FIAP Jean Monnet: hospedagem para todos em Paris

Quando soube que eu voltaria a Paris mais um vez meu até então restrito conhecimento da cidade fez com que eu perguntasse para os amigos: que lugar é esse, alguém conhece? E esse bairro que até então nunca vi nem sombra, Montparnasse, será que é furada?

FIAP Jean Monnet

FIAP Jean Monnet não é um hostel, é um dormitório familiar cultural, o que é bem diferente de um hostel tradicional. Sim, também achei essa descrição clichenesca, mas dois dias ali foram suficientes para perceber que aquilo não era só discurso institucional:

FIAP Jean Monnet foi criado logo depois da Segunda Guerra, uma época em que vários filósofos defendiam a tese de que o sentimento que motivou toda aquela loucura desencadeada por Hitler ainda estava vivo e poderia reacender o ódio entre povos, imigrantes e raças.

Um grupo de amigos acreditava que a única forma de fazer as pessoas se entenderem era colocando-as lado a lado, como em uma enorme Torre de Babel. Isso derrubaria barreiras e faria com que até a língua, em mais ou menos tempo, acabasse deixando de ser um problema entre elas.

Fiap Jean Monnet

Fiap Jean Monnet

É por isso que o FIAP recebe todo tipo de público sem restrição, mas a maior parte dos seus hóspedes é composta por estudantes e famílias europeias.

Você pode encará-la como um hostel com quartos privados e compartilhados, mas a diferença é visível: sem barulho, com uma série de atividades culturais e com uma mistura estrutural de albergue com hotel – quanto simples e funcional, mas com camareira para dar aquele trato todos os dias.

O prédio é bem bonito, foi recentemente reformado. Tem um pátio enorme, um bar todo descolado na parte de dentro e mil espaços diferentes onde sempre rola alguma apresentação, exposição ou mostra. Eu que conheci todo o prédio fiquei chocado com o tamanho, ele parecia aumentar a medida que andávamos (só de quarto são mais de 200!).

Fiap Jean Monnet

Fiap Jean Monnet

O bairro Montparnasse

Eu realmente gostaria de falar sobre Montparnasse agora, mas vai ficar para uma próxima oportunidade, não conseguiria ser sucinto nem que tentasse – mas rola um panorama geral: FIAP está na parte mais baixa de Montparnasse, entre as estações Saint-Jacques e Glacière da linha M6 do metrô. O lugar é bem residencial, com algumas ótimas opções de restaurante nos quarteirões mais próximos onde é difícil encontrar brasileiro batendo perna por lá.

Caminhando um pouco mais a frente a gente chega nas atrações mais turísticas do bairro, mas depois falamos sobre elas. É como ficar em um lugar legal e extremamente visado sem ficar exatamente nele.

Uhm, é bem seguro também: FIAP está em frente a um escritório da Delegacia de Polícia. Caminhei tarde da noite ali e me senti muito seguro, inclusive nas estações de metrô.

O meu quarto duplo com banheiro privativo

Nunca vi nada mais funcional em tão pouco espaço. Até então o campeão nessa categoria era minha dica de hospedagem em Bruxelas, mas o FIAP sai na frente porque tem um banheiro bem melhor do que o meu.

Tudo muito novo e cheiroso (os alérgicos agradecem!), com aquecedor e ar condicionado, roupa de cama de qualidade (bem, o travesseiro podia ser maior…), banheiro completo (inclusive amenidades, toalhas, roupão e secador de cabelos), cabides e internet paga (gratuita apenas nas áreas comuns).

Não prometo que todos os quartos sejam assim: apenas os andares cinco e seis foram reformados e estão bonitos como nas fotos. Dizem que de 2014 os a reforma dos andares três e quatro não passaria.

Fiap Jean Monnet

Rapidinhas:

– Quarto individual (provavelmente o mesmo que fiquei, que é um quarto duplo usado por apenas uma pessoa) por 61 euros ao dia (em meados de 2012!);

– Quarto duplo por 40,50 euros por pessoa ao dia (em meados de 2012!);

– Quarto com três ou quatro camas por 36,50 euros a cama ao dia (em meados de 2012!);

– Quarto com cinco ou seis camas por 28 euros a cama ao dia (em meados de 2012!);

– Esses valores são de 2012 e podem sofrer alteração em 2013! Todas as diárias incluem café-da-manhã, que me agradou bem, com croissant, croissant de chocolate, ciabatta, manteiga, Nutella, laranjas, cereais, leite, café e suco.

Pontos negativos:

– O horário do café-da-manhã é complicado: apenas duas horas entre 6:45 e 8:45;

– Tem coisa mais baranga do que cobrar por internet? E eu sou lá homem de descer pra usar internet gratuita de péssima qualidade?

Já sabe onde ficar em Paris? Para quem curte uma hospedagem mais tradicional, conheça minha dica de hotel em Paris, indico tanto que todos os amigos já conhecem.

Já contratou seguro médico de viagem aceito na Europa? Conheça a World Nomads, uma empresa australiana com ótimos preços e com a maior cobertura que conheço.

Já sabe onde alugar carro na Europa? Para fazer um bom negócio pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rental Cars.

Para sair do Brasil com pacote de ligação e dados, leia sobre a minha experiência com a Travel Mobile nos Estados Unidos – agora eles também possuem planos para a Europa!

FIAP Jean Monnet

30 Rue Cabanis | 75014

+33 (0) 1 43 13 17 00

Rodei foi convidado pela Atout France para um passeio pela França


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'FIAP Jean Monnet: hospedagem para todos em Paris' have 3 comments

  1. 8 de March de 2013 @ 20:36 Leda Noemi Mendes

    muito obrigada pelos esclarecimentos. estava em dúvida, mas agora estou decidida a ficar no FIAP J.Monet.

    Reply

  2. 30 de November de 2012 @ 23:18 Ana Paula

    Adorei a frase ‘Tem coisa mais baranga do que cobrar por internet?’ hahahaha
    Realmente! Que Mancada isso! haha
    Nossa, apesar do pouco espaço, adorei o quarto! Tudo tão limpinho que mesmo não estando lá acho que consigo sentir o cheirinho de coisa limpa e nova!
    Tudo tão convidativo!
    Muuito bom!

    Beijoos

    Reply

    • 1 de December de 2012 @ 17:32 Thiago Khoury

      Super dica de hospedagem Ana Paula, mão na roda para duros!

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

*

Rodei Viagens 2010 - 2016. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!