9/11 Memorial faz parte do novo World Trade Center

Atualizado em

Update: 27 de setembro de 2016

Eu fiz um post bem mais recente mostrando o passeio completo, incluindo o museu e as piscinas: Passeando pela Memorial Plaza: as piscinas e os 9/11 Memorial Museum

Nunca prestei muita atenção no que acontecia nos arredores do Ground Zero, até porque há pouco tempo atrás a antiga Freedom Tower não passava de um puxadinho em uma das regiões mais ricas de Nova York.

Eis que agora Freedom Tower passou a se chamar One World Trade Center e já é o prédio mais alto de Manhattan antes mesmo de ser concluído: ele tem todo aquele charme nova-iorquino de quem se ilumina da cabeça aos pés assim que anoitece, mas não é e provavelmente jamais vai ser tão icônico quanto as antigas Torres Gêmeas.

O que anda chamando a atenção de que passa por lá é visitar as duas grandes “piscinas” com o nome de todos que morreram nos ataques de 2001. Um museu também está sendo construído, um projeto arquitetônico lindo que é a adaptação do projeto vitorioso em um concurso mundial realizado em 2002.

9-11-Memorial-02

9-11-Memorial-03

Imagens de Carlos J. R. Todos os direitos reservados

Sigam minhas dicas, não sigam o que fiz: reserve o seu passe em um dos horários disponíveis do site 911memorial.org, mas tudo o que fiz foi ter entrado despretensiosamente no 9/11 Memorial Preview Site na 20 Versey, entre a Church e a Broadway, e antes de sair vi uma moça com um bloco de convites na mão.

Perguntei, sem muita esperança, se ela ainda tinha algum disponível para aquele mesmo dia. E não é que ela me deu dois ingressos para um horário que nem sequer aparece no site, às 19 horas? E olha que já era cinco e meia da tarde.

Meu amigo Carioca e eu passamos pela segurança que mais se parece com a de embarque de voo internacional. Fomos caminhando e sendo instruídos por vários funcionários até chegarmos na praça com a primeira piscina e o museu ao fundo.

O lugar estava relativamente vazio e fazia um frio de rachar!

(update: o que conto nesse parágrafo já não existe mais, a não ser que você entre no museu) O que achei legal foi o sistema de busca de nomes dos homenageados nas bordas dos piscinões. Claro que a primeira coisa que pensei foi onde encontrar o nome do brasileiro morto no ataque à primeira torre – outros dois brasileiros foram mortos nos atentados, mas eles não fazem parte da lista oficial de vítimas e por isso não aparecem no Memorial.

Na saída do Memorial a gente passa pela prévia do museu que também é loja de lembrancinhas. Vale para ver algumas das peças que ficarão em exibição no museu assim que ele for inaugurado. Existe uma coisa meio mórbida que nos motiva a ver alguns dos objetos encontrados entre os escombros, como carteiras e documentos que foram doados pelas famílias das vítimas.

As paredes ao redor mostram fotos fantásticas de alguns dos sobreviventes.

Para chegar a loja do Memorial onde consegui meus ingressos, as linhas A, C, J e Z, ou 2, 3, 4 e 5 descem na estação Fulton Street. De lá basta descer a Church e virar a direita assim que as placas azuis indicarem a entrada do 9/11 Memorial.

Bom passeio, boas fotos e torça para pegar o museu aberto!

9-11-Memorial-01

Salvar

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Se você acompanha minhas viagens sabe que tenho ficado bastante no Hotel Belleclaire de Upper West Side e gostado muito!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo oferece até 10% de desconto para leitores do blog, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'9/11 Memorial faz parte do novo World Trade Center' têm 5 comentários

  1. 1 de maio de 2013 @ 17:11 Osvaldo Junior

    Olá Thiago, parabéns peço Blog .
    Estou indo para New York no segundo semestre deste ano e sou marinheiro de primeira viagem. Gostaria de algumas orientações :
    Você acha que dá tempo em um dia só visitar o Ground Zero e a Estátua da Liberdade, no mesmo dia ?
    Dá para ir a pé do Ground Zero até o Cleirton Castle?
    Se eu comprar o ingresso pela Internet e chover o Memorial funciona normalmente?

    Desculpa o excesso de perguntas !

    Abraços

    Responder

    • 24 de maio de 2013 @ 15:47 Thiago Khoury

      Olá Osvaldo! A resposta é “sim” para todas as perguntas! Aproveite sua viagem e boas férias!

      Responder

  2. 18 de janeiro de 2012 @ 22:28 Isis

    hahaah, bom saber! Estou esperando pelo texto!
    E tem algum dress code, ou cada um do jeito que quiser que ninguem liga??
    Espero poder te perturbar com minhas dúvidas!
    Abç

    Responder

  3. 15 de janeiro de 2012 @ 13:54 Isis

    Olá! Estou planejando minha trip pra NY em maio, com uma amiga. O que mais tem me tirado o sono é a vida noturna… como creio que não ficarei em albergue (como é difícil achar albergue com quarto duplo privado lá!) não sei como fazer pra sair a noite, só nós 2. COmo funciona o esquema lá? Vc paga pra entrar e entra, ou é aquela coisa de fui com sua cara entra se nao não?
    Descobri seu site esses dias e estou lendo tudo e adorando! Muito explicativo mesmo!

    Responder

    • 17 de janeiro de 2012 @ 23:06 Thiago Khoury

      Olá Isis, estou escrevendo um texto sobre isso agora. Existe todo tipo de balada, mas geralmente as mais chiques, em Meatpacking/Chelsea/West Village vão na base do “entra quem eu deixo”. Mulheres geralmente não tem problema!

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost