Fiquei encantado com a oportunidade de conhecer um país tão diferente e inusitado que comecei a consumir o máximo de informações e dicas de Seychelles.

Foi uma viagem curta, mas foi intensa!

Separei aqui algumas duas dicas essenciais de viagem para Seychelles, assim você pode se preparar para tirar umas férias no paraíso:

+ Seguro de viagem para África: qual escolher?

+ Qual o melhor chip de viagem para África?

Dicas de Seychelles: tudo o que você precisa saber

Preciso fazer um adendo antes de começar a falar sobre as dicas de Seychelles que tenho para dar: viajar com chip de celular internacional com internet ilimitada não é luxo, é só não querer passar perrengue.

Com acesso a internet ilimitada do celular sua viagem fica mais segura e você nunca fica na mão, principalmente em lugares com culturas tão diferentes como nas Ilhas da Baunilha.

Seychelles é um país da África?

Sim, Seychelles é um país da África, mas não fica no continente: Seychelles é um conjunto de ilhas no Oceano Índico Ocidental, na altura do Quênia.

Sempre pensei que Seychelles fosse uma ilha de Madagascar, mas não, Seychelles é um país independente com o IDH mais alto do continente africano.

Seychelles tem bandeira, hino, moeda e presidente democraticamente eleito. Brasileiros geralmente chegam em Seychelles de avião saindo de São Paulo em voos da Emirates, Etihad e Ethiopian com suas respectivas escalas em Dubai, Abu Dhabi e Addis Ababa.

Quantas ilhas existem em Seychelles?

Seychelles é um arquipélago composto por com 115 ilhas. Mahé, Praslin e La Digue são as mais famosas, mas em quase todas as outras é possível chegar de catamarã, barcos pesqueiros ou lanchas.

E eu digo “quase todas as outras” porque muitas destas ilhas são exclusivas para hóspedes de determinados hotéis onde só se chega de helicóptero.

Calma, não precisa sair pesquisando ilha por ilha: de maneira geral os planos de viagem de quem vai a Seychelles ficam restritos a Mahè, Praslin e La Digue. É lá onde a maior parte do turismo é feito.

Turistas só visitam outras ilhas de Seychelles quando estão hospedados nelas ou quando contratam excursões e passeios em ilhas específicas (o que não é muito comum, diga-se de passagem).

O que conhecer na ilha de Mahè em Seychelles

Praslin e La Digue: ilhas famosas de Seychelles

Posso combinar Seychelles com algum outro destino?

Como não existem voos diretos para Seychelles é muito comum combinar Seychelles com o destino de origem do voo, como África do Sul ou países do Oriente Médio.

De toda forma, vale dizer que Seychelles e outros seis arquipélagos formam um destino turístico conhecido como Ilhas da Baunilha, ou Vanilla Islands: Seychelles, Madagascar, Comores, Mayotte, Maurício, Ilha da Reunião e Maldivas.

Só que não é comum visitar mais de uma dessas ilhas em uma mesma viagem porque são países diferentes com distâncias muito longas entre eles.

Como é o clima de Seychelles?

O clima de Seychelles é ameno durante todo o ano, não existem variações significativas de temperatura: durante os meses mais frios (julho e agosto) a temperatura média é 24o C, mas durante os meses mais quentes (dezembro e janeiro) a máxima é de 31o C.

Outra coisa que vale dizer: considerado floresta tropical, Seychelles é um país úmido, mas não chuvoso. É comum ventar furante verão e inverno.

Chuvas são mais comuns nos meses de verão (dezembro e janeiro), mas em um segundo lugar distante ficam os meses abril e novembro.

Qual a melhor época para visitar Seychelles?

Os melhores meses para visitar Seychelles são abril e maio (outono), outubro e novembro (primavera).

No outono e na primavera os principais ventos que sopram a região tornam a temperatura mais agradável, o mar mais calmo e límpido, o que faz com que a gente enxergue até 30 metros de profundidade.

Enfim, é só analisar as médias de temperatura, a probabilidade de chuva e a temporada turística para escolher a melhor época para visitar Seychelles.

Vale a pena viajar para Seychelles no verão?

Vale, mas a probabilidade de chuva é maior: existe uma média histórica de 18 dias de chuva em dezembro e 17 dias de chuva em janeiro.

Precisa de visto para visitar Seychelles?

Você não precisa de visto para visitar Seychelles.

Seychelles se orgulha de ser um país que recebe a todos sem distinção: a permissão de entrada em Seychelles é dada pelo agente de imigração através de um carimbo no passaporte assim que você passa por ele.

O engraçado é que o pequeno aeroporto internacional de Seychelles recebe aviões enormes, como o A380, em uma pista de voo aparentemente menor do que a de muitos aeroportos regionais brasileiros.

Dicas de Seychelles: Eden Island em Seychelles

Em um país tão pequeno onde muita gente que só se locomove de lancha…

Dicas de Seychelles: transporte público em Seychelles

… muita gente só se locomove de ônibus

Transporte público Seychelles

Dicas de Seychelles: 50 centavos de dólar americano por uma passagem de ônibus

Como é e onde fica o aeroporto internacional de Seychelles?

O aeroporto internacional de Seychelles é pequeno e fica na ilha de Mahè, onde fiquei hospedado.

Quando aterrissei naquele enorme A380 a sensação foi de ter chegado em uma rodoviária do interior de Minas!

Descemos de escada acoplada e fomos caminhando pela pista até chegar na esteira de malas. Pegamos nossas malas e ali mesmo passamos pelo agente de imigração.

O lugar é bem pequeno e não comporta a chegada de dois voos simultaneamente.

Logo depois de sair da área de desembarque a gente já está na rua. É incrível sair de um aeroporto tão simples e dar de cara com uma enorme montanha coberta por uma vegetação densa como a de florestas tropicais.

Uma dica que dou é viajar já com um transfer agendado para buscá-lo no aeroporto e levá-lo ao hotel.

Câmbio de moeda: qual o dinheiro usado em Seychelles?

A moeda oficial de Seychelles é a rúpia de Seychelles.

Sempre que você conseguir comprar 12 rúpias por um dólar você estará fazendo um bom negócio, mas caso consiga entre 12 e 15 rúpias estará fazendo um ótimo negócio!

O mesmo com o euro: um euro compra 14 rúpias, mas caso consiga entre 15 e 18 rúpias comemore, esse é seu dia de sorte.

Como você não irá conseguir trocar os seus reais por rúpias de Seychelles no Brasil, minha dica é levar a moeda que você tem, seja dólar ou euro, e fazer a troca em Seychelles.

Na saída do desembarque do aeroporto tem um quiosque de câmbio, foi onde fiz a minha primeira troca. Também comprei rúpias em um banco qualquer no centro de Victoria, mas a transação foi alguns centavos mais cara.

Lembrando que não existe limite de rúpias ou qualquer outra moeda para entrar no país, mas você não pode sair de Seychelles com mais de 2 mil rúpias.

Dicas de Seychelles: passeie pelo mercado de Victoria em Mahè

Cartões de crédito são aceitos em Seychelles?

Cartões de crédito são amplamente aceitos em Seychelles.

O meu conselho é não trocar muito dinheiro em Seychelles: troque uma quantia mínima e se precisar volte para trocar de novo.

Como você está em um país com moeda desvalorizada e sem nenhuma serventia fora dali, use o cartão de crédito ou pague em moeda estrangeira em estabelecimentos turísticos.

Qual língua se fala em Seychelles?

O inglês é a língua oficial de Seychelles, mas entre locais o que reina é o crioulo local, uma mistura de dialeto próprio, inglês e francês.

O engraçado é que todas placas de rua, repartições públicas, escolas e informações oficiais são dadas em inglês perfeito, mas quando a gente conversa com locais (principalmente com quem não trabalha com turismo), a gente tem que ser o mais simples possível na escolha das palavras.

Em Seychelles eles não falam o melhor inglês do mundo, mas são extremamente solícitos e disponíveis, além de sempre encontrarmos gringos dispostos a ajudar, principalmente em Praslin e La Digue.

Dicas de Seychelles: La Digue em Seychelles

Dicas de Seychelles: uma barraquinha no paraíso de La Digue custa 50 rúpias

Seychelles é um país seguro?

Seychelles é um país seguro.

Caminhei no centro de Victoria em Mahè tarde da noite atrás de comida em lugares extremamente locais e não me senti ameaçado em momento algum.

Também conheci várias praias de ônibus e todos os trajetos foram muito seguros, inclusive carregando eletrônicos. Claro que o seguro morreu de velho e quanto menos sorte ao azar damos mais recordações incríveis guardamos.

Uma única experiência estranha que tivemos foi no centro de Victoria, próximo ao estádio, quando um garoto de rua muito simpático e com um inglês incrível se ofereceu para nos levar em algum lugar que já não lembro qual.

A moça da barraquinha de souvenirs nos alertou: disse que ele era esperto e estava ali todos os dias (mas, convenhamos: ninguém precisa ser alertado para saber que aquela simpatia toda só podia ser golpe).

Onde se hospedar em Sychelles?

Seychelles possui várias ilhas, mas se você não pretende ficar em um resort exclusivo com praia privativa é mais comum escolher uma das opções disponíveis em Mahè, Praslin ou La Digue.

Mahè é bem democrática e tem hospedagem para todos os bolsos: dos resorts mais luxuosos a pensões que funcionam na casa de moradores da ilha.

Já em Praslin e La Digue é mais comum encontrar opções de moderado para cima. Por outro lado nos últimos dois anos começaram a surgir hostels focados no público jovem, o que vai democratizar mais a hospedagem em Seychelles.

Eu fiquei em resort lindo e acessível, com praia particular e uma super piscina em Mahè:

Onde ficar em Seychelles: Avani Barbarons

Como é o comércio de Seychelles?

O comércio de Seychelles é cheio de marcas regionais. Acostume-se com a ideia de que alimentos industrializados serão em sua grande maioria do sudeste da Ásia e do norte da África.

Em alguns lugares com serviço de mesa a gente até encontra Coca-Cola, mas na maior parte das vezes é refrigerante de máquina sem marca ou latinha de “refrigerante de Cola”.

Olha esse biscoito da esquerda e me diz com qual ele se parece:

Comida em Seychelles

Dicas de Seychelles: comendo Cream-O em Praslin

Como é o transporte público em Seychelles?

Em Seychelles tudo gira entorno do ônibus, que é bem frequente nas ilhas de Mahè e Praslin.

O ônibus custa 5 rúpias, ou seja, aproximadamente 50 centavos de dólar americano cada perna.

Pague em dinheiro trocado ao entrar e receba um comprovante que deve ser guardado até que você desembarque pela porta da frente.

Entre nesse link para pesquisar rotas, horários e frequências, mas o melhor a fazer é perguntar o tempo todo e para todo mundo, assim você não pega ônibus errado.

Devo alugar carro em Seychelles?

Alugar carro em Seychelles não é essencial, isso varia muito do estilo de viagem de cada um, mas a maior parte das vezes a gente se vira bem sem.

Eu que sou o maluco do carro e adoro desbravar destinos por conta própria preciso alertá-lo sobre as ladeiras de Mahè: elas são muito estreitas e sinuosas, por isso vale atenção redobrada!

La Digue é provavelmente a ilha mais plana de Seychelles e é muito comum o aluguel de bicicletas. Em Praslin as pessoas usam transfers contratados ou excursões privadas.

O ônibus em Mahè chega em todos os lugares que você pode querer conhecer, mas a frequência não é das melhores: se deslocar entre praias pode levar horas por causa da espera, o que muita vezes varia entre 30 e 60 minutos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Seychelles? Selecionei as melhores opções nas ilhas Praslin e La Digue. Eu fiquei no Avani Barbarons em Mahè e indico porque é lindo e barato!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na África pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

7 COMMENTS

  1. Parabéns pelo post Thiago! Estou aqui pesquisando coisas de Seychelles e fiquei na dúvida se por lá é possível alugar moto também, sabe me dizer? Abs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*