Como preencher o formulário americano de imigração

Booking PT BR 300 x 250 Como preencher o formulário americano de imigraçãoUpdate: 3 de junho de 2013: leia o mais novo post sobre formulário de imigração americano aqui.

Durante o embarque ou logo após o check-in você receberá dois importantes formulários que devem ser preenchidos por todos que pretendem entrar em solo americano. Um deles é branco e tem três dobras pontilhadas, o I-94, ou “registro de entrada”.

Mesmo que você esteja viajando com pais, filhos, irmãos ou cônjuges, cada um deve preencher seu próprio formulário sem rasuras e a caneta preta ou azul. Caso você cometa algum erro, a aeromoça provavelmente terá formulários extras a bordo. Caso contrário, próximo ao início da fila de imigração você encontrará um balcão com formulários em branco.

Lembre-se que em toda viagem ao exterior os agentes de imigração podem cobrar por documentos que comprovem a contratação de um seguro médico de viagens. Leia mais sobre isso aqui.

Não se esqueça: você preenche apenas a parte da frente do formulário.

Leia também: Dicas para passar pela imigração

1. Escreva apenas o último sobrenome, como “Silva”.

2. Escreva apenas o primeiro nome, exceto os compostos, como “Carla” ou “Ana Carla”.

3. Escreva a data de nascimento utilizando seis dígitos, como “010886”.

4. Escreva o país de cidadania, como “Brasil”.

5. Escreva o gênero em inglês: “male” para homens, “female” para mulheres.

6. Escreva a data de emissão do passaporte utilizando seis dígitos, mas atenção: “passaporte” não é visto!

7. Escreva a data de vencimento do passaporte utilizando seis dígitos.

8. Escreva o número do passaporte. Passaportes brasileiros possuem duas letras iniciais seguidas por seis dígitos numéricos.

9. Escreva a companhia aérea e o número do voo em formato de código, como “AA950” (vôo da American Airlines com destino a Miami) ou “JJ8075” (vôo da TAM com destino a Nova Iorque).

10. Escreva o atual país de residência, como “Brasil”.

11. Escreva o país inicial de embarque, mas lembre-se: caso você troque de aeronave ou faça escala em outro país, o inicial continua sendo o de embarque. País de embarque só muda caso outro check-in seja feito.

12. Escreva a cidade onde o visto foi emitido. No Brasil, vistos só são emitidos em “Brasília”, “São Paulo”, “Rio de Janeiro” ou “Recife”.

13. Escreva a data de emissão do visto, mas atenção: “data de emissão do visto” aparece no visto e não na página de dados do passaporte!

14. Escreva o primeiro endereço de sua estada. Atenção: escreva o endereço comum de correspondência. Caso seja um hotel facilmente reconhecido, o nome exato costuma bastar.

15. Escreva a cidade e o estado onde o hotel/residência se encontra.

16. Escreva o prefixo e o número principal de telefone do hotel/residência.

17. Escreva o seu endereço de e-mail.

Leia também Dicas de hospedagem em Orlando

Leia também Dicas de hospedagem em Miami

Leia também Dicas de hospedagem em Nova Iorque

Leia também Dicas de hospedagem em Las Vegas

A parte de baixo do formulário, com os campos 18 a 21, deve ser preenchida exatamente como a de cima.

Ao passar pela imigração, a maior parte do formulário ficará com o agente de imigração e apenas o canhoto de baixo permanece com você. Caso ele não seja grampeado ao passaporte, guarde-o bem. Você precisará dele quando deixar o país.

Ah, lembre-se: nada de risos, brincadeiras, câmeras ou celulares aqui. Essa é a hora que eles escolhem se você pode ou não entrar no país.

Update: 10 de agosto de 2011

Atenção senhores passageiros: as perguntas mais populares agora aparecem aqui, confiram!

Irei descer em Miami e passar apenas uma noite na cidade, o que devo escrever no campo “endereço”? Coloque sempre o endereço de sua primeira pernoite no país, independente de quantos destinos você pretende visitar.

Consegui um voo barato para outro país saindo dos Estados Unidos logo depois da minha chegada, por isso não precisarei sequer sair do aeroporto americano. O que devo escrever no campo “endereço”? Essa pergunta complicada não possui uma resposta certa. Vistos de trânsito, C-1, são feitos para quem permanece em trânsito. Turistas que passam pela imigração, alfândega e ficam livres para ganhar o país precisam de visto B-2, independente de você deixar ou não o aeroporto.

O melhor a se fazer é deixar o espaço em branco. Caso haja necessidade, explique a situação para o agente de fronteira.

Passarei por outro país antes de chegar aos Estados Unidos, onde devo mencionar? Como não existe nenhum campo do formulário que faça essa pergunta, não é necessário respondê-la.

É possível conseguir esses formulários com antecedência? Legalmente, apenas durante o check-in ou embarque na aeronave.

Meu nome é enorme, não cabe nos quadrinhos! Faça como você faria em um formulário preenchido no Brasil: use algumas iniciais, fuja do espaço determinado e utilize o espaço entre linhas.

Leia também Como preencher o formulário americano de alfândega

Não deixe de ler nossas dicas de imigração!


About

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Com mais de trinta viagens de experiência, sou guia de diversão e compras nos Estados Unidos. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem!


Busque o seu hotel pelo booking.com!


'Como preencher o formulário americano de imigração' have 59 comments

  1. 14 de April de 2014 @ 9:13 Valquiria Bitencourt

    Thiago, estou um pouco perdida, aqui você fala que temos que preencher dois formulários, esse branco I-94, que deve ser preenchido por pessoa, e o outro deve ser preenchido por família? Vamos viajar eu, meu marido, minha irmã e meu cunhado, nós quatro formamos uma família? Ou duas familias separadas? Não estou achando onde fala desse outro formulário, vc poderia me passar o link?
    Muito Obrigada e desculpe por tantas perguntas.

    Reply

  2. 8 de April de 2014 @ 9:56 Valquiria Bitencourt

    Olá Thiago, parabéns pelo site, está me ajudando muito.
    Tenho duas dúvidas, primeira, meu voo sai do Brasil e faz conexão no Panama, sendo assim o numero do meu voo Brasil-Panama é um e Panama-Miami é outro, qual eu coloco no formulário?
    Segunda dúvida, no questionário voce tem que colocar países visitados antes de chegar aos EUA, eu tenho que colocar o Panama? Ou conexão não conta?
    Obrigada

    Reply

    • 9 de April de 2014 @ 14:07 Thiago Khoury

      Oi Valquiria, você pode colocar que passou pelo Panamá e usar o número do segundo voo, não tem problema.

      Reply

  3. 30 de April de 2013 @ 21:53 Ethyene

    Oi Thiago!

    Mais uma vez parabéns pelo site. Dei uma olhada em vários sites e fóruns e o seu foi um dos poucos esclarecedores. Bom, minha duvida é a seguinte, não sei se vc vai poder me ajudar. Eu moro na Irlanda há 9 meses e tenho um visto de estudante de 1 ano que expirará em agosto e vou pedir a extensão de 2 meses para o visto de turista para que eu possa viajar.
    Meu voo de retorno para o Brasil(ainda não adquiri)fará conexão em NYC. Já li aqui e nos sites da embaixada e do consulado sobre a emissão do visto de trânsito. Porém, a Irlanda é um dos países que não se exije emissão de visto de trânsito.

    Eu preciso do visto de trânsito, pois apesar de possuir um visto irlandês válido, não sou cidadã irlandesa, correto? E para vistos de trânsito não é permitida a saída do aeroporto, mesmo em casos de conexões longas (+ de 6h)?

    Desde já muito obrigada!!

    Reply

    • 24 de May de 2013 @ 15:53 Thiago Khoury

      Olá Ethyene, você precisa de um visto porque parece que o seu passaporte é brasileiro, correto? O seu visto irlandês não influencia em nada, apenas se o seu passaporte fosse irlandês. Já a respeito do visto de trânsito, você deve se informar com as autoridades competentes, mas geralmente eles permitem sim a saída do aeroporto por períodos de até 29 dias.

      Reply

  4. 2 de April de 2013 @ 10:29 Camila

    Olá Thiago,

    Estou indo para Los Angeles em Junho e ficarei alguns dias em Santa Monica e alguns dias em San Francisco.
    Como não tenho a quantidade de dias exatos, não farei nenhuma reserva de hotel. Desta forma, como faço com o campo de endereço??

    Meu pai que já foi diversas vezes sempre colocou o endereço de seu amigo em Fort Lauderdale, independente de ele ter viajado e hospedado em outra cidade ou até mesmo Estado, e nunca teve problema. Poderia fazer o mesmo??

    Reply

  5. 17 de March de 2013 @ 21:18 Andre Luiz

    Ola Thiago,

    iremos para Miami agora em abril, moro no Brasil, mas embarcaremos pelo Paraguay, como deverei preencher o formulario 6059 B ( o azul ), no campo 8 esta assim : Countries visited on this trip prior to U.S. arrival (Paises visitados antes de chegar aos EUA): se seu voo veio direto do Brasil, colocar “0 (zero)”. Se os EUA são seu segundo destino, escrever o nome do país que visitou antes (por exemplo, se você foi a Cancun primeiro e depois foi aos EUA, colocar ˜Mexico˜). Deverei colocar Paraguay ?

    Andre Luiz

    Reply

  6. 17 de January de 2013 @ 22:11 Renato

    Vou desembarcar em Miami e logo em seguida pegar um carro para Orlando pra ficar 5 dias. Depois volto pra Miami e fico mais 7 dias.

    Qual endereço de hotel eu devo colocar?

    Reply

    • 18 de January de 2013 @ 18:17 Thiago Khoury

      Olá Renato, coloque o sue primeiro endereço no país.

      Reply

  7. 4 de October de 2012 @ 1:52 Paula

    Olá Thiago!! Otimo Site!! :)

    Preciso saber se eles perguntam a profissão ao fazer o check in e se a imigração tem acesso ao que eu respondi no check in da companhia aerea.

    Obrigada!!

    Reply

    • 4 de October de 2012 @ 9:24 Thiago Khoury

      Oi Paula, as perguntas não tem relação alguma. No check-in não é feita nenhuma pergunta pessoal.

      Reply

      • 5 de October de 2012 @ 7:55 Paula

        Obrigada Thiago por esclarecer minha duvida!! Eu estava achando que a companhia aérea perguntava a profissão.

        Reply

  8. 1 de September de 2012 @ 18:06 Eduardo

    Oi Thiago, mais uma vez, parabens, gostei muito do seu site.
    Fiz uma outra pergunta em outro post, neste aqui minha duvida e quanto aos formularios: eles estarao em ingles ou em portugues? embarco em Cumbica para destino final San Francisco, mas farei conexao no RJ, depois em Dallas, dai minha duvida. Muito obrigado, um abraco.

    Reply

    • 3 de September de 2012 @ 10:57 Thiago Khoury

      Olá Eduardo, os formulários serão em português.

      Reply

  9. 17 de August de 2012 @ 8:31 Patricia Salgado Costa

    Oi Thiago

    Me tire uma dúvida, qdo passar na imigração e perguntarem de onde sou o que respondo?
    Nasci em Angola, minha cidadania é portuguesa (passaporte é portugues) mas moro no Brasil a 37 anos…

    Tenho dúvida porque tive um problemão pra explicar essa situação no avião,indo para Buenos Aires, qdo fui preencher o formulário da imigração a aeromoça não entendia…

    Obrigada

    Reply

    • 20 de August de 2012 @ 15:35 Thiago Khoury

      Oi Patricia, realmente pode causar confusão, mas diga que é “angolana, mas possui cidadania portuguesa”, independente de onde você more.

      Reply

  10. 4 de July de 2012 @ 23:42 Lili

    Oi Thiago!

    Estou indo a NY com apartamento alugado por curta temporada, contrato assinado, sinal pago, tudo certinho.

    ocorre que acabo de descobrir que pelas leis de NY, esse tipo de aluguel é proibido desde o ano passado, embora todo mundo continue fazendo e proliferem sites de agências e pessoas que alugam seus apartamentos pra turistas, na internet, já que o preço é muito mais em conta que uma hospedagem em hotel.

    Quando preencher o formulário de entrada nos EUA irei colocar o endereço do apartamento. Mas agora estou extremamente preocupada com a possibilidade de virem a me pedir como é que vou estar naquele apartamento (se é um aluguel etc.) e eu ter que informar que se trata de um aluguel… Estou com medo de ter problemas na imigraçao e de ser deportada por causa disso! O que você acha? O que devo dizer, se me for perguntado o que existe no endereço que eu declarei ou se me pedirem pra comprovar minha estadia neste local??

    Sei que ir a NY em apto alugado é uma prática muito comum, mas ninguém soube me dizer o que falar na imigração… todos me dizem apenas “fica tranquila, eles não vão perguntar, nunca perguntam…”

    Agradeço a atenção e aguardo resposta!

    L.

    Reply

  11. 19 de April de 2012 @ 23:36 Danielle Oltramari

    Ola Thiago estou indo a NY e pretendo entrar nos EUA com passaporte italiano (inclusive ja tenho um carimbo de entrada em NY datado de 20/12/2008), li algo a respeito de uma isenção de visto para pessoas que tem passaporte pelo programa Visa Waiver, sabe me dizer algo sobre isso, quando fui não era necessário? Qto ao formulário de imigração no final, pede pais de cidadania, respondo o que? Brasil mesmo sendo passaporte italiano?

    Reply

  12. 16 de February de 2012 @ 14:24 Alessandra

    Ola Thiago. Vamos para Orlando em Outubro, eu meu marido e minhas duas filhas. Por opção nao tenho o sobrenome do meu marido, portanto o ultimo nome dele e das minhas meninas nao é o meu. Como fariamos, preencho 2 formularios ? So eu falo ingles, podemos passar os quatro juntos ? Grata

    Reply

  13. 27 de November de 2011 @ 0:48 Ignes

    Olá, Thiago!

    Estou indo fazer um curso de extensão numa universidade norte-americana no mês de janeiro.
    Ao perguntar sobre a necessidade de visto de estudante na instituição, me informaram que como meu estudo não será em tempo integral (somente 3 aulas por semana de 1 h cada), o visto de turismo já bastava.
    Você acha que devo explicar isso na Imigração ao chegar lá?
    Comprei minha passagem para o início de dezembro, para aprimorar o meu inglês antes das aulas começarem, com a volta depois do Carnaval, quando minhas férias acabam.
    Sou estudante de mestrado de Engenharia na UFRJ e bolsista do governo. Tenho uma poupança para gastar.

    Obrigada!

    Reply

  14. 23 de November de 2011 @ 22:45 Ana

    Estou voltando aos Eua,apos ter ficado 4 meses,dos 6 meses que me autorizaram.No porto de entrada,eles podem perguntar qto tempo fiquei da ultima vez que estive nos Eua,ou nao costumam fazer essa pergunta?Devo falar que fiquei os 4 meses?Eles checam essa informacao?

    Outra duvida,tanto faz eu abrir meu passaporte,la nos EUA na pagina do visto,como na pgina de identificacao?Nao entendi esse topico que voce postou em seu site..

    Obrigada por me responder!

    Reply

  15. 30 de October de 2011 @ 7:24 Rosana

    Oi Thiago, excelente suas dicas, mas olha o meu problema, vou para New York em 10 dias, uma amiga ofereceu para eu ficar na casa dela, mas não sei se terei tempo de receber a carta-convite a tempom tem outra forma de comprovar que fico na casa dela? ficarei apenas para o feriado de 15/11, é minha primeira viagem para EUA, e realmente estou morrendo de medo, muito obrigada pelas dicas
    Rosana

    Reply

    • 31 de October de 2011 @ 8:49 Thiago Khoury

      Olá Rosana, apenas com carta-convite mesmo!

      Reply

  16. 17 de October de 2011 @ 21:37 David Rodrigues

    Parabéns, sua ajuda e troca de experência ajudam bastante.
    obrigado!

    Reply

  17. 4 de October de 2011 @ 12:00 Nelson

    Amigos, passei 14 dias este ano nos EUAs, preenchi o bendito formulário, contudo niguém recolheu ele na volta… ou seja, estou de posse dele… No check in da American a atendente disse ” alguém recolherá isso la dentro”, mas niguém recolheu.
    E agora o que eu faço?? Estou irregula?? Como resolvo isso?

    Obrigado

    Reply

  18. 23 de September de 2011 @ 21:27 Alexandre

    Prezado Thiago,

    Parabens pela excelente, humilde e nobre iniciativa de trocar as suas experiências de vida/viagens com todos os brasileiros que visitam o seu site e que estão viajando para os EUA pela primeira vez (como é o meu caso que estarei embarcando na próxima semana para New York) a terem um pouco mais de tranquilidade e confiança na hora de encarar estas etapas tão temidas em solo americano pois sem dúvidas são uma verdadeira caixinha de surpresa.

    Um grande abraço e um sincero agradecimento pessoal, pois estou muito mais sossegado de que tudo correrá bem e que poderei ter umas ótimas férias.

    SUCESSO PRA VC!!!

    Reply

    • 26 de September de 2011 @ 9:21 Thiago Khoury

      Obrigado Alexandre, que bom que ajudou! :)

      Reply

  19. 18 de September de 2011 @ 12:58 Patricia

    Boa tarde, já tenho visto para EUA e esta será a primeira vez que vou para o territorio Americano, pretendo me hospedar na casa de uma amiga, que trabalha em uma multi-nacional e reside legalmente no pais. Posso ter problemas com isso? Ou o melhor mesmo é procurar hotel ou algo do tipo?

    Reply

  20. 6 de September de 2011 @ 10:35 Carlos

    Bom dia Thiago,

    Estou indo para Nova York com minha esposa, porém o nome dela no Passaporte e no visto é o nome de solteira. Quando ela for preencher o formulário, no campo ” Family name” ela irá colocar qual nomel? Nome de casada ou o de solteira?

    Abraços, site muito Bom!

    Reply

  21. 27 de August de 2011 @ 19:45 William

    Oi Thiago. Estou indo pra Miami, tenho passaporte Espanhol, já tirei e imprimi meu ESTA ( autorização ). Minha dúvida é , na hora de preencher a cidadania eu devo preenhcer Espanhola devido ao passaporte ? Ou brasileiro … ? É minha primeira viagem para o USA , utilizando o passaporte espanhol, to um pouco ancioso. Alguma dica extra ? Obrigado e parabéns pelo posts

    Reply

    • 29 de August de 2011 @ 9:37 Thiago Khoury

      Olá William, a cidadania continua a mesma, coloque Brasil.

      Reply

  22. 12 de August de 2011 @ 12:17 Stephanie

    Thiago, boa tarde. Tenho dupla cidadania e entrarei nos EUA com meu passaporte alemão e o ESTA. Fiquei com dúvia no momento do preenhimento pois tenho 2 nomes (não é nome composto) e no formulário consta “Do not include the middle name in this field (no campo fist name). Acabei preenchendo somente o primeiro nome. Entretanto no meu passaporte alemão conta como fist “names” os dois nomes. Será que tem algum problema? Obrigada pela atenção.

    Reply

    • 12 de August de 2011 @ 12:23 Thiago Khoury

      Não, qualquer coisa você se explica. Tudo é muito mais simples do que a gente espera. :)

      Reply

      • 12 de August de 2011 @ 12:25 Stephanie

        Tks!

        Reply

        • 16 de August de 2011 @ 12:13 Fernanda

          Boa tarde Thiago, meu nome é Fernanda e eu vou fazer intercambio no México, mas o meu voo chega em NY e depois eu sigo para San Diego onde minha familia mexicana vai me buscar no aeroporto. O que devo escrever na parte de hotel ou residencia? De qualque forma muito obrigada, as informaçoes do site me ajudaram muito!

          Reply

  23. 8 de August de 2011 @ 12:34 Luiz Otavio

    Thiago, bom dia! Estou indo pra New York com mjnha companheira. Nao somos casados no papel, so moramos juntos. Devemos preencher uma so ficha como familia ou cada um preenche uma? Se cada um fizer uma ficha, podemos pelo menos irmos juntos qdo o agente chamar?? Obrigado!!

    Reply

    • 8 de August de 2011 @ 21:14 Thiago Khoury

      Olá Luiz, cada um preenche uma ficha, mas podem passar juntos sim.

      Reply

  24. 1 de August de 2011 @ 14:58 João

    Thiago, vou de São Paulo para San Diego fazendo uma conexão em Dallas. Como preencher o formulário, colocando o nome do hotel onde ficarei em San Diego já que ficarei no aeroporto de Dallas por apenas 3 horas ? Obrigado

    Reply

  25. 7 de June de 2011 @ 17:50 Rafael

    Dica: Coloque o número de formulário (I-94) no título, pois só achei esse post quando estava procurando dicas da alfandega.

    Reply

  26. 25 de May de 2011 @ 15:50 Luciana

    olá, Thiago! Que sorte encontrar seu site!!! Preciso de ajuda! Meu companheiro ( vivemos juntos há 07 anos, sem ter casado) foi convidado por uma universidade americana para fazer mestrado. Eles estão oferecendo várias vantagens para a ida dele, pois realmente têm interesse na ida dele. Sua aplicação será em dez. 2011, para iniciar os estudos em 2012, início do ano escolar de lá. É claro que ele não terá problemas com visto, acredito, pois terá o convite da universidade, etc… O problema é comigo. Como não somos casados no civil, poderei, de alguma forma, ter o mesmo visto dele? Compramos juntos um apartamento aqui no Brasil há cerca de 06 anos, está em nome dos dois. Posso fazer uma declaração de união estável em cartório, mas teria validade? Se eu for para os EUA acompanhando ele com visto de turista, posso tentar dar um upgrade no visto para permanecer legalmente mais tempo? Agradeço, de coração, sua ajuda, abraço, Luciana.

    Reply

  27. 17 de March de 2011 @ 23:58 Diego

    Ola

    Percebi que no formulário o nome “Rio de Janeiro” bem como meu email e outras coisas não cabem no espaço.

    Quando isso acontecer, o que recomenda?

    Reply

    • 18 de March de 2011 @ 10:17 Thiago Khoury

      Não precisa preocupar Diego, só resumir, sair dos quadradinhos.

      Reply

  28. 24 de February de 2011 @ 14:50 Alessandro

    Olá Thiago, boa tarde.

    Estou indo para Miami (Brasilia-Miami). Chegando lá, pegarei outro voo para Republica Dominicana (outro voo de outra companhia aerea, com novo check-in, no mesmo dia de chegada em Miami). Após 6 dias, voltarei a Miami e ficarei lá durante 3 dias. Após isso, volto para o Brasil. Minha dúvida: Qual endereço de estada devo preencher no I-94 na primeira chegada a Miami? Como não vou ficar lá nessa primeira etapa, posso escrever “IN TRANSIT”? Na saida dos EUA para a Republica Dominicana, devo devolver o I-94? Muito obrigado!

    Reply

    • 24 de February de 2011 @ 20:28 Thiago Khoury

      Que pergunta complicada Alessandro! Bem, eu colocaria “in transit” e me explicaria para o agente de fronteira que com certeza pedirá explicações. Esteja com a próxima passagem em mãos e tudo dará certo.

      Sim, deve.

      Reply

  29. 21 de February de 2011 @ 16:11 Bruno

    Thiago, boa tarde!

    estou indo atraves de um VOO com escala em Bogotá, a forma de preencher continua a mesma? ou tenho que mencionar que passei pela Colombia? você sabe me informar se temos como conseguir o formulário ainda no Brasil para já ir preenchendo?

    abs.

    Reply

    • 21 de February de 2011 @ 21:15 Thiago Khoury

      Não precisa mencionar.

      “Durante o embarque na aeronave ou logo após o check-in você receberá dois importantes formulários…” + “Caso você cometa algum erro, a aeromoça provavelmente terá formulários extras a bordo”.

      Reply

  30. 22 de January de 2011 @ 7:19 Alvaro

    Thiago,

    Vou apenas pernoitar em um hotel em Miami e no dia seguinte ir para Orlando onde ficarei 8 dias. Mesmo que vá apenas pernoitar, devo colocar o endereço do hotel em Miami?

    Reply

  31. 7 de January de 2011 @ 11:17 Dayana

    Obrigada pelas dicas!!

    Reply

  32. 20 de November de 2010 @ 9:04 Sérgio

    Valeu, Thiago.

    Estou viajando p os EUA sozinho, arranhando no inglês e preocupado por não saber como preencher o “registro de entrada”. Grande alívio com seu tutorial.

    Parabéns pelo Rodei. Mto bom, mesmo!!!

    Reply

  33. 22 de July de 2010 @ 15:39 Ernane Trindade (MR)

    Seu SITE é de muita ajuda.

    Parabéns.

    Ernane

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.

Rodei Viagens 2010 - 2014. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!