Por @alastairhumphreys

Como montar um roteiro na Europa

Booking PT BR 300 x 250 Como montar um roteiro na EuropaUpdate: 27 de novembro de 2013

É aquela velha história de sempre: saiba que tipo de turista você é, quanto tempo de viagem disponível tem e quais os lugares que pretende conhecer, depois um extrato bancário te diz o que é ou não possível fazer.

É importante que os países sejam vizinhos. Quando os países não forem vizinhos, confira antes o tempo de viagem; talvez o trajeto de trem não seja tão longo. Lembre-se que para atravessar um país viajando com Europass ainda é necessário pagar por ele. Lembre-se também que se houver um país avulso entre países contemplados pelo Europass é necessário adquirir uma passagem extra.

Acompanhe abaixo os países vizinhos de cada país atendido pelo Europass. Vale checar trajetos especiais; alguns podem ser feitos de ferry e outros em apenas algumas datas ao longo do ano:

Alemanha: Áustria, Benelux, Dinamarca, Finlândia, França, República Tcheca, Suécia e Suíça

Áustria: Alemanha, Croácia, Eslovênia, Hungria, Itália, República Tcheca e Suíça

Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo): Alemanha, França, Irlanda

Bulgária, Montenegro e Sérvia: Croácia, Eslovênia, Grécia, Hungria e Romênia

Croácia e Eslovênia: Áustria, Bulgária, Hungria, Itália, Montenegro e Sérvia

Dinamarca: Alemanha, Noruega e Suécia

Espanha: França, Itália e Portugal

Finlândia: Alemanha e Áustria

França: Alemanha, Benelux, Espanha, Irlanda, Itália e Suíça

Grécia: Bulgária, Itália, Montenegro e Sérvia

Hungria: Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Romênia e Sérvia

Irlanda: Benelux e França

Itália: Áustria, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia e Suíça

Noruega: Dinamarca e Suécia

Portugal: Espanha

República Tcheca: Alemanha e Áustria

Romênia: Bulgária, Hungria, Montenegro e Sérvia

Suécia: Alemanha, Dinamarca, Finlândia e Noruega

Suíça: Alemanha, Áustria, França e Itália

08111002 Como montar um roteiro na Europa

Por @alastairhumphreys

Quando se torna impossível continuar a viagem de trem, passamos para o avião. Você provavelmente só voltará a utilizar trens quando for conhecer outras cidades em um mesmo país. É possível, por exemplo, chegar de avião em Milão e continuar de trem por Veneza, Florença e Roma por um preço camarada. Em Roma você continua seu trajeto de avião para outro país e segue viagem.

Confira apenas se é possível viajar de avião entre determinados países sem gastar muito. Claro que preso ninguém fica, mas entre leste europeu e Europa ocidental algumas conexões são impossíveis através de low-cost ou em apenas um único trecho sem conexão.

Coloque os melhores destinos nas extremidades. Os melhores destinos tendem a ser os mais caros; e é mais provável que a carteira respire melhor no início da viagem do que no fim.

Mas, se for assim, terei um destino caro no final. Sim, terá, mas é válido: chegar no Brasil saindo de Bruxelas é garantia de voltar cabisbaixo para casa. Esse é o famoso “fechar com chave de ouro”, lembra?

As grandes capitais precisam de pelo menos três noites, mas, para as pequenas cidades, duas já são suficientes. Uma vez falei aqui que Praga é uma cidade linda, porém pequena, não se esqueça.

É muito simples programar o número de dias em função do lugar visitado: basta ser honesto com suas vontades e desejos. Antes de conhecer Londres e Paris, as pessoas me diziam que quatro noites em Paris não seriam suficientes, principalmente quando ouviam que eu teria sete na terra da rainha.

Errado. Sempre gostei de Londres, muito antes de conhecê-la. Paris, por outro lado, nunca me despertou muito interesse – hoje, Londres é uma das minhas cidades prediletas, enquanto Paris não extrapolou aquilo que eu já esperava dela.

Os hotéis econômicos testados e aprovados pelo blog na Europa
Amsterdã: Chic & Basic Barcelona: Hotel Curious Bruxelas: Hotel La Grand Cloche
Dublin: Paramount Edinburgh: Palace Residential Londres: Hotel St. Giles
Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Lokal Inn Roma: B&B da Marlene

 

 

 

Os albergues mais bem cotados pelo booking.com
Albergues em Amsterdã Albergues em Barcelona Albergues em Berlim
Albergues em Bruges Albergues em Bruxelas Albergues em Budapeste
Albergues em Dublin Albergues em Estocolmo Albergues em Lisboa
Albergues em Londres Albergues em Madri Albergues em Munique
Albergues em Moscou Albergues em Paris Albergues em Praga
Albergues em Roma Albergues em Viena

 

 

 

 

 

Como saberei quais as cidades mais interessantes em cada país? Pesquisando, meu caro. Lembre das aulas de História na escola, pergunte aos amigos que já viajaram, compre revistas… Mas, o mais importante, consulte a si mesmo. Feche os olhos e se pergunte: qual é a minha real vontade de conhecer a Itália? Pensar em Itália é sinônimo de conhecer o papa ou é se perder em cidades que você ouviu apenas uma vez e nunca mais conseguiu esquecer? Isso raramente falha.

Uma outra forma de pesquisar cidades é procurar por atrações e não por cidades propriamente ditas. Quando pesquisamos por cidades turísticas na Itália, é comum encontramos material sobre Roma, Milão, Florença, Veneza… Mas, quando procuramos pelos monumentos italianos mais famosos, eis que Pisa surge forte como nunca.

Agora aproveite para dizer qual o seu trajeto e compartilhe seu roteiro conosco!

Leia também Mochilão na Europa passo a passo

Leia também Tudo que você precisa saber sobre seguro médico internacional

Leia também Como pagar menos em seguro médico internacional para família, casais e amigos

Leia também Como fazer seguro de eletrônicos para uma viagem internacional


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Com mais de trinta viagens de experiência, sou guia de diversão e compras nos Estados Unidos. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem!


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'Como montar um roteiro na Europa' have 40 comments

  1. 4 de June de 2014 @ 11:59 Karla

    Oi Thiago,

    Adoro seu blog e já leio há um bom tempo! Foi super útil na minha viagem à Argentina em 2011.

    Agora estou planejando, para o ano quem vem (acho que abril, por conta do clima), um mochilão com o marido pra Europa. Temos família em Londres, então nossa ideia é finalizar por lá.

    Lendo seu post sobre o Europass, países vizinhos e os que desejo conhecer, o roteiro seria esse:

    BSB> Espanha> França> Itália> >Rep. Tcheca> Alemanha> Londres

    Acha uma boa ou inverter seria melhor? Outra dúvida: da Alemanha pra Londres só dá pra fazer de avião, então?

    Abraços

    Reply

    • 8 de June de 2014 @ 23:12 Thiago Khoury

      Oi Karla, parece ótimo, você deve chegar pela cidade que for mais fácil, prático e barato fazendo a saída do Brasil. E, sim, se você não ter uma eternidade disponível Alemanha-Londres só de avião.

      Reply

  2. 19 de September de 2013 @ 17:00 Leonardo Tullio

    Ola Thiago, meus sinceros parabéns por sua iniciativa em ajudar todos os perdidos como eu.
    Nunca fui para a Europa, sou viciado em arte, história e bares e pretendo fazer uma viagem em abril de 2014. Se puder, gostaria de receber seus pontos de vista.
    Quero conhecer em 22 dias, Portugal(Lisboa), Espanha (Barcelona e Madri), França (Paris) e Itália (Roma, Florença, Veneza e talvez mais uma cidade).
    Sempre considerando o aspecto econômico (transporte barato e hospedagem simples – afinal só vou dormir no hotel – quais sao as dicas para:
    1) Saindo de Sao Paulo (Guarulhos), onde pode ser melhor desembarcar e, por onde posso voltar?
    2)Qual o tempo de estadia que vc considera melhor para cada cidade? Creio que devo ficar mais tempo na Italia.
    3)Tem alguma dica de cidade nas imediações que vc acha indispensável e que não custa muito visitar? Notei que vc faz algumas referencias de Milão.
    4) O que é e como funciona Day Trips? Posso empregar isso na minha viagem (nestes lugares que pretendo ir)?

    Reply

    • 30 de September de 2013 @ 13:31 Thiago Khoury

      Olá Leonardo. Eu geralmente saio do Brasil em direção a capital que oferece a passagem pelo menor preço, mas se você pode arcar com diferentes orçamentos vale começar de um país na extremidade do seu trajeto, como Portugal ou Itália. Quanto ao tempo em cada cidade você deve decidir aquilo que parece melhor de acordo com o que você espera, não dá para opinar. Escrevi um post sobre day trips aqui http://www.rodei.com.br/2013/07/18/day-trips-excursoes-saindo-de-londres/, mas a única que você pode fazer de acordo com o que você escreveu é dar um pulinho em Florença estando em Roma.

      Reply

  3. 9 de August de 2013 @ 14:24 Amália

    Olá Thiago! Interessantíssimo seu blog. Estou querendo fazer um mochilão pra Europa em Março e vc está me ajudando muito com as dicas. Vc teria alguma planilha de gastos ou de planejamento que pudesse compartilhar ou me mandar por email talvez?

    Obrigada,

    Amália

    Reply

  4. 5 de April de 2013 @ 9:11 Lorena

    Oi Thiago! Tudo bem?! adorei o blog!! estou anotando todas as dicas!!! mas queria pedir um help! seguinte, estou planejando um mochilão para final do ano, temos em mente o seguinte roteiro: Roma, Paris, Amsterdam, Bruxelas e Londres, a única certeza até agora são as passagens de ida para Roma e volta por Londres, vamos dia 20 de dezembro e voltamos dia 07 de janeiro, em Londres vamos ficar na casa de uma amiga a partir do dia 02 até dia 07, antes disso a casa dela estará cheia então só poderemos ir para lá dia 02… mas minha dúvida é o seguinte, onde passar o ano novo?! primeiro pensamos em Paris, mas pelo q eu estava pesquisando o fim de ano lá não é dos melhores, aí pensamos em Amsterdam q em alguns blogs q estou pesquisando diz ser um lugar bacana para a noite do dia 31, masss a maioria dos hostel só estão aceitando minimo de 4 a 5 noites nesse periodo, e li nas suas dicas q de 2 a 3 dias são o suficiente em Amsterdam, e agora o q fazer?!! rsss.. ficamos todos esses dias em Amsterdam só por causa do ano novo ou melhor ficarmos uns 5 a 6 dias em Paris e passar o ano novo lá?! Se puder me dar sua opinião ficaria mto grata! Obrigada!!!

    Reply

    • 5 de April de 2013 @ 15:21 Thiago Khoury

      Oi Lorena, você pode ficar esse tempo em Amsterdã e aproveitar para fazer day trips para cidades vizinhas, como Rotterdan ou conhecer os moinhos de vento. Com relação ao ano novo, pesquise “ano novo” + “hemisfério norte” no Google; você vai descobrir que não importa onde você esteja, ano novo no hemisfério de cima é sempre uma coisa meia-boca :(

      Reply

      • 8 de April de 2013 @ 11:43 Lorena

        Oi Thiago! Obrigada por me responder!! pois é já vi q é mto diferente daqui mesmo… mas pesquisando sobre Amsterdam vi q lá pode ser um pouco mais animado q Paris, pelo menos diz q tem fogos! vamos ver!!

        Reply

  5. 5 de December de 2012 @ 22:35 Mari

    Boa Noite Thiago,

    Estou planejando uma viagem pela Europa de 18 dias, consigo fazer de trem: Croácia, Paris, Londres? O que vc sugere?

    Obrigada

    Reply

    • 6 de December de 2012 @ 12:34 Thiago Khoury

      Olá Mari, eu voaria da Croácia para França. A viagem, de trem, seria longa e cara porque você teria que atravessar um ou dois países. Paris-Londres você pode fazer pelo Eurostar.

      Reply

  6. 24 de January de 2012 @ 13:19 José Roberto Perrenoud

    Boa tarde
    Estou querendo viajar para Europa e estou pretendendo conhecer França,Portugal,Espanha e Italia terei disponivel de 10 a 15 dias e gostaria muito da sua ajuda para preparar o roteiro começar por onde??reservar hotel quando estiver lá?? entre os paise viajar de trem??

    Reply

  7. 24 de November de 2011 @ 16:02 Pablo

    Boa Tarde, eu e minha esposa compramos passagens para Madrid em abril/2012, teremos 15 dias para esta viagem, nunca fomos a Europa e estamos pensando em ir a Portugal. Acha que da para ir e aproveitar outros países nesse período?

    Reply

    • 24 de November de 2011 @ 16:09 Thiago Khoury

      Claro que dá, duas semanas é muita coisa!

      Reply

  8. 21 de September de 2011 @ 0:22 Douglas

    Boa Noite Thiago!

    Primeiro parabèns pelo site, deveria ser pago rsrsr bom viajo no proximo mes pra europa…
    Brasil-Paris ida e volta, de la vou pra Amsterdan – Veneza – Roma – Barcelona – Madri, nessa ordem… pergunta : Avião ou trem ?? Se os dois voce poderia dar uma dica de que transporte de cada lugar, pra cada lugar rsrs? Visando tambèm aproveitar ao maximo de oportunidades…
    obrigado desde ja!

    Abraco

    Reply

  9. 11 de September de 2011 @ 22:24 Cassia Gonzalez

    olá Thiago, adorei encontrar seu blog, em especial a sua forma de escrever. É hilário e bem humorado. Pretendo viajar a Londres em abril/2012 com minha filha de 15 anos e também a Liverpool. Não conheço nada por lá. Somos iniciantes na Europa. Tem alguma dica especial?

    Reply

    • 12 de September de 2011 @ 0:43 Thiago Khoury

      Ola Cassia, que bom que gostou! Nenhuma dica especial, apenas curto muito! E leia o blog!

      Reply

  10. 8 de September de 2011 @ 13:07 Joyce

    Oi Thiago, entrei de gaiata no seu blog e estou adorando. parabens!
    pretendo ir à europa no final de abril/2012 e nao faço outra coisa a nao ser pesquisar muito. tudo indica q meu roteiro seja rio – par – londr – ams – roma – barc – madr – rio.
    em 23 dias.
    Só fico um pouco confusa em relação às passagens de trem. Vejo q tem várias cias q fazem as viagens, nao sei se é vantagem e se o aviao low cost é tao mais barato assim… Só sei que quero ir de Paris a Londres de trem.
    O q vc acha mais vantajoso? trem ou aviao?
    Abraço!

    Reply

  11. 10 de July de 2011 @ 15:15 Lorena

    Não sei se estou sendo metida, mas me identifiquei com o comentário!
    Próxima semana tô indo pra Europa e vou fazer o seguinte roteiro: Bruxelas (3 noites, sendo que 1 dia vou pra Brugge) -> Amsterdã (3 noites) -> Berlim (3 noites) -> Praga (2 noites) -> VIena (3 dias). De Viena eu vou pra uma cidadezinha da Austria onde vou estudar… Vou fazer isso tudo de trem e vou visitar Budapeste em um final de semana depois, pois vou passar 1 mês na Áustria! Como roteiro pra cada cidade eu usei os roteiros aqui desse blog (QUE SAO INCRIVEIS). Na hora de voltar pra casa, vou voltar por Paris! No meu caso, saiu o mesmo preco tanto ir e voltar por Bruxelas do que ir por Bruxelas e voltar por Paris. Vou pela iberia e foi super barato! ;)
    Espero ter ajudado e aproveito pra parabenizar o dono do blog, simplesmente maravilhoso!! :)

    Reply

  12. 26 de June de 2011 @ 20:40 Flávia

    Olá. Eu e meu marido vamos fazer um passeio na Europa, com 5 dias em Portugal, 4 dias em Madrid e 3 dias em Paris. Como no final, sobrou apenas 3 dias em Paris, queria saber se é possível fazer um tour básico em Paris em 2 dias? Quais os pontos que não seriam tão indispensáveis de irmos, caso precisássemos cortar algo?
    Queríamos ir a Versalhes no 3º dia, mas não queriamos deixar de ver o básico em Paris.
    Pode nos Ajudar?

    Reply

  13. 19 de May de 2011 @ 11:00 Daniela

    Ola Thiago.

    Adorei suas dicas, estao me ajudando muito a montar o meu roteiro de lua de mel, vou para a Europa em Setembro e ficarei 2 dias em Madri ( infelizmente nao achei nada sobre Madri no site), 2 dias em Amisterdã e 5 dias em Paris, e vou seguir suas dicas a risca… continue postando coisas interessantes pra gente.

    Valeu para ajuda.

    Reply

  14. 26 de April de 2011 @ 12:27 João

    Thiago, parabéns pelo site. De longe o melhor que vi até agora. Espero que vc esteja ganhando alguma grana com isso, pois o trabalho merece! hehe
    Sei que vou fazer uma pergunta óbvia, mas é que não achei isso nos seus posts: é mais vantajoso ir e voltar do Brasil para a Europa pela mesma cidade, correto? Não rola chegar em Londres e voltar por Roma, por exemplo, correto? Outra coisa: sei que isso vai depender muito do roteiro, mas vc acha que existe uma cidade “ideal” para desembarcar e embarcar na Europa? Vou fazer um mochilão passando pela oktober em setembro e estou tentando montar o roteiro da melhor forma para poder encaixá-la na programação. Abraços e obrigado pelo site.

    Reply

    • 26 de April de 2011 @ 13:17 Thiago Khoury

      Opa, ainda não, mas quem sabe um dia né? Rs. Geralmente é mais barato chegar e sair pelo mesmo lugar. O melhor lugar para começar é um que fique geograficamente posicionado de forma que você consiga fazer seu roteiro em sequência. Mas pra tudo dá-se um jeito!

      Reply

  15. 2 de April de 2011 @ 13:07 Alejandra

    Thiago…
    Seu blog é muito legal. Gosto de sua sinceridade nas respostas. kkk Alê.

    Reply

  16. 16 de March de 2011 @ 9:37 Vanessa Dantas

    Thiago

    Muito interessante seu blog, amei as dicas! Eu e meu esposo estamos planejando uma viajem de 15 dias de férias pela Europa e queríamos conhecer Espanha-França-Itália e Croácia, mas não estamos encontrando um pacote com esse trajeto especificamente. Como funciona o “mochilão”?, será que no nosso caso compensaria? Fica mais barato do que sair daqui com um pacote fechado? Agradeço muito por sua orientação.
    Um abraço.

    Reply

    • 18 de March de 2011 @ 10:21 Thiago Khoury

      Olá Vanessa, realmente vai ser difícil achar um pacote tão específico assim. Mochilão funciona assim: primeiro você compra as passagens de ida e volta, depois decide como vai ser o transporte entre países e cidades e, por último, hospedagem. Para tudo isso você encontra dicas aqui no blog.

      Reply

  17. 11 de January de 2011 @ 15:38 Deise

    Muito bom esse post, concordo que as melhores cidades tem que ficar em pontos extremos, é importante ir pra casa satisfeito.
    Compartilhando meu roteiro. Aproveito para dizer que fiz tudo de trem, dois passes: o global e um só para a Itália, foi bastante tranquilo, até mesmo aqueles em que as distâncias eram maiores, nessas peguei trens noturnos.
    Em dois meses de viagem:
    BsB-
    Lisboa com daytrip a Sintra
    Porto trem noturno para
    Madri
    Barcelona trem noturno para
    Paris com daytrip para Versailles
    Londres
    Bruxelas com daytrip para Brugge
    Amsterdam
    Berlim
    Praga
    Viena
    Salzburgo com daytrip para Hallstatt
    Budapeste
    Munique com daytrip para Fussen e Dachau trem noturno para
    Veneza
    Milão
    Florença com daytrips para Pisa, Siena, San Gimignano, Assis e Bolonha
    Roma
    BsB

    Reply

  18. 29 de December de 2010 @ 16:49 Ricardo Luis

    Thiago,

    Preciso de umas dicas, se possível.
    Trabalhei ano passado no México e acumulei muitas milhas-premio, suficientes para ir até a Europa com uma acompanhante.
    Eu tenho de 8 a 10 dias para fazer um passeio por lá. Os pontos de atração são Barcelona, Madrid, Roma, Paris, nesta ordem. O maior interesse é pela parte histórica e cultural.
    O que eu pretendo fazer é sacar os bilhetes saindo de SP, chegar em uma destas cidades, visitar duas ou três destas e voltar por onde cheguei.
    Vc teria alguma dica para montar um roteiro razoavel?
    Agradeço de antemão.
    Abraço

    Reply

    • 30 de December de 2010 @ 12:47 Thiago Khoury

      Ricardo, seria irresponsabilidade minha escolher quais lugares você deveria conhecer e por quanto tempo. Faça aquilo que você mais deseja sem se importar muito com o opinião dos outros, tenho certeza que você não irá se arrepender!

      Reply

  19. 27 de December de 2010 @ 17:39 Isabel

    Que engraçado. Fui ler o post por curiosidade e descobri que compartilhamos muitas opiniões ( Londres>Paris, sair de bruxelas emburrado…) Muito legal o blog, vou acompanhar com certeza.

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Rodei Viagens 2010 - 2014. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!