Vale a pena conhecer Roosevelt Island em Nova York?

Se você tem tempo e for um dia bonito com céu azul, vale muito a pena conhecer Roosevelt Island!

Tem muita coisa para fazer em Roosevelt Island?

Não, pelo contrário, a ilha é bem pequena e mais da metade dela é puramente residêncial, a parte mais gostosa é a ponta sul que tem um parque lindo e em um dia bonito não tem lugar mais contemplativo para passar o início da manhã ou o fim da tarde.

Roosevelt Island em Nova York

Roosevelt Island é uma ilha bem fininha no East River de Manhattan. Como ela fica rente a ilha é como se ela estivesse entre as ruas 46 e 86, por isso muita gente diz que ela tem “40 quarteirões de comprimento”, o que a gente consegue fazer em menos de uma hora de caminhada.

Caminhando pela 60th Street em direção ao East River a gente vê o ponto de partida do Roosevelt Island Tramway

Basta contornar e subir as escadas para embarcar no bondinho

Só que na verdade você não precisa caminhar por toda a ilha, é perda de tempo: metade da graça do passeio está em pegar o bondinho até ela e a outra metade em curtir o Four Freedoms Park na ponta sul da ilha.

Andar de bondinho já é um passeio gostoso por si só, mais ainda por se tratar de um teleférico em Manhattan: de quem foi a ideia maravilhosa de colocar um passeio desse no coração de uma cidade como Nova York? O legal é que ele levanta voo na paisagem mais insólita possível: entre prédios e cruzando avenidas, quer paisagem mais urbana do que essa? Deve ter sido assim que surgiu a expressão “selva de pedras”.

Roosevelt Island foi adquirida pelo município e serviu como penitenciária, recebeu vários hospitais ao longo dos tempos e um dos asilos psiquiátricos mais famosos do país, mas hoje ela é basicamente um bairro residencial de Manhattan.

Um bairro flutuante!

Como chegar em Roosevelt Island

Peguei a linha 1 saindo do Belleclaire, um hotel econômico que tenho ficado muito nas últimas viagens, desci em Times Square e peguei a linha N em direção ao Queens. Desci na 60th Street com Lexington e andei dois quarteirões para chegar no ponto de partida do Roosevelt Island Tramway.

Para pegar o bondinho você usa o mesmo passe do metrô, o que torna o passeio a Roosevelt Island um programa barato, prático e rápido. Eu o aconselho a ler o post completinho sobre metrô em Nova York.

O Roosevelt Island Tramway chega e as portas se abrem!

Foi tão vazio na ida, mas na volta vim que nem sardinha enlatada

Subiu! Chega a ser engraçado usar um meio de transporte tão bucólico quanto um bondinho para atravessar Nova York

Olhando para trás, onde embarcamos

Olha que lindo o East River e a 1st Avenue passando ao lado dele

Chegando na estação de Roosevelt Island

Não acho que Roosevelt Island seja um passeio longo, acho inclusive que é bobagem tentar desbravá-la porque a primeira parte do passeio acaba assim que o bondinho chega na ilha – a segunda vem depois que você desembarca:

O que fazer em Roosevelt Island

Existem duas coisas bem conhecidas em Roosevelt Island que eu sugiro que todo mundo passe por elas: o Four Freedoms Parks, com a cabeça flutuante de Franklin Roosevelt em sua extremidade, e as ruínas do antigo Smallpox Hospital que ficam bem na entrada do parque.

Chegada em Roosevelt Island

É só sair do bondinho e ir caminhando para esquerda, em direção ao sul da ilha

Esse é o corredor que leva ao sul da ilha…

A ponte que segue ao lado dos fios do bondinho é a Queensboro Bridge…

Essas são as ruínas do Smallpox Hospital. Ele já foi nacionalmente famoso com mais de cem leitos em meados do século 19, depois virou quartel de quarenta para imigrantes e escola de enfermagem. Já sobreviveu a vários perrengues históricos, inclusive alguns incêndios.

Hoje ele está passando por uma revitalização milionária para que suas ruínas possam receber o público da ilha:

As ruínas do Smallpox Hospital

Chegando na escadaria do Four Freedoms Park

Olha o prédio da ONU lá no fundo

Eu adoro essa mistura de mármore com jardim e água!

Depois de subir as escadas a gente consegue ver o gramado triangular do Four Freedoms Park cercado pelas árvores.

O parque é uma homenagem as quatro liberdades anunciadas por Franklin Roosevelt em seu discurso ao Congresso americano em 1941: liberdade de expressão, liberdade religiosa, liberdade de viver sem penúria e liberdade de viver sem medo.

Depois da escadaria a gente chega no gramado…

… e no final do gramado a famosa cabeça flutuante de Franklin Roosevelt

Esse é a margem do outro lado da ilha, não dá para ver mas o famoso letreiro da Pepsi está ali no meio

Voltando por onde vim, a gente vê o skyline de Manhattan…

Esse bichinho ficou posando para fotos, virou atração turística

Depois de passar pelo hospital e pelo parque, volte caminhando pelo calçadão a beira-rio em direção ao bondinho. Se você quiser pode embarcar de volta para Manhattan sem medo de estar perdendo muita coisa –  bem, na verdade, Roosevelt Island também é Manhattan.

Caso queira passear em Roosevelt Island mais um pouquinho, ao lado da estação do bondinho existe esse ônibus vermelho circular e gratuito que percorre a ilha ininterruptamente durante a maior parte do dia. Essa é uma ótima forma de chegar na extremidade norte da ilha e voltar para o bondinho em 15 minutos:

O ônibus circular gratuito que fica dando volta na ilha

Para quem não quiser vir de bondinho pode chegar de metrô pela linha F

Provas de que a metade norte de Roosevelt Island é um bairro residencial como qualquer outro

Gostaram de Roosevelt Island? Quem estiver passeando por lá irá perceber que a parte sul da ilha está passando por muitas obras e transformações: Cornell Tech, a escola de tecnologia da Cornell University, está abrindo um campus ali, entre o bondinho e o Four Freedoms Park.

Além de salas de aula, laboratórios e escritórios, eles estão construindo uma praça de alimentação e um hotel que devem ficar prontos em 2018.

Já, já algumas das mentes mais criativas irão morar, estudar e criar ali, em uma das ilhas mais charmosas da cidade!

Outras dicas do blog para ajudar a programar a sua viagem:

Já contratou o seu seguro médico de viagem? Conheça a World Nomads, uma empresa australiana com preços bem acessíveis e com a maior cobertura que conheço.

Já sabe onde ficar em Nova Iorque? Procure aqui todas as minhas dicas de hospedagem em Nova Iorque, são muitas!

Já pensou em alugar carro nos Estados Unidos? Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rental Cars.

Para viajar com um chip pré-pago com ligação e internet ilimitados conheça Travel Mobile.


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'Vale a pena conhecer Roosevelt Island em Nova York?' has no comments

Be the first to comment this post!

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!