Turismão declarado: adorei conhecer Roland Garros em Paris

Update: 12 de dezembro de 2016

Desde meados de 2015 o tour guiado está suspenso e não possui data prevista para retorno. Parece que o museu mudou muito de lá para cá e está todo tecnológico, quem passou por ele nos últimos meses pode deixar as suas impressões!

Tentei encontrar algum motivo que justificasse a minha até então não-ida a Roland Garros.

O lugar é fantástico e por algum motivo eu nunca tinha sequer cogitado chegar até lá. Será que como a maioria das pessoas eu tinha a ideia equivocada de que a capital do tênis era restrita às equipes, imprensa e comissão técnica? Bem, para dizer a verdade eu sempre achei que Roland Garros fosse uma cidade.

Juro. Olha que vergonha quando o blogueiro assume que não sabe da missa o terço.

Roland Garros Rodei

Blogueiro sensualizando na quadra principal, Phiippe-Chatrier. Depois da reforma de 2008 o estádio passou a comportar quase 15 mil pessoas

Bem, Roland Garros foi um homem, francês, nascido em 1888 e morto em 1918. Roland Garros nem sequer tenista foi: Roland Garros foi um aviador francês e piloto de ultraleve durante parte da Primeira Guerra. Em sua homenagem deram o nome de Roland Garros a esse complexo icônico de quadras e estádios.

Primeira grande lição: Roland Garros fica em Paris, logo atrás da Tour Eiffel, basta pegar a Boulevards Suchet que em cinco minutos você chega lá.

Para quem está nas redondezas da Tour Eiffel da para pegar um ônibus no ponto Trocadéro, que, obviamente, fica em Trocadéro, na Av. du Président Wilson. Pegue a linha 32 na direção dos carros que sobem. Use o mesmo passe do metrô – que por sinal tem uma estação bem próxima dali, Porte d’Auteuil, linha M10.

Como estamos em uma das regiões residenciais mais caras da cidade o preço dos hotéis geralmente não são os mais baixos. De qualquer forma seguem os três hotéis mais bem cotados nas proximidades do estádio:

Queens Hotel é um três estrelas praticamente dentro do estádio;

Holiday Inn Paris-Auteuil é outro três estrelas com padrão Holiday Inn. Fica na região da maior parte dos hotéis próximos ao estádio, são só cinco minutos de caminhada;

Radisson Blu Hotel, Paris-Boulogne o único quatro estrelas no mesmo miolinho do Holiday Inn acima.

Roland Garros

Roland Garros

Entrada principal na Gordon-Bennett. Tanto o Museu quanto a loja com os produtos de Roland Garros estão logo na entrada

Roland Garros

Roland Garros é um complexo esportivo com 20 quadras, sendo que 17 delas não são estádios propriamente ditos. Juntos, os três estádios comportam quase 30 mil espectadores

Roland Garros Suzanne Lenglen

Roland Garros: Suzanne Lenglen

Uma estátua de bronze da tenista foi esculpida em tamanho real em frente a entrada principal do estádio

O estádio Suzanne Lenglen foi inaugurado em 1994 em homenagem a tenista conhecida como “The great lady of France”. São quase 10 mil lugares sobre um sistema de irrigação inédito até então, capaz de controlar com exatidão a umidade do saibro.

Roland Garros: vestiários masculinos

Roland Garros: sala de imprensa

Duas coisas que a gente geralmente não vê pela televisão: a sala de imprensa e os vestiários masculinos. Hoje eles possuem o mesmo aspecto dos originais construídos na década de 1930, mas ainda em 2013 eles devem ser reestruturados e provavelmente perderão essa pegada clássica

Segunda grande lição: Roland Garros está ao alcance de todos! Tirando a loja eles possuem também um museu com acervo próprio e obras itinerantes, um restaurante e uma visita guiada por todas as quebradas de lá, incluindo vestiários, salas de imprensa e o estádio principal, Philippe-Chatrier.

Fiz a visita guiada em inglês e aproveitei cada segundo dos mais ou menos 80 minutos de passeio. A guia era uma dessas que adoram detalhes que nos fazem ficar boquiabertos, como salários, segredinhos de bastidores e como cada um dos tenistas se comportam durante os torneios.

A visita guiada e o museu possuem preços diferentes: são 10,50 euros e 8 euros, respectivamente, mas você pode levar o combo por 15,50 euros.

O jantar em grande estilo eu ainda não conheço, por isso é difícil dizer, mas adicionando-o ao combo o pacote completo sai por 69 euros. Alguém aqui conhece ou sabe se vale o investimento?

Eu sugiro que você faça a dobradinha completa, passeio e museu. Além de ser um preço extremamente pagável o passeio é muito agradável – rimou! Foi um dos que mais gostei em Paris, e olha que não sou nenhum grande entendedor de tênis.

Roland Garros Museu

Roland Garros Museu

Já sabe onde ficar em Paris? Conheça minha dica de hotel em Paris, indico tanto que todos os amigos já conhecem.

Já contratou seguro médico de viagem aceito na Europa? Conheça a World Nomads, uma empresa australiana com ótimos preços e com a maior cobertura que conheço.

Já sabe onde alugar carro na Europa? Para fazer um bom negócio pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rental Cars.

Para sair do Brasil com pacote de ligação e dados, leia sobre a minha experiência com a Travel Mobile nos Estados Unidos – agora eles também possuem planos para a Europa!

Roland Garros

2 Avenue Gordon-Bennett | +33 (0) 47 43 48 48

Tours em inglês às 11:00 e às 15:00 | Em espanhol sob demanda às 16:00 | Em francês às 14:00 e às 17:00

O museu está aberto entre 10:00 e 18:00. Museu e visitas guiadas nas quartas, sextas, sábados e domingos apenas. Reservas por telefone ou pelo e-mail tenniseumvisites@fft.fr


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'Turismão declarado: adorei conhecer Roland Garros em Paris' have 3 comments

  1. 14 de April de 2017 @ 10:20 Ana Paula

    Olá, é possível visitar o complexo sem ser visita guiada?

    Reply

  2. 4 de December de 2012 @ 21:09 Ana Paula

    Senhor…
    hahahahhahahaha,Nunca fui ligada ao tênis, mas estou falecendo de rir aqui, pq eu jurava que Roland Garros tb era uma cidade!!! Santa ignorância! haha
    O Rodei é cultura pura! Adorei!

    bjs!!

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!