísticos famosos em Sydney
16. Atravessar a Sydney Harbour Bridge. É verdade que escalar a ponte de Sydney não é nada gratuito (pelo contrário, isso pode variar entre 170 e 270 dólares australianos) mas você consegue atravessá-la pela faixa de pedestres.
Sugiro que você pegue o trem para descer na estação Milsons Point que fica pertinho do acesso a ponte, assim você pode atravessá-la em direção a Opera House e encerrar o seu passeio em Circular Quay.
15. Pulinho rápido no Royal Botanic Gardens. Não acho que esse seja um passeio que leve muito tempo, mas o Royal Botanic Gardens é uma ótima pedida para quem está voltando da Opera House. Entre no site para tentar conciliar a sua visita a uma das saídas do walking tour gratuito.
14. E a casa do governador? Se você estiver no Royal Botanic Gardens vale passear pelos jardins da Government House. Caso seja fim de semana (inclusive sexta), vale pegar um tour guiado e gratuito para conhecer parte da propriedade. As informações estão aqui, mas geralmente os tours duram menos de uma hora e saem de 30 em 30 minutos a partir das 10h30.
13. Conhecer o Hyde Park… Saindo da Government House você pode passear no parque público mais antigo da Austrália: sua construção começou em 1810 e só foi considerada concluída 1927. Falei bastante sobre ele aqui, lembra?
12. … e visitar o Anzac Memorial. Esse monumento na parte do sul do Hyde Park foi feito em homenagem aos australianos mortos durante a Primeira Guerra. Ele é lindo e tem visitas guiadas gratuitas, mas você deve fazer a reserva online com antecedência.
11. Já ouviu falar da St Mary’s Cathedral? Na outra ponta do parque tem a primeira catedral católica construída na Austrália (e provavelmente a mais bonita). Depois da missa das 10h30 (aos domingos) sai um tour guiado gratuito.
Museus e galerias gratuitas em Sydney
10. Art Gallery of New South Wales. A galeria de arte do estados de New South Wales faz parte do complexo do Royal Botanic Gardens. Gratuito e diário.
9. The Rocks Discovery Museum. Não conheci, é um “family-museum” que conta a história de The Rocks District. Gratuito e diário.
8. Australian National Maritime Museum. Outro “family-museum”, mas também não conheci – e olha que é uma das poucas atrações gratuitas de Daring Harbour. Gratuito e diário.
7. Museum of Contemporary Art. Ele é conhecido como o “Tate Modern” de Sydney. Fica em The Rocks e vale conhecer. Gratuito e diário.
Dicas finais para aproveitar Sydney de graça
6. Uma ótima forma de caminhar por Sydney, descobrir bairros e passar pelas ruas mais famosas é pegando um walking tour gratuito, aqui tem dois dos mais famosos.
5. Nessa mesma linha sugiro também o meu roteiro a pé pelo centro de Sydney, assim você conhece os pontos principais do centro de Sydney e alguns dos prédios mais famosos das ruas Kent, Pitt, Park e Martin Place.
4. Outra ótima dica é aproveitar os mercados de rua e Farmers Market de Sydney, esse é um passeio que adoro fazer! No post com dicas de compras em Sydney falo um pouquinho sobre os mais famosos, como Paddys Market, Paddington Markets e Bondi Markets.
3. Um lugar incrível e que muitas vezes passa despercebido pelos guias é o parque de Observatory Hill. Fica colado em The Rocks e lá do alto você tem vistas lindas para a baía de Sydney com a ponte ao fundo.
2. Sydney e um cidade com festivais famosos em todo o mundo, além de atrair um turismo doméstico absurdo!
Todos são gratuitos e muito disputados, principalmente o festival de luzes, projeções e música Vivid Sydney. Outro mundialmente conhecido é o Mardi Gras.
1. Para quem curte saber os últimos programas culturais gratuitos disponíveis durante a semana em que você estiver em Sydney (como mostras itinerantes e exibições de arte), dê uma olhadinha na página da TimeOut.
Bom, espero que tenham gostado! Tentei dar dicas realmente úteis, não queria inserir passeios fora de mão só para engrossar a lista.
Se você tiver outras dicas do que fazer de graça em Sydney colabore, deixe um comentário!