Reuni dez dicas práticas para ajudá-lo a ter a melhor viagem de todos os tempos. São dez formas muito simples de se preparar e coisas para organizar, fazer e criar antes e depois do embarque que irão minimizar suas chances de ter qualquer tipo de perrengue durante a tão sonhada viagem!

10 dicas para ter a melhor viagem de todos os tempos

Seja organizado

Você pode passar dias procurando o melhor preço das passagens, buscando os hotéis mais bem cotados ou gastar uma pequena fortuna em um guia ilustrado, mas tudo perde o propósito quando você esquece onde deixou o passaporte. Carteira, relógio, celular e máquina devem ser deixados sempre no mesmo lugar. Não importa se você escolheu a primeira gaveta da direita ou a cadeira ao lado da porta, o importante é transformar aquele cantinho em sua única certeza dentro do quarto. Em todo lugar desorganizado coisas se perdem e levam consigo o direito de apontar um responsável.

Fique atento

Você pode se encantar, mas quem se deslumbra se descuida: saiba onde você está, perceba quem está ao seu redor, confira os bolsos e nunca use o encosto da cadeira para guardar bolsas e sacolas. Sempre que sair do restaurante se pergunte o que trouxe e o que está levando. Máquina, celular e carteira não ficam mais do que dois minutos esquecidos em lugares públicos sem que desapareçam por completo. Previna-se mesmo que no hotel: nunca deixe de trancar as malas.

Conheça o lugar visitado

Jamais viaje sem saber o mínimo sobre a cultura local: a Dinamarca é uma monarquia? Qual é a moeda da Irlanda? Os interessados na cultura local são bem-recebidos e bem tratados. Saiba o que esperar de cada lugar visitado e não cometa o erro de procurar por Paris em Orlando: respeite o seu destino.

Tenha um planejamento

Não existe nada mais decepcionante do que aproveitar uma terça nublada para visitar o Louvre. Saiba o que visitar, quando visitar e quanto isso custará. Se você precisa ou não pesquisar como chegar até o local desejado dependerá do tempo que você tem disponível, do orçamento ser ou não flexível e se a visitação é ou não essencial. No mais, lembre-se: diferente dos museus e galerias que geralmente fecham na segunda, o Louvre fecha na terça.

Tenha responsabilidade financeira

Você sabe para onde está indo, o que pretende comprar e quanto pode gastar: agora, respeite os seus limites. A melhor forma de fazer uma viagem durar é acumulando novas experiências – mas você também pode escolher parcelar a fatura do cartão. Inclua, em sua previsão de gastos, adequar-se a cultura local: não há nada mais deprimente do que ver turista brasileiro se recusar a pagar gorjeta.

Você não está ali a trabalho

Todo tipo de pessoa pede os mais variados tipos de encomenda – diga não para todas elas. As responsabilidades embutidas em lidar com dinheiro alheio, taxas de cartão de crédito, possibilidade de trazer algo errado ou incompleto, tempo perdido e cuidado no transporte não combinam com tranquilidade e diversão.

Leve roupas adequadas

Todos gostam de estar bem vestidos e arrumados, mas viagens turísticas geralmente incluem longas caminhadas que começam de manhã e terminam no fim do dia. Vista-se de acordo: contente-se em fazer parte da multidão – essa regra vale ouro.

Faça reservas e guarde-as com você

Viajar ao léu não combina com a baixa do dólar e com as possibilidades de parcelamento: mesmo que Nova York possua mais de 70 mil quartos registrados na associação hoteleira da cidade, só em 2015 Manhattan recebeu 60 milhões de turistas – acredite: você não foi o único a ter a maravilhosa ideia de fazer algo de diferente nesse verão.

Tenha um bom seguro de saúde

Não basta pagar por uma apólice: você deve saber que número ligar em caso de emergência e qual o seu código de identificação. Mesmo que imprevistos aconteçam, estar preparado é opção.

Abandone ideias fixas o quanto antes

Lugares diferentes são feitos por pessoas diferentes. Acostume-se com a ideia de estar em um lugar onde as pessoas falam, se vestem e possuem hábitos diferentes dos seus – você jamais irá encontrar arroz e feijão por volta do meio-dia se não estiver no Brasil. É perda de tempo tentar enquadrar um restaurante, hotel ou atração turística ao que você acredita ser mais ou menos sensato. Experimente a culinária local, ande de transporte público, conheça a cidade na altura dos olhos. Ser um bom turista é essencial para ter a melhor viagem de todos os tempos.

Leia também 7 coisas que você irá aprender viajando sozinho

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Viajar com um bom seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

6 COMMENTS

  1. Mais um ótimo post, Thiago!
    Como sempre, está nos ajudando bastante!!!

    Daqui a 15 dias estou viajando, que ansiedade! Depois conto como foi!
    Abraços.

  2. Ainda sou menor, não posso viajar sozinho, mas sempre tive esse sonho, e realizarei, mesmo que minhas condições financeiras não sejam adeptas para dois em Paris (li muito as dicas de planejamento e responsabilidade financeira). Você está me ajudando muito, entro todos os dias aqui para pesquisar cada destino de viagem, quanto custa uma hospedagem e afins. Esta de PARABÉNS, excelentes dicas, muitas delas são novidades para mim. Por isso, serei um bom turista, rodarei o mundo com seguraça junto com a Rodei.

  3. Conheci seu site a mais ou menos uma semana, quando estava procurando sobre realizar viagens sozinho, isso porque, estou querendo viajar pela América do Sul (começando pelo Uruguai e Argentina) de mochilão. Achei o site muito bom, layout bacana e textos de excelente escrita e muito úteis. Parabéns.
    Essas serão as primeiras viagem que farei sozinho, e as primeiras para fora do país, por isso estou lendo muito para saber a melhor forma de fazer isso. Esse texto (10 dicas para ter a melhor viagem de todos os tempos) conteve muita informação interessante. Espero que continue com o trabalho e possa compartilha-lo.

    Abraço

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*