Aeroportos americanos: como chegar, como sair

Update: 26 de dezembro de 2016

Se tem uma coisa que americano tira de letra é construção e operação de aeroporto: podem não ser os mais bonitos, mas estamos falando de um país com dimensões continentais com a maior quantidade de aeroportos funcionais do mundo!

Como são neles que nossa viagem começa, decidi passar pelos aeroportos das cidades que já pintaram por aqui para dar aquele empurrãozinho no que todo mundo não vê a hora de fazer: sair dali o quanto antes!

Aeroportos de Nova York: JFK, LaGuardia e Newark

Já não é o mais movimentado dos aeroportos americanos, mas ao lado dos outros dois aeroportos de lá ele faz parte do maior sistema aeroviário do país e o segundo maior do mundo. JFK não está em Manhattan, mas no Queens, onde não é difícil chegar:

(1) Você pode deixar o aeroporto usando transporte público, o que é bem prático se você não estiver carregando malas muito grandes ou pesadas: pegue primeiro o AirTrain, um transporte eco-friendly continuo com estações em todos os terminais do aeroporto. Ele se conecta ao subterrâneo através de qualquer uma das duas rotas abaixo:

Howard Beach Route: faça a conexão na estação Howard Beach e pegue a linha A. Ela cruza o Brooklyn e entra em Manhattan por Financial District

Jamaica Station Route: faça a conexão na estação Jamaica/Archer Avenue e pegue a linha E. Ela cruza o Brooklyn e te deixa na Penn Station de Manhattan, do lado da Macy’s

(2) Existe também o NYC Airporter que faz viagens de 30 em 30 minutos para Port Authority Bus Terminal, Grand Central Station, Penn Station e Bryant Park por 34 dólares as duas pernas.

(3) O que já fiz muito foi ir de supershuttle.com, uma van compartilhada que te deixa na porta do hotel por aproximadamente 20 dólares. Basta pegar a mala no desembarque e procurar pelo balcão de informações. Seguro e barato, mas nem sempre rápido.

O que nunca faço ali é pegar táxi: eles são caros e sempre tentam cobrar mais (os do aeroporto, os da cidade geralmente são bem honestos). Para sair do JFK de carro apenas com conhecidos e com preço previamente combinado: anote o contato do Jamil que já me atendeu em viagens a trabalho, ligação gratuita de orelhão gringo para 1 800 337 6660.

LaGuardia, que homenageia o antigo prefeito, tem sina de ser o segundo “melhor melhor do mundo” em quase tudo: é o maior aeroporto do país que não possui voos diretos vindos da Europa e não é hub de nenhuma companhia aérea – mas é o maior focus city da American Airlines, ou mini-hubs como são realmente conhecidos.

(1) Em LaGuardia geralmente pego táxi, principalmente quando são duas pessoas para dividir a corrida. Também dou preferência para taxistas conhecidos, mas pegar um táxi oficial do aeroporto não é tão complicado quanto no JFK.

(2) Para quem só pode gastar o mínimo, pegue um táxi até a estação Astoria Boulevard e siga na linha N para Manhattan. Já a linha de ônibus M60 sai do aeroporto em direção a esquina entre a 106 e a Broadway, bem próximo a uma estação de metrô onde passam as linhas 1, 2 e 3.

(3) Minhas duas últimas dicas: tanto o NYC Airporter quanto o supershuttle.com também estão no LaGuardia.

O aeroporto de Newark está em New Jersey, mas como é operado pela autoridade comandada pelos dois estados é tratado como aeroporto nova-iorquino.

(1) Newark também tem o seu AirTrain, que ainda não conheço, mas sei como funciona: siga para a parada única Newark Liberty International Airport Station e de lá continue em direção a Penn Station de Manhattan em um ônibus da  NJ Transit.

(2) Outra opção é fazer o que fiz há uns três ou quatro anos: seguir de Newark Airport Express para Grand Central Station, Bryant Park ou Port Authority Bus Terminal por 16 dólares a viagem.

(3) Existe essa tabela de preços aproximados para corridas de táxi, mas não sei dizer o quanto ela se aproxima da realidade. Você pode tentar combinar algo com o Jamil.

Para conexões entre aeroportos, todas as opções estão aqui.

Aeroportos da Flórida

  • Miami International Airport | Ou MIA

É o maior aeroporto do estado, recebe mais de 35 milhões de passageiros por ano. Em Miami, como em qualquer cidade da Flórida, alugar um carro é essencial – por isso acredito que a forma mais barata de fazê-lo é alugá-lo o quanto antes, no desembarque.

O shuttle oficial do aeroporto é o americanshuttle.com. Não se esqueça que todos os hotéis que fazem parte das proximidades do aeroporto possuem transporte gratuito.

Com relação ao transporte público, prometo fazer um post especial em breve. Prometo!

Update: promessa é dívida, Conexão em Miami: um passeio de oito horas na cidade.

O verdadeiro aeroporto de Orlando, o segundo mais movimentado do estado, o único dos arredores que recebe voos diretos do Brasil e, para alegria da concorrência, o único constantemente confundido com o Orlando Sanford International Airport (SFB).

(1) Não penso duas vezes: alugo de carro, sem sombra de dúvidas.

(2) Dica para quem vai se hospedar no complexo Disney: o famoso Magical Express é um shuttle gratuito que liga o aeroporto de Orlando a quase todos os hotéis Disney. Lembre-se também que todos os hotéis nas proximidades do aeroporto possuem transporte gratuito.

Agora vem um pout-pourri de dicas que eu jamais daria a alguém, mas, por descargo de consciência, lá vai:

– Clique aqui e saiba quais linhas de ônibus pegar. Basta cruzar as linhas que passam pelo aeroporto com as linhas que passam onde você deseja chegar; mas, antes, não diga que não avisei.

– Existem dezenas de táxis conveniados, basta entrar na fila. O legal é que a maior parte deles são minivans que transportam até nove pessoas pelo preço de uma.

– Existe um shuttle famoso em Orlando operado pela Mears. Basta seguir as placas, não é preciso reserva antecipada.

Partiremos do pressuposto de que você chegou por Tampa, mas deseja ir a Orlando. Chegar por Tampa é muito comum, principalmente por quem vem em voo doméstico. O trajeto Tampa-Orlando é uma viagem super tranquila que eu também faria de carro alugado, até porque todas as outras opções são completamente inviáveis.

Dica super importante: existe um supershuttle.com em Tampa, mas ele não vai a Orlando, apenas regiões mais próximas. Para ir de ônibus para Orlando você precisa pegar um táxi e chegar primeiro no centro de Tampa para de lá seguir viagem via greyhound.com. Já a redcoachusa.com faz o transfer entre os aeroportos de Orlando e Tampa. Uma corrida de táxi não seria nada barato: o aeroporto de Tampa está a aproximadamente 140 km dos parques da Disney.

Aeroportos da Califórnia

O gigante da Califórnia que recebe mais de 60 milhões de passageiros é o sexto aeroporto mais movimentado do mundo. Em cada terminal existem diferentes áreas de espera para onde você deve se dirigir de acordo com o tipo de transporte que deseja utilizar:

Na área azul estão os shuttles do aeroporto, inclusive a linha G que leva a Aviation, a estação de metrô mais próxima. Para seguir para o centro, pegue o trem da linha verde em Aviation em direção a Norwalk e desça na quarta parada, a estação Harbor Freeway. De lá pegue a linha cinza em direção a El Monte e desça em Union Station.

Na área verde estão os ônibus de longa distância, mas o mais famoso é o FlyAway, um expresso que leva para Irvine Station (Orange County), Union Station (Downtown Los Angeles), Van Nuys (San Fernando Valley) e Westwood (West Los Angeles).

Quem chega pelo LAX mas está a caminho de Santa Barbara (ou Simi Valley, ou Ventura) pode embarcar em um shuttle especial da Roadrunner. As viagens duram entre uma e duas horas de acordo com o tráfego.

Na área laranja estão as vans compartilhas: tanto o supershuttle.com quanto o seu concorrente primetimeshuttle.com.

Na área amarela estão os táxis, uma opção salgada que fica menos complicada quando a corrida é dividia entre amigos: as tarifas são todas tabeladas, a viagem nunca sai por menos de 50 dólares.

Na área vermelha estão os transportes gratuitos de quem se hospeda nos hotéis da região do aeroporto – aliás, aqui tem uma dica legal de hotel nas redondezas do LAX.

Como não existem locadoras de veículos dentro do aeroporto, para alugar um carro você precisa fazer a reserva pela internet ou telefonar para uma das empresas conveniadas usando os telefones gratuitos disponíveis ao lado dos carrosséis de bagagem. Geralmente o pick-up é feito na área roxa.

Todos os anos é considerado um dos aeroportos mais bonitos do país e um dos melhores do continente americano pela Skytrax. Foi pioneiro no programa de controle de ruído e é base da Virgin America, o braço americano da queridinha das companhias aéreas, Virgin Atlantic.

(1) Se você quer gastar pouco e não tem pressa, pegue uma das vans compartilhadas, inclusive o supershuttle.com. Clique aqui para uma lista completa de empresas e tarifas que atendem o aeroporto. Existe também o que eles chamam de vans compartilhadas previamente reservadas, que é a burocratização de uma coisa muito simples. Já quem deseja fretar uma van tem também uma lista de possibilidades.

(2) Se você chegou por San Francisco mas seu destino final é outra cidade próxima dali, a solução são os Airporters, os ônibus de longa distância com saída diárias.

(3) Se você está hospedado nos hotéis mais próximos ao aeroporto, utilize o transporte gratuito. Já dei também uma ótima dica de hotel naqueles cantos de lá.

O táxi também é uma opção, mas transporte público é minha dica predileta: sou fascinado pelo Bart, mas ele merece um post especial – promessa!

Update: opa, tá na mão: Conexão em San Francisco: do aeroporto a Union Square

Aeroporto de Las Vegas: McCarran

Ninguém dá muito por ele até descobrir que por lá passam quase 40 milhões de passageiros todos os anos. É um aeroporto tão cafona que é como se dissessem “bem-vindo a Las Vegas” logo no desembarque.

Pegue suas malas e escolha um dos shuttles que saem do aeroporto em direção aos hotéis – basta desembarcar, pegar as malas e passar pela porta automática que você verá vários guichês lado a lado levando passageiros para os mesmos lugares. Compre seu ingresso em qualquer um deles e direcione-se para a fila certa – cada empresa possui pelo menos três filas: vans em direção aos hotéis do sul, centro e norte da Strip.

Caso queira, mesmo que não precise, aqui você encontra uma lista de shuttles disponíveis e, aqui, uma lista com as companhias de táxi que servem o aeroporto. Quem está indo para longe do badalo turístico pode dar uma olhada nas linhas de ônibus que passam por lá.

Conselho final: chegando em Las Vegas pagamos 7 dólares cada por um shuttle que fez o trajeto entre o aeroporto e o hotel em pouco mais de uma hora. Já no último dia de viagem resolvemos pegar um táxi e a corrida de 15 dólares durou apenas dez minutos, um santo investimento.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Aeroportos americanos: como chegar, como sair' têm 21 comentários

  1. 18 de abril de 2017 @ 12:23 Juarez

    Caro Thiago, chego no JFK as 06:13 do dia 05/05 e tenho voo logo depois 09:55, pela Delta no Laguardia, ou seja, intervalo de 3 horas e meia, será que chegamos a tempo no Laguardia? voo da DELTA para Orlando

    Responder

    • 18 de abril de 2017 @ 13:07 Thiago Khoury

      Olá Juarez, 3 hrs e meia é muito pouco, você fica em função do trânsito e de tudo sair perfeitamente bem, sem margem para erro. Você estará chegando do Brasil? Se sim vc ainda terá que lidar com o “trânsito” da imigração também.

      Responder

  2. 10 de março de 2017 @ 14:16 O Transporte Público em Nova York - Trip Feeling

    […] tem ESSE POST que achei legal para ajudar a entrar ou sair dos aeroportos da cidade. No meu caso cheguei de […]

    Responder

  3. 15 de março de 2015 @ 19:51 Maria

    Olá. Estou indo pra Los Angeles e ficarei hospedada na região do aeroporto. O hotel oferece shuttle. Não comprarei chip pra o celular, como faço pra ligar pra o hotel pra solicitar o shuttle? Tem telefone público disponível? Como usar? Agradeço muito.

    Responder

  4. 6 de março de 2014 @ 7:17 Aécio

    Olá Thiago,
    estou indo para o JFK com mais duas pessoas e ainda não decidi como fazer o traslado para manhattan (west midtown). Ao ler seu blog me interessei pelo contato do Jamil, tem como vc me dar mais alguma informação sobre ele? Se fala português, faixa de preço, etc.
    A outra alternativa que pensei foi pegar táxi amarelo, se puder opinar, tô aceitando sugestões.

    Responder

    • 16 de março de 2014 @ 20:16 Thiago Khoury

      Olá Aécio, não tenho informação quanto aos valores, eu geralmente gasto menos e pego um shuttle, como explico no post.

      Responder

  5. 22 de junho de 2013 @ 2:40 Luciano Mondadori

    Muito legal suas dicas. Vou para Orlando com minha esposa, filho e mais um grupo de amigos(dentro deste grupo a pessoas que falam inglês e já foram varias vezes para o Estados Unidos). Vamos para diversão e compras mas não falamos inglês. Como ficamos durante a imigração já que não falamos a língua do país? Como entender e nos fazer entender?
    Obrigado pela atenção!

    Responder

  6. 21 de setembro de 2012 @ 16:47 Danielle

    Thiago,
    me ajuda por favor!!
    Vou de pegar um voo de Nova york para Orlando no la guardia as sete horas da manhã, sendo pedido que eu faça o check in com 3 horas de antecedencia, preciso então sair de madrugada do meu hotel no chelsea. qual a melhor forma pra ir pro aeroporto de madrugada? li que não é possivel pedir taxi amarelo de madrugada, é verdade? quais seriam minhas opções? Muito obrigada.

    Responder

    • 21 de setembro de 2012 @ 19:02 Thiago Khoury

      Oi Danielle, basta comunicar a recepção do hotel, eles vão oferecer táxi ou supershuttle.com, independente do horário.

      Responder

  7. 8 de setembro de 2012 @ 11:36 Kelly

    Olá! Adoro esse site! Estive em NYC no ano passado e as dicas encontradas aqui foram preciosas. Bom demais!! Estou planejando outra viagem em janeiro para visitar a California, Washington e Nova York. Qual a melhor forma de fazer essa viagem da costa leste para a oeste (ou vice-versa)??

    Responder

    • 14 de setembro de 2012 @ 10:30 Thiago Khoury

      Oi Kelly, acredito que a forma mais barata seja de carro, mas em avião você faz em menos tempo. O trajeto NY-Washington você pode fazer de trem, via Amtrak.

      Responder

  8. 10 de julho de 2012 @ 17:13 Tais

    Olá! Irei para NY em setembro via aeroporto JFK. Meu hotel fica na rua 42 e estou em dúvida em como chegar lá via metrô. Pelo que entendi pego o airtrain até a estação Jamaica e lá embarco no metrô linha E (linha azul) e há uma estação de número 42, a qual devo descer, é isso?

    Responder

  9. 3 de julho de 2012 @ 21:48 Patricia Meuren

    Ah, obrigada, Thiago! Se eu descobrir o que fazer, venho aqui compartilhar a informação!!

    Responder

  10. 2 de julho de 2012 @ 20:42 Patricia Meuren

    Oi, Thiago! Sou super fã do blog!! Estou planejando uma viagem para orlando há mais de um ano e suas dicas foram óótimas!!
    Bom, é o seguinte…minha mãe tem alguns dólares mas são antigos, aqueles com as carinhas pequenas…posso ter problemas com essas notas lá nos EUA? Se sim, o que posso fazer? Tem como trocar?
    Muito obrigada por todas as dicas até agora e mais essa personalizada..rs
    Muito sucesso!

    Responder

    • 2 de julho de 2012 @ 21:32 Thiago Khoury

      Oi Patrícia, obrigado pelos elogios, que bom saber que tenho você como leitora. Sim, você poder ter problemas tentando usar as suas notas antigas, conheço várias pessoas que em alguns estabelecimentos não conseguiram pagar usando notas com as carinhas pequenas. Infelizmente não sei exatamente o que você deve fazer, mas prometo que vou pesquisar e te dou a melhor resposta, ok?

      Responder

  11. 11 de maio de 2012 @ 15:04 Paola

    oi Thiago! Estou indo pra LA em julho, ficar 2 dias em hollywood e 2 em sta monica. posso contar com posts teus sobre o que fazer nesses dois lugares em pouco tempo até lá? :P

    tks!

    Responder

  12. 7 de maio de 2012 @ 22:20 Isis

    Vou dia 08/06 e volto 18/06. Manda sim, vou ficar muito feliz, já q todo mundo que conheço que vai pra NY não passa nem perto de balada! ahuahauhau o povo só quer fazer compras!
    Estou entre alguns hoteis… The Jane, The Pod, Herald Square,Hotel 17 e Broadway Hostel… tá difil escolher pq não sei qual localização seria melhor pra gente. O The Jane, pelo que vi, fica para os lados do Meatpacking.

    Bom, qquer ajuda é válida, já que a data está próxima eu não consigo me resolver ahuahauaha!

    Responder

  13. 6 de maio de 2012 @ 19:14 Isis

    Demais! Estava hoje mesmo atrás de um post sobre o shuttle sobre o Newark já q chego do JFK , mas vou embora pelo EWR…
    Mais uma coisinha (já q não chega NUNCA seu post sobre balada! ahuahau) Como estamos em 2 mulherres e disseram q andar de metro é meio trash à noite, a gente está pensando em ficar em um bairro q tenha uma vida noturna legal. O q vc indica? Meatpeacking é bom?

    Responder

    • 7 de maio de 2012 @ 8:33 Thiago Khoury

      Oi Isis! Quando você vai para NYC? Se o texto não entrar antes da sua viagem eu te mando algumas dicas por email. Andar de metrô é super tranquilo, principalmente duas mulheres. Eu não sei se você vai querer fazer isso de madrugada porque ele pode demorar muito. Meatpacking/Chelsea/Greenwich e Midtown West são dois ótimos lugares para se hospedar com vida noturna ;)

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost