Roteiro de um dia no centro de Santiago (com mapa interativo)

Bolei uma forma de fazer com que você conheça o centro de Santiago em um dia, mas antes disso tive que delimitar o que faz parte do centro, foi quando me bateu a primeira pergunta: será que incluo ou não Bellavista nos limites do centro de Santiago?

Outra pergunta que me fiz foi: é possível fazer um roteiro pelo centro exclusivamente caminhando ou incluo linhas de metrô para encurtar distâncias?

Comecei a colocar os pinos no mapa e as respostas vieram a medida que eu escrevia esse roteiro de um dia no centro de Santiago: se eu incluísse Bellavista seria impossível fazer o roteiro em único dia, pelo menos não de uma forma que não fosse desesperadora, a toque de caixa.

Decidi eliminar Bellavista, mas deixei o Museo Nacional de Bellas Artes porque (a) ele é pertinho do centro (nos limites do Rio Mapocho) e (b) porque inclui-lo faz a caminhada até o Marcado Central mais atraente, sem a necessidade de recorrer a Uber ou transporte público.

Uma caminhada ininterrupta entre todos esses oito pontos exatamente da forma que aparecem no mapa (porém subindo até o topo do Cerro e depois descendo) duraria 1h20min.

Vale dizer que se você quiser eliminar o Bellas Artes do roteiro basta sair de Lastarria pela Calle Merced e seguir em linha reta até a Plaza de Armas.

Como vocês podem notar o caminho entre o Bellas Artes e a dobradinha Plaza de Armas com Mercado Central foi feito por dentro do bairro, pela Calle Santo Domingo ou pela Calle Monjitas. Sempre achei mais divertido ir desbravando um cenário urbano do que margear um parque, mas caso você não concorde comigo pode seguir pela Ismael Valdés Vergara e contornar o Parque Forestal.

Roteiro de um dia no centro de Santiago

(A) La Moneda

La Moneda é a sede da presidência do Chile e de alguns ministérios e secretarias. O lugar é um dos mais bonitos de Santiago: o palácio é lindo e é cercado por duas praças tão bonitas quanto, as praças da Cidadania e da Constituição. O que eu faço é basicamente ver e tirar fotos, mas você pode aproveitar e visitar o Centro Cultural La Moneda.

La Moneda visto do alto via Shutterstock

(B)/(C) Paris e Londres

Saindo de La Moneda vá caminhando em direção ao encontro das ruas Paris e Londres pela Av. Libertador Bernanrdo O’Higgins porque assim você passa pelo prédio principal da Universidad de Chile. Leia o que escrevi sobre o Paris e Londres de Santiago para saber mais sobre esse cruzamento super charmoso!

Se você curte arte sacra colonial, coisa que eu realmente não curto, dê um pulinho no Museu de San Francisco antes de seguir em direção ao Cerro Santa Lucia.

(D) Cerro Santa Lucía

Sou dez vezes mais esse Cerro do que o San Cristóbal em Bellavista. Santa Lucía é muito mais bonito e imponente, apesar de ter um terço da altura do outro. Tem gente que não curte o aspecto das ruínas do Castillo Hidalgo ou acha a fonte de Netuno muito mal cuidada, mas não se esqueça que o Cerro está no hiper centro da cidade!

Siga para Lastarria por trás do Cerro, como mostro no mapa, ou volte pela Bernanrdo O’Higgins, que é por onde você chegou.

Cerro Santa Lucía por @SBoston via thousandwonders.net

(E) Lastarria

Já falei tanto de Lastarria que corro o risco de levar uma yellow flag do Google caso eu repita aqui mais uma vez, por isso leia Lastarria: o bairro mais charmoso de Santiago e garanta não estar deixando nada para trás, principalmente o Centro Gabriela Mistral numa ponta e o Museu de Artes Visuais na outra.

(F) Museu de Bellas Artes

Olha, eu já nem lembro do Bellas Artes… Lembro que o prédio é bonito, lembro que fica muito perto da minha dica de hostel em Santiago, mas não lembro se é um passeio legal. Se você curte esse tipo de programa saiba que o Museu de Bellas Artes de Santiago tem entrada gratuita e fica no rumo de quem vai para o Mercado Central margeando o Parque Forestal.

Museu Nacional de Bellas Artes por skyscrapercity.com

(G)/(H) Mercado Central e Plaza de Armas

Esses são provavelmente os dois pontos mais famosos do centro de Santiago do Chile. Coloquei Mercado Central e Plaza de Armas juntos porque qual você irá conhecer primeiro depende de onde virá caminhando, mas como a distância entre eles é pequena não precisa pensar muito, vá onde os seus instintos te levarem.

Gosto muito de passear no Mercado, mas nunca comi nele e nem pretendo: não acredito que a comida seja boa e não acredito que o preço seja justo. Sabe o que fiz da última vez que estive em Santiago? Atravessei a Costanera Norte e conheci o Mercado de Flores, que diferente do Mercado Central não é nada turístico, pelo contrário, é bem local.

Com relação a Plaza de Armas o legal é bater perna e ir vendo os prédios históricos que a cercam. Os prédios principais são a Catedral Metropolitana de Santiago, o Correio Central de Santiago e o prédio do Museu Histórico Nacional.

Plaza de Armas

Eu dei um pulinho também no Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, mas achei o passeio bem sem sal. Como me falta esse olhar artístico mais apurado para curti-lo acabei ficando o tempo necessário para achar a saída.

Bem, espero que esse batidão de um dia em Santiago seja útil, principalmente para quem tem apenas um dia na cidade ou precisa conhecer o máximo dali em uma conexão em Santiago.

Se você tem outras dicas do que fazer no centro de Santiago é só dizer, sou todo ouvidos!

Já contratou o seu seguro médico de viagem? Conheça a World Nomads, uma empresa australiana com preços bem acessíveis e com a maior cobertura que conheço.

Já sabe onde ficar em Santiago? Conheci o melhor albergue de Santiago e selecionei 12 opções de hospedagem para todos os bolsos em cinco bairros da cidade.

Se você gostou desse post, ele é uma das minhas dicas no Pinterest:

Já pensou em alugar carro no Chile? Para alugar carro no Chile pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rental Cars.

Para viajar com um chip pré-pago com ligação e internet ilimitados conheça Travel Mobile.


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'Roteiro de um dia no centro de Santiago (com mapa interativo)' has 1 comment

  1. 12 de October de 2017 @ 1:13 Aimée

    Gostei muito das dicas!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!