10 diferenças entre Chicago e Nova York

Comecei escrevendo sobre as diferenças estruturais entre Chicago e Nova York, mas depois pensei, como saber qual o maior aeroporto ou qual cidade com mais turistas pode ajudar alguém? Como isso aqui não é Buzzfeed decidi falar sobre diferenças práticas que a gente nota ao longo da viagem.

Comecei a pensar no que realmente interessa a alguém que conhece uma cidade, mas não conhece a outra – ou quem não conhece nenhuma e está com dúvida de qual conhecer primeiro:

Size matters

Chicago só é maior se compararmos a cidade de Obama a ilha de Manhattan, mas os cinco boroughs de Nova Iorque fazem dela incrivelmente maior em tamanho com mais de 1.200 km quadrados de diferença, além de uma assustadora diferença de densidade demográfica – só o Brooklyn comportaria facilmente toda a população de Chicago.

Turismo

Independente da diferença de tamanho, Nova Iorque é um enorme caldeirão: não importa onde você se hospede ou em que direção decida caminhar, sempre tem algo novo para se explorar. Chicago também é assim, desde que você se limite aos arredores do centro que, claro, são bem menores do que uma cidade de cabo a rabo.

Mesmo que em Chicago existam bairros incríveis distantes do centro você precisa ir até eles – e o que em Nova Iorque seria um passeio em Chicago é só um deslocamento.

Chicago River por sohohousechicago.com

Limpinha e perfumada

Chicago é muito mais limpa, aqui ela ganha de lavada (com o perdão do trocadilho): Manhattan é uma ilha super populada, é claro que isso gera mais lixo do que uma cidade plana como Chicago, mas, enfim, é surreal a diferença entre um passeio pelas ruas de Chicago e um passeio pelas ruas de Manhattan, principalmente a noite, quando o lixo vai para a calçada a espera dos caminhões que irão recolhê-lo durante a madrugada – é que Chicago possui becos entre os seus prédios, por isso a gente raramente tem que se desviar do lixo caminhando pelo centro.

Transporte público

Nesse quesito vai dar sempre Nova Iorque na cabeça: o metrô nova-iorquino é o maior do mundo, e apesar do de Chicago ser incrível ele é sete vezes menor – são quase mil km de diferença. Por isso, em Chicago, é mais interessante aprender qual a linha de ônibus mais prática ou pegar um Uber, que diferente de Manhattan é incrivelmente mais barato.

Dinheiro na mão é vendaval

Nova Iorque é a cidade mais cara para se viver dos Estados Unidos, Chicago vem bem depois, em sétimo lugar. As pessoas ganham mais em Nova Iorque porque elas precisam arcar com os custos da cidade que, claro, são bem maiores.

Foodies, restaurantes e chances de acerto

Tudo que tem em Nova Iorque tem em Chicago, porém em menor escala. Se você curte comer bem você estará bem servido em ambas as cidades, mas com uma ressalva: enquanto a gente encontra pelo menos cinco restaurantes estrelados em cada distrito de Manhattan a gente samba para encontrar os cinco da cidade de Chicago.

Por outro lado, se caminhar por Nova Iorque é sempre um programão, encontrar comida de qualidade e de forma aleatória não é tão simples assim: cometer acertos em Chicago é bem comum, além de mais barato e incrivelmente rápido, sem aquela loucura para conseguir uma mesa e sem gastar tubos de dinheiro em cada refeição.

Lembro que contei que fui em um mesmo restaurante em ambas as cidades, pedi o mesmo prato de sempre e fiquei impressionado com a diferença de preço – foi uma diferença de quase 20 dólares!

Battery Park em Nova Iorque

Museus e outros passeios

Eu sou a pior pessoa para palpitar sobre isso porque (a) o Metropolitan é o meu melhor museu do mundo e, (b), acho que ambas as cidades são incríveis e possuem versões similares de atrações concorrentes, mas se você é um aficionado por museus Nova Iorque provavelmente será a melhor escolha – até porque é difícil competir com uma cidade que tem Metropolitan, MoMA e Guggenheim em uma mesma região.

Por outro lado Chicago tem um dos rios urbanos mais charmosos do mundo e o que não falta são barcos para passear por ele e observatórios para vê-lo de cima.

Novidades por minuto

Bem, nos Estados Unidos não deve existir nada como Nova Iorque, é como Londres na Europa: a cidade é mesmo intermitente, no verão então não sobra um parque que não esteja transmitido algo, sendo usado como palco ou oferecendo uma feira, um encontro ou uma nova atração.

De qualquer forma, fique por dentro das agendas oficiais de eventos de cada cidade:

Choose Chicago

TimeOut Chicago

TimeOut New York

NYC Go

Melhor localização no mapa

Bem, eu nunca fui um explorador dos arredores de Chicago, provavelmente porque essas viagens de curtas distâncias saindo do centro de Chicago são bem menos interessantes – Nova Iorque é geograficamente abençoada: saindo de Manhattan a gente pode pegar praia no Brooklyn em menos de uma hora de metrô, mas em duas ou três horas de viagem a gente chega em lugares como Atlantic City, as praias dos Hamptons, Philadelphia ou Toronto, no Canadá.

Qual a cidade que nunca dorme?

Nova Iorque. Não que eu seja um fã das baladas de lá, não é isso, mas saindo de (quase) qualquer lugar a gente encontra um bar aberto pronto para nos receber, coisa que não acontece em Chicago que fecha para balanço as duas da manhã – sem choro! Eu prefiro os bares de Chicago, mas os bares de Nova Iorque são os que ficam abertos.

Já contratou o seu seguro médico de viagem? Conheça a World Nomads, uma empresa australiana com preços bem acessíveis e com a maior cobertura que conheço.

Já pensou em alugar carro nos Estados Unidos? Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rental Cars.

Já sabe onde ficar em Chicago? Conheça o Raffaello, um boutique hotel econômico e super bem localizado. Já sabe onde ficar em Nova Iorque? Procure aqui todas as minhas dicas de hospedagem em Nova Iorque, são muitas!

Para viajar com um chip pré-pago com ligação e internet ilimitados conheça a Travel Mobile.


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'10 diferenças entre Chicago e Nova York' has 1 comment

  1. 17 de January de 2017 @ 0:07 Marcella Pacca

    Resumindo: Nova York na cabeça e no coração!!!! <3
    Sei que sou suspeita pra falar, mas NY é sempre NY!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!