Você pode alugar uma bicicleta em qualquer uma das várias locadoras espalhadas por Amsterdã, mas a que eu escolhi foi a Hotel Scooters (74 Spuistraat), só não sei se ela é a melhor ou mais barata.

Acredito que a mais famosa seja essa, mesmo que as bicicletas pareçam mais antigas. Os preços variam de acordo com o tempo do aluguel – quanto maior, menor a tarifa.

10 dicas para pedalar em Amsterdã

1. Esqueça o capacete. As pessoas irão olhar, rir e bater fotos. #bullying

2. Sempre que passar por calçadas e pedestres, desça da bicicleta e empurre-a ao seu lado. O transporte via bicicleta é levado a sério por aqui, a cidade não é um enorme parque a céu aberto.

3. Respeite o tráfego como qualquer outro motorista. Furar sinal vermelho aqui vale para todos, esteja você de carro ou bicicleta. Locais podem não respeitar sinais vermelhos e provavelmente irão cutucar sua traseira.

4. Confira se sua bicicleta possui farol, olho de gato traseiro e buzina. Mesmo que a dos locais não tenha, faça questão de tê-los na sua.

5. Fique atento aos trilhos de bondes pela cidade e fuja de suas rotas. Mesmo para os mais espertos, pneus de bicicleta tendem a prender nos trilhos quando menos se espera. Isso já aconteceu comigo e foi o pior vexame que já passei na vida: o bonde freou a centímetros de mim, mas a inércia fez com que ele estoureasse o pneu da bicicleta. O barulho foi enorme e o quarteirão inteiro olhou. #bullyingmesmo

6. Tranque sua bicicleta sempre que deixá-la na rua e tire tudo que você carregava nela. Até as mais antigas podem ser roubadas, inclusive as alugadas.

7. Para quem pedala devagar, mantenha-se na extrema direita da via. Lembre-se que bicicleta é meio de transporte. Para passear tranquilamente, escolha um parque.

8. Mantenha-se sempre no mesmo sentido dos carros. Sei que algumas vezes pode parecer assustador encarar uma avenida a bordo de uma bicicleta, mas é proibido pedalar contra o tráfego. Carros e caminhões respeitarão a sua passagem.

9. Preste atenção nos sinais: sempre que houver uma placa proibindo o tráfego em determinada região ou sentido, procure pelo aviso “uitgezonderd” e o símbolo de uma bicicleta. Isso significa que a lei não se aplica a você.

10. Pedale, muito, porque assim que sua viagem chegar ao fim você irá sentir saudade!

Bem, agora eu sugiro que você leia Como não se perder em Amsterdã

Amsterda-holanda-canais-bicicletas

Por Shutterstock.com

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Amsterdã? Gosto muito da região do Museum Quarter, o miolinho de Museumplein e Leidesplain. Nos canais tem o Max Brown que é um charme! Selecionei também as melhores opções do Jordaan, um dos bairros centrais mais disputados.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Salvar

Salvar

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*